sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Datafolha: 51% dos brasileiros apoiam prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro

 

Datafolha: 51% dos brasileiros apoiam prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro

Pesquisa Datafolha aponta que 51% dos brasileiros aprovam a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após descumprimento de medida cautelar. Outros 53% avaliam que o magistrado atua dentro da lei.

O levantamento foi realizado entre segunda (11) e terça-feira (12) com 2.002 pessoas acima de 16 anos em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Do total de entrevistados, 87% afirmaram ter conhecimento da prisão, mas apenas 30% disseram estar bem informados sobre o caso. Entre os ouvidos, 42% se posicionaram contra a medida, 4% não souberam opinar e 3% se mostraram indiferentes.

Sobre a atuação da Justiça, 43% consideram que Bolsonaro recebe tratamento mais rigoroso que outros políticos, 37% avaliam que é tratado de forma igual e 13% entendem que ele é tratado de forma mais branda. Entre jovens de 16 a 24 anos, o apoio à prisão chega a 60%. Já na região Sul, considerada um reduto de apoio ao ex-presidente, 51% classificam a medida como injusta.

No cenário internacional, Bolsonaro recebeu manifestações de apoio de figuras como o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que criticou Moraes e anunciou sanções econômicas ao Brasil. Apesar disso, a maioria dos brasileiros mantém respaldo às decisões do ministro.

Voz da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário