quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Prefeitura de Itabuna reafirma compromisso com Banco do Povo que completa 20 anos

 

“O Banco do Povo é uma instituição parceira do município ao favorecer o microcrédito e o ambiente de negócios na cidade de Itabuna, vocacionada para a indústria, comércio e serviços”. A declaração foi dada na manhã desta terça-feira, dia 30, pelo secretário de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, ao participar de Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores em celebração aos 20 anos de criação da Instituição Comunitária de Crédito Itabuna Solidária – Banco do Povo. 



Para Xavier, foi uma sessão onde a sociedade itabunense, por meio dos vereadores, reconheceu a importância da Organização Social de Interesse Público (Oscip), cuja missão é oferecer microcrédito produtivo e orientado para pequenos empreendedores como forma de contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e dinamização da economia. Ele lembrou que a instituição nasceu com aporte de R$ 150 mil da Prefeitura, em 2001.

Atualmente, o Banco do Povo gira R$ 35 milhões em microcrédito orientado, contando com a parceria com a Desenbahia e se destinam exclusivamente a financiar pequenos empreendimentos através das linhas de crédito para capital de giro e investimento fixo. Ao longo de sua história, atraiu cerca de sete mil empreendedores, gerando 20 mil contratos de créditos.

“Apesar dos resultados positivos, a ICC, representada pelo seu Conselho de Administração e Diretoria Executiva, entende que os resultados colhidos ainda são pequenos diante da grande demanda de pequenos negócios presentes nos municípios atendidos que esperam no acesso ao microcrédito produtivo e orientado a ocasião de ampliar e desenvolver os seus negócios, como também de melhorar as condições de vida das suas famílias”, discursou a diretora - executiva Ilana Queiroz.

Na Sessão Especial, cujo requerimento foi apresentado pelo vereador Israel Cardoso (PTC), o secretário Ricardo Xavier disse ainda que o Banco do Povo é muito importante para a dinamização da engrenagem econômica de cidade. “É uma instituição parceira que muito tem nos ajudado a gerar crédito para o MEI, pequeno e médio empresário, além de participar do Projeto Sicer nos Bairros, uma iniciativa da Prefeitura de aproximar os serviços financeiros de microcrédito a quem mais precisa”, afirmou.

Além da diretora-executiva, Ilana Queiroz também são dirigentes do  Banco do Povo: Vice Presidente do Conselho de Administração, Antônio Carlos Saadi, a Coordenadora Operacional, Cintia Fortaleza, o Gerente Adjunto do Sebrae/Bahia,  Michelangelo Lima, e a empreendedora e ciente do Banco do Povo, Jany de Almeida Ferreira. A instituição mantém sua sede na Avenida do Cinquentenário, 726, no centro da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário