sábado, 25 de abril de 2026

Plantão Central: Polícia Civil deflagra operação para desarticular um esquema de falsa identidade e crimes contra a honra praticados no ambiente virtual em Itabuna e Barro Preto

 


A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira ,24, a Operação “Gabinete Fantasma”, com o objetivo de desarticular um esquema de falsa identidade e crimes contra a honra praticados no ambiente virtual. 
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão , dois em Barro Preto e um em Itabuna. O investigado, um adolescente que mora em Barro Preto, que utilizava perfis falsos para simular mensagens de autoridades e cometer ataques ofensivos em grupos de discussão política . Ainda segundo a investigação, o investigado se apresentava nas redes sociais como desenvolvedor de inteligência artificial e especialista em investigações digitais, utilizando perfis falsos que simulavam autoridades, incluindo o nome de um prefeito da região. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão para rastrear a origem dos acessos e identificar o autor, utilizando técnicas de investigação telemática. 
As investigações tiveram início em dezembro de 2025, após a identificação de um perfil fraudulento na plataforma Telegram, que utilizava indevidamente o nome e a imagem do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner. O adolescente foi localizado e teve o aparelho celular apreendido, que será submetido à perícia do (DPT). Ele responderá por atos infracionais análogos aos crimes de difamação qualificada em rede social e falsa identidade. 
O procedimento será encaminhado à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), responsável pela adoção das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A ação é coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio de equipes da 6ª DTE/DENARC e da 6ª COORPIN/DEPIN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário