quarta-feira, 24 de junho de 2026

Ita Pedro 2026 Divulga a Grade Diária Completa

Considerado o Maior São Pedro do Brasil, o Ita Pedro 2026 já tem sua programação diária definida. A Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), divulgou o line-up oficial dos quatro dias de festa, que acontece de 25 a 28 de junho na Arena Zé Cachoeira. O evento promete ser o mais grandioso de todas as edições, somando mais de 50 horas de música, com mais de 12 horas de programação por noite, das 18h às 6h da manhã.

Ao todo, serão 39 apresentações que reúnem os maiores nomes do cenário musical nacional e talentos locais, garantindo horas de diversão para o público de toda região. Mais do que uma grande festa, a celebração traduz a essência do Sul da Bahia, unindo herança cultural e alegria, ao mesmo tempo em que fortalece a economia da região e atrai visitantes.

A estrutura na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso, está sendo planejada para receber os turistas e a população de Itabuna com conforto e segurança. Prepare-se para viver noites memoráveis, com ritmos marcantes, sabores regionais e uma energia única!

Confira a programação diária completa do Ita Pedro 2026:

Quinta-Feira (25/06)

Gusttavo Lima

Pablo

Dorgival Dantas

Iguinho e Lulinha

Yasmin Sensação

Mikael Santos

Diego e Arnaldo

Forró do Karoá

Marcinho, Poeta da Sanfona

Sexta-Feira (26/06)

Bruno & Marrone

Maiara & Maraísa

Alok

Thiago Aquino

Silfarley

Marcynho Sensação

Léo Estakazero

Seu Mastruz

Preta Vip

 Sábado (27/06)

O fim de semana começa com grandes fenômenos do sertanejo, piseiro e clássicos regionais:

Zé Neto & Cristiano

Milsinho Toque Dez

Tarcísio do Acordeon

André & Mauro

Waldonys

Donas do Bar

Kaio Oliveira

Lordão

Pedro Gabriel

Silvano & Carla (Essência Nordestina)

Domingo (28/06)

Natanzinho Lima

João Gomes

Nattan

Calcinha Preta

Netto Brito

Asas Livres

Danniel Vieira

Cris Mel

Cacau com Leite

Pipoco do Trovão 

Barro Preto: São João Raiz começou nesta terça-feira com Frank Aguiar e mais cinco atrações

 


O clima junino tomou conta de Barro Preto a partir desta terça-feira, 23 de junho, com a abertura oficial do São João Raiz 2026. A festa tradicional segue até quarta-feira, 24, e promete dois dias de muito forró, cultura e confraternização para moradores e visitantes. 
A programação do primeiro dia, 23 de junho, já está confirmada e reúne nomes de peso: Quadrilha do CRAS, Frank Aguiar, Papazoni, Guilherme Pina, Forrozão 100 Porteira e Xamego a Mais. Nos intervalos, a animação fica por conta do paredão.
Em convite oficial, a Prefeitura de Barro Preto, através do prefeito Juraci da Saúde, reforçou o espírito da festa.
"Nos dias 23 e 24 de junho, preparamos uma grande festa para celebrarmos juntos, com muito forró e calor humano. É tempo de confraternização e de valorizar as nossas raízes. Sinta-se em casa: traga sua família e venha viver a magia do São João em Barro Preto. Venha fazer parte dessa grande festa!", destacou o prefeito.
O São João Raiz de Barro Preto é realizado pela Prefeitura Municipal com apoio do Governo da Bahia, através do programa "Um Estado de Muita Alegria" e "São João da Bahia 2026". A expectativa é movimentar a cidade, valorizar a cultura nordestina e aquecer a economia local durante os festejos.
A entrada é gratuita e toda a população de Barro Preto e das cidades vizinhas está convidada.

ITABUNA - TUDO PRONTO PARA O IN9ICIO DO ITAPEDRO 2026

 

ITABUNA: GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA ENTREGAM NA QUINTA-FEIRA A NOVA FEIRA DO SÃO CAETANO

 

O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), e a Prefeitura de Itabuna entregam nesta quinta-feira, dia 25, às 15 horas, a nova feira do São Caetano. Com 4 mil metros quadrados de área construída, o equipamento terá um total de 208 boxes revestidos e individualizados, com quadros de energia elétrica na parte interna.

O anúncio foi confirmado nesta segunda-feira, dia 22, pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que determinou aos secretários municipais Sônia Fontes (Infraestrutura e Urbanismo), Rosivaldo Pinheiro (Relações Institucionais), Marcos Souza, Kiko (Desenvolvimento Econômico) e Roberto José da Silva (Segurança e Ordem Pública) que se reunissem com os feirantes no auditório do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), no Bairro São Caetano, para definição da abertura e funcionamento do novo equipamento.

“Foi um encontro bastante positivo, os feirantes estão animados e agradecidos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao prefeito Augusto Castro (PSD) pela entrega da obra. Aqui agendamentos com os comerciantes da feira que a partir da semana que vem vamos visitar o novo equipamento ‘in loco’ para fazer anotações e elaborar os Termos de Entrega dos 208 boxes”, comentou o titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) , Roberto José da Silva.

Ele explicou ainda que a Prefeitura de Itabuna está nas tratativas finais para a instalação de dois transformadores pela Neoenergia Coelba para ampliar e garantir a oferta de energia elétrica. “A partir da finalização desse procedimento, o equipamento estará apto para os feirantes iniciarem suas atividades”, comentou Silva.

O prefeito Augusto Castro já definiu que será gerente da nova feira do São Caetano o guarda-civil Ascendino Pinto Montenegro, coordenador do Grupo de Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), cuja base passará a funcionar naquele local.

Além disso, a Prefeitura abriu processo licitatório para a contratação das empresas que vão administrar a feira e a instalação de portas e grades de proteção dos boxes atendendo ao pedido dos feirantes e também determinou a contratação de uma equipe de limpeza e fiscalização interna.

Itabuna decreta “Ponto Facultativo” no dia 26 de junho

 

Por meio do Decreto nº 17.900, de 17 de junho, publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Itabuna decreta “Ponto Facultativo” no dia 26 de junho (sexta-feira) nos órgãos e setores da Administração Pública Municipal Direta, Indireta e Fundacional, Na data em que se comemora São João (de 24) será feriado como previsto no Decreto nº 16.670, de 16 de janeiro que instituiu o Calendário Administrativo de 2026. Com o Decreto agora publicado, o “Ponto Facultativo” não se aplica aos órgãos e setores administrativos municipais, cujos serviços, considerados essenciais, não podem sofrer interrupção: 


I - Unidade de Pronto Atendimento – UPA;

II - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU-192;

III - Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães – HBLEM - Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna – FASI.

As atividades desenvolvidas em regime de plantão deverão observar, no âmbito de suas unidades de lotação, o regime de escala ou plantão previamente definido pela autoridade administrativa competente, assegurando a continuidade e regularidade das atividades essenciais, em especial:

I – as casas de acolhimento e abrigamento de crianças, adolescentes, população em situação de rua e mulheres vítimas de violência, vinculadas à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Conselho Tutelar e pelo Serviço Especializado de Abordagem Social;

II – a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, vinculadas à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública; III – os servidores investidos no exercício de atividades típicas do poder de polícia administrativa, em especial os Auditores Fiscais, os Analistas Tributários, os Agentes de Fiscalização, os Técnicos em Saúde da Vigilância Sanitária e os Agentes de Trânsito.

Itabuna avança com obras da UBS Fátima II e alcança quase 25% de execução

 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue acompanhando o andamento das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fátima II, importante investimento que fortalecerá ainda mais o Departamento de Atenção Primária à Saúde no atendimento à população do bairro e áreas adjacentes. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, as obras e serviços estão sendo executadas pela empresa GMC Construções e Engenharia Ltda., e encontram-se com um avanço de aproximadamente de 25%. Ela lembra que a obra segue dentro do cronograma previsto, representando mais um passo para a ampliação e qualificação dos serviços de saúde ofertados à população.





“Esta nova unidade proporcionará um ambiente moderno, acessível e adequado para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo mais conforto, acolhimento e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com o fortalecimento da rede pública de saúde e a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta a secretária Lívia Mendes.



A nova UBS Fátima II contemplará vários ambientes, entre eles: salas de: atendimento individualizado/acolhimento, recepção, espera, vacinação, amamentação, educação em saúde bucal, farmácia, medicação, de curativo, aplicação de medicamentos, consultórios atendimento clínico e consultórios de ginecologia, odontologia e e-Multi.

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

 

O Pix por aproximação passou a contar com uma nova etapa de integração ao open finance desde segunda-feira (22). Agora, usuários podem autorizar o compartilhamento de dados como saldo e limite da conta para visualizar essas informações antes de concluir pagamentos por carteiras digitais.

Segundo o Banco Central, a funcionalidade, chamada de “jornada otimizada”, é opcional e depende de consentimento ativo do cliente. A medida busca reduzir falhas por falta de saldo e tornar o pagamento mais rápido.

Com a novidade, o consumidor poderá consultar, na própria tela, se há saldo ou limite suficiente para concluir a transação. A atualização também reúne, em uma única etapa, procedimentos que antes eram separados: o consentimento para compartilhar dados e a autorização para vincular a conta ao serviço de pagamento.

A mudança vale para o Pix por aproximação e para transferências automáticas entre contas do mesmo titular, chamadas de transferências inteligentes.

O Banco Central reforça que o compartilhamento não pode ser ativado automaticamente e pode ser cancelado a qualquer momento pelo usuário. A autoridade monetária também destaca que o open finance exige consentimento explícito, autenticação forte e participação apenas de instituições autorizadas.

A expectativa é que a nova funcionalidade reduza transações recusadas por saldo insuficiente e estimule novos modelos de pagamentos digitais no país. (Agência Brasil)

ENCONTRO DE AQUARELA MARCA ANIVERSÁRIO DE ILHÉUS

 

No próximo sábado (27), o Mercado de Artesanato recebe o encontro “Ilhéus em Arte”, iniciativa que reúne artistas, moradores e visitantes em uma programação gratuita dedicada à produção artística inspirada na cidade.

Promovido pela Um Brinde, em parceria com a Universal Papelaria e o Clube de Aquarela de Ilhéus, o evento convida o público a participar de uma experiência aberta de aquarela e a conhecer uma exposição de obras que retratam diferentes símbolos do município, da arquitetura histórica à cultura do cacau, passando pela vegetação, gastronomia e cenas do cotidiano.

A proposta acompanha um movimento observado em cidades turísticas e históricas: o fortalecimento da economia criativa como ferramenta para preservar a memória local e ampliar a conexão entre as pessoas e o território. Em vez de apenas registrar paisagens, os artistas transformam elementos da identidade ilheense em obras que circulam dentro e fora da cidade.

Além da atividade prática, o encontro busca discutir o papel da arte autoral na valorização dos destinos turísticos. Mais do que lembranças de viagem, ilustrações, objetos e produtos criativos ajudam a contar histórias, despertam pertencimento entre moradores e projetam a identidade cultural de Ilhéus para novos públicos.

Essa é justamente a proposta da Um Brinde, que vem desenvolvendo coleções inspiradas em referências locais em parceria com artistas como Rafael Pita, GocaMoreno e João Ricardo Design. As peças têm como ponto de partida elementos como a arquitetura, o cacau e outros ícones da cidade, reforçando o potencial da economia criativa como estratégia de promoção cultural.

Ao escolher celebrar o aniversário de Ilhéus por meio da arte, o encontro propõe um olhar sobre aquilo que permanece na memória coletiva e ajuda a construir a identidade da cidade.

SERVIÇO
Ilhéus em Arte

Data: 27 de junho de 2026

Horário: das 10h às 14h

Local: Mercado de Artesanato de Ilhéus

Entrada: gratuita, mediante inscrição prévia. Vagas limitadas.

Classificação: a partir de 14 anos

Informações: (73) 99940-3736 e (73) 98838-8089

Instagram: @umbrinde.ba

SÃO JOÃO DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS PREVÊ MOVIMENTAÇÃO DE R$ 100 MILHÕES EM NEGÓCIOS

 

Conhecida como a capital do Recôncavo baiano, Santo Antônio de Jesus tem no São João da Bahia um importante vetor econômico para o município. A festa, que conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), tem a expectativa de atrair cerca de 600 mil pessoas, em seis dias de programação. A movimentação econômica estimada gira em torno de R$ 100 milhões.

Com o tema “A tradição que pulsa no coração”, a festa reúne grandes nomes da música nordestina nacional e regional. Já subiram ao palco artistas como Maiara & Maraisa, João Gomes, Matheus & Kauan, Solange Almeida e Dorgival Dantas. Além dos shows, a cidade também oferece uma programação voltada à valorização das tradições juninas, com forró pé de serra na feira livre, arrastões juninos e feira de artesanato e de comidas.
“O São João não é apenas uma celebração cultural, mas um evento de grande relevância econômica, especialmente, para bares, restaurantes e hotéis. Nesse período, observamos um aumento de mais de 50% no faturamento. Assim, a festa não só promove a tradição local, como também impulsiona a economia. É um exemplo de como a união entre cultura e economia pode trazer benefícios expressivos para a comunidade”, disse o presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem e Alimentação da Microrregião de Santo Antônio de Jesus, Melentino Antônio Tedesco.
Entre os visitantes, Rafael Ramos, 40 anos, que veio de Salvador, elogiou a experiência junina. “Eu venho para o São João daqui todos os anos. Além de aproveitar a festa, também passeio pela cidade e faço compras no comércio local, porque percebo preços mais acessíveis em relação a outras cidades. A festa é maravilhosa, com atrações muito boas”.
Iremar da Silva, 61 anos, do Rio Grande do Norte, também revelou uma relação antiga com a cidade. “Frequento Santo Antônio de Jesus desde 1987. Não tenho parentes aqui, mas gosto muito da cidade. O que mais me agrada é a praça, a feira e o comércio em geral. Moro perto da praia, mas prefiro vir para cá e aproveitar a cidade”.
Durante a festa em Santo Antônio de Jesus, a Setur-BA realiza a Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo na Bahia, que acontece em mais 21 municípios que promovem festejos juninos, nas 13 zonas turísticas do estado.  O estudo levanta informações sobre o perfil do visitante e sua avaliação dos serviços oferecidos no destino.

ITABUNA: WAGNER FICA FORA, E ITAPEDRO VIRA PALCO PARA JERÔNIMO E RUI

 

Itabuna deve virar ponto de passagem da cúpula petista nesta semana.

O governador Jerônimo Rodrigues desembarca na cidade para inaugurar a nova feira do São Caetano ao lado do prefeito Augusto Castro. A agenda também deve incluir uma passagem pelo primeiro dia do Itapedro, evento que promete movimentar a cidade.

Quem também deve aparecer em Itabuna é Rui Costa. O ex-governador e ministro da Casa Civil tem previsão de chegar na sexta-feira e cumprir agenda política na cidade.

Já Jaques Wagner, que também era esperado na semana do Itapedro, pode suspender a visita. Depois da operação da Polícia Federal, o senador deve priorizar uma reunião considerada pesada com Lula, marcada para o dia 24.

Nos bastidores, a presença de Jerônimo e Rui em Itabuna é vista como mais um gesto de prestígio ao prefeito Augusto Castro, que segue como uma das principais apostas do PSD e da base governista no sul da Bahia.

Em ano pré-eleitoral, até festa junina vira termômetro político.

Suspeito de lavagem de dinheiro é preso com R$ 700 mil em espécie na Bahia

 

Um homem suspeito de lavagem de dinheiro foi preso em flagrante, nesta segunda-feira (22), na cidade de Porto Seguro, destino turístico no extremo sul da Bahia. A informação foi divulgada pela Polícia Federal (PF). Com o investigado, foram apreendidos R$ 700 mil em espécie. Uma foto divulgada pela corporação mostra o dinheiro separado em pacotes, por notas de R$ 100 e R$ 200.

Segundo a PF, a prisão é resultado de investigação em curso que apura a movimentação de recursos financeiros de origem não identificada, com indícios de ocultação e dissimulação de valores. O nome do suspeito não foi divulgado. A investigação aponta que o montante encontrado com o homem teria sido sacado pouco antes da abordagem e apresenta compatibilidade com operações financeiras atualmente sob apuração.

Após o flagrante, o suspeito foi conduzido para a delegacia da PF na cidade, onde foi autuado e segue à disposição da Justiça. Em nota, a corporação pontuou que as investigações terão continuidade para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer a origem e a destinação dos valores apreendidos. (g1)

Jovem “ponga”em carreta, cai e morre após ser atropelado por veículo no centro de Jaguaquara

 

Um jovem morreu vítima de um acidente na noite desta segunda-feira (22), na Rua Avelar, no Centro de Jaguaquara, município localizado no Vale do Jiquiriçá. A vítima identificada como Geovane, conhecida também pelo apelido de “Zoi de Jia”, teria se agarrado à traseira de uma carreta que seguia em direção à BR-420. Durante o percurso, ele teria perdido o equilíbrio, caído do veículo e sido atropelado.

Ainda conforme relatos, o motorista da carreta não parou após o acidente. Uma guarnição da 3ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar foi acionada para controlar o trânsito no local e preservar a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié, responsável pela realização da perícia. Morador do bairro São João Batista, Geovane enfrentava problemas de saúde mental e já possuía passagens pela polícia.

Horas após o ocorrido, imagens de câmeras de segurança começaram a circular nas redes sociais. As gravações mostram o momento em que o jovem sobe na carreta quando o veículo reduz a velocidade ao passar por um redutor. Em seguida, ele é atingido pela roda traseira do veículo, cai ao solo e, por pouco, não é atropelado por um automóvel que trafegava logo atrás. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. As circunstâncias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil. (Blog Marcos Frahm)

Deputado João Bacelar anuncia R$ 500 mil para pavimentação do Empata Viagem e entrega patrol em Maraú

 

— Crédito: Divulgação

A comunidade de Empata Viagem, na zona rural de Maraú, foi contemplada com importantes investimentos anunciados no último domingo pelo deputado federal João Bacelar, durante visita ao município ao lado do prefeito Dr. Ravan. O evento reuniu ainda o vice-prefeito Paulino Ribeiro, vereadores, secretários municipais e membros da administração municipal.

Entre os anúncios realizados, destaca-se a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para obras de pavimentação em Empata Viagem, atendendo a uma antiga demanda dos moradores da localidade. O investimento visa melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

— Crédito: Divulgação

Durante a agenda, também foi entregue uma patrol (motoniveladora), equipamento que será utilizado na recuperação e manutenção das estradas vicinais do município, beneficiando diversas comunidades rurais e facilitando o deslocamento de moradores e o escoamento da produção agrícola.

João Bacelar confirmou ainda recursos para a contratação do cantor Thiago Aquino, uma das atrações do tradicional São Pedro de Tremembé, fortalecendo os festejos culturais e o turismo local.

— Crédito: Divulgação

O prefeito Dr. Ravan destacou a importância da parceria com o parlamentar para a viabilização de investimentos que contribuem para o desenvolvimento de Maraú. A iniciativa conta ainda com o apoio do vereador Adailson, representante de Empata Viagem e o mais votado do município nas últimas eleições, com mais de 700 votos.

Os investimentos reforçam o compromisso da gestão municipal e dos representantes políticos com a melhoria da infraestrutura e o fortalecimento das comunidades rurais de Maraú.

terça-feira, 23 de junho de 2026

ITABUNA: GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA ENTREGAM NA QUINTA-FEIRA A NOVA FEIRA DO SÃO CAETANO

 

O Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), e a Prefeitura de Itabuna entregam nesta quinta-feira, dia 25, às 15 horas, a nova feira do São Caetano. Com 4 mil metros quadrados de área construída, o equipamento terá um total de 208 boxes revestidos e individualizados, com quadros de energia elétrica na parte interna.

O anúncio foi confirmado nesta segunda-feira, dia 22, pelo prefeito Augusto Castro (PSD) que determinou aos secretários municipais Sônia Fontes (Infraestrutura e Urbanismo), Rosivaldo Pinheiro (Relações Institucionais), Marcos Souza, Kiko (Desenvolvimento Econômico) e Roberto José da Silva (Segurança e Ordem Pública) que se reunissem com os feirantes no auditório do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológico (CIEBTEC), no Bairro São Caetano, para definição da abertura e funcionamento do novo equipamento.

“Foi um encontro bastante positivo, os feirantes estão animados e agradecidos ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) e ao prefeito Augusto Castro (PSD) pela entrega da obra. Aqui agendamentos com os comerciantes da feira que a partir da semana que vem vamos visitar o novo equipamento ‘in loco’ para fazer anotações e elaborar os Termos de Entrega dos 208 boxes”, comentou o titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP) , Roberto José da Silva.

Ele explicou ainda que a Prefeitura de Itabuna está nas tratativas finais para a instalação de dois transformadores pela Neoenergia Coelba para ampliar e garantir a oferta de energia elétrica. “A partir da finalização desse procedimento, o equipamento estará apto para os feirantes iniciarem suas atividades”, comentou Silva.

O prefeito Augusto Castro já definiu que será gerente da nova feira do São Caetano o guarda-civil Ascendino Pinto Montenegro, coordenador do Grupo de Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), cuja base passará a funcionar naquele local.

Além disso, a Prefeitura abriu processo licitatório para a contratação das empresas que vão administrar a feira e a instalação de portas e grades de proteção dos boxes atendendo ao pedido dos feirantes e também determinou a contratação de uma equipe de limpeza e fiscalização interna.

FICCO APREENDE R$ 700 MIL E PRENDE SUSPEITO DE LAVAGEM DE DINHEIRO EM PORTO SEGURO

 

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Porto Seguro (FICCO/PSO/BA) prendeu em flagrante, na segunda-feira (22), um homem suspeito de envolvimento com o crime de lavagem de dinheiro. Durante a ação, os agentes apreenderam aproximadamente R$ 700 mil em espécie.

De acordo com as investigações, o dinheiro teria sido sacado pouco antes da abordagem policial e apresenta compatibilidade com operações financeiras que estão sendo apuradas pelas autoridades.

O suspeito foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal em Porto Seguro, onde foi autuado em flagrante. As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos no esquema e esclarecer a origem e o destino dos valores apreendidos.

Profissionais da limpeza urbana e garis retomam serviços de coleta domiciliar de lixo em Itabuna

 

A coleta domiciliar de lixo doméstico em Itabuna foi retomada em 100% na manhã desta terça-feira, dia 23, pelas equipes de concessionária Biosanear com o suporte de sete caminhões-compactadores, depois da paralisação nacional de um dia. A informação foi dada pela coordenadora-geral Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação e outros no Estado da Bahia (SINDILIMP-BA), Ana Angélica Rabello Oliveira Santos.

A dirigente sindical se reuniu com sua base em Itabuna e negociou com a direção da concessionária Biosanear, tendo definido a suspensão da greve da categoria que participa da paralisação nacional dos garis e profissionais de limpeza urbana para pressionar o Senado Federal a votar o Projeto de Lei nº 4.146/2020, que institui um piso salarial nacional, aposentadoria especial e o reconhecimento de atividade insalubre.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Lázaro Alcântara, declarou que os profissionais sindicalizados ao SINDILIMP-BA se comprometeram a voltar ao serviço de coleta de resíduos nos três turnos (manhã, tarde e noite), tendo sido suspensa apenas a varrição, que voltará com força total na quinta-feira, dia 25.

Nesta quarta-feira, dia 24, São João, não haverá coleta de resíduos. Por isso, a orientação é que as pessoas guardem os sacos acondicionadores de lixo bem fechados dentro de casa e somente coloque na porta de casa horas antes da passagem do caminhão-compactador para que a cidade permaneça limpa e os resíduos longe da ação de animais.

Gongogi: Prefeitura distribui mais de 10 toneladas de alimentos pelo PAA

 

A Prefeitura de Gongogi realizou, nesta segunda-feira (22), mais uma etapa de distribuição de alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo a gestão municipal, mais de 10 toneladas de produtos foram entregues a famílias em situação de vulnerabilidade social.

A ação foi coordenada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e contemplou famílias cadastradas nos programas sociais do município. Os beneficiários receberam kits compostos por diversos alimentos, entre eles banana, mandioca/aipim, laranja, milho, tangerina, coco seco, alface e outras folhagens.

De acordo com o prefeito Adriano Mendonça (Avante), a distribuição do PAA reforça o compromisso da gestão com a segurança alimentar das famílias gongogienses, especialmente aquelas que mais precisam do apoio do poder público.

O gestor destacou ainda que o programa também contribui para o fortalecimento da agricultura familiar, uma vez que parte dos alimentos distribuídos é adquirida de produtores locais, movimentando a economia do município e garantindo comida de qualidade na mesa da população.

Ibirataia: Grandes nomes do cenário musical nacional marcam a segunda noite do São João Raiz 2026

A segunda noite do São João Raiz 2026, realizada no último dia 22 de junho, foi marcada por muita animação, forró e valorização da cultura nordestina em Ibirataia. A Praça Sete de Setembro voltou a receber um grande público, formado por moradores e visitantes de diversas cidades da região, que prestigiaram uma programação diversificada e repleta de talentos. O evento faz parte da programação oficial promovida pela Prefeitura Municipal de Ibirataia através da Secretária Municipal de Cultura e Turismo.

A festa teve início com a apresentação de Jhonatan Mota, que abriu a noite levando energia ao público, depois foi a vez do cantor Naldo reforçou a valorização dos artistas da terra, um dos compromissos assumidos pela gestão municipal para os festejos deste ano. Na sequência, Edgar Mão Branca trouxe o autêntico forró nordestino.

Frank Aguiar colocou o público para dançar com seu repertório de grandes sucessos, transformando a Praça Sete de Setembro em um verdadeiro arrasta-pé, seguido pelo cantor Batista Lima, que emocionou os presentes com sucessos românticos que marcaram gerações. A mistura de estilos agradou diferentes públicos e manteve a praça lotada durante toda a programação.

Encerrando a segunda noite em clima de festa, a banda Forrozão Fernandes subiu ao palco na madrugada e manteve o ritmo contagiante do São João Raiz. Com organização, segurança e uma programação que valoriza tanto artistas consagrados quanto talentos locais, o evento segue fortalecendo a tradição junina de Ibirataia e movimentando a economia do município durante o período festivo.