segunda-feira, 22 de junho de 2026

PMBA APREENDE ARMA DE FOGO E DROGAS EM ITABUNA

 

A Polícia Militar da Bahia informa que uma operação da Rondesp Sul, em cumprimento a um mandado de prisão, busca e apreensão domiciliar, resultou na apreensão de arma e droga na manhã de sábado (20), na rua D, bairro Parque Verde, município de Itabuna.

As guarnições deslocaram ao local acima descrito, onde foi realizado um cerco policial para a prisão do indivíduo. Durante a ação o mesmo tentou fugir entrando em uma região de mata densa, ocasião em que efetuou disparos de arma de fogo contra os militares, tornando necessário o revide à injusta agressão. Cessados os disparos, o suspeito foi encontrado ferido ao solo com uma pistola calibre .40, foi prestado socorro imediato a uma unidade de saúde da região, onde não resistiu aos ferimentos.

Sob posse do indivíduo foram encontrados uma pistola calibre .40, munições calibre .40 e droga. Todo o material foi apresentado à Delegacia Territorial de Itabuna, onde a ocorrência foi registrada.

PREFEITURA DE ITABUNA ALERTA QUE AVENIDA PRINCESA ISABEL SERÁ FECHADA A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA 22

 

A Prefeitura de Itabuna, através Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), alerta aos condutores de veículos automotores, aos pedestres e à população que, a partir de segunda-feira, dia 22, a Avenida Princesa Isabel será totalmente interditada para o tráfego de veículos devido à montagem da estrutura do Ita Pedro 2026, que será realizado na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso. A interdição deve permanecer até a próxima segunda-feira, dia 29.

Durante a interdição e a realização dos shows, agentes de trânsito estarão nas imediações da festa junina para garantir a segurança viária e esclarecer dúvidas, além de prestar todo o suporte aos condutores e pedestres visando um ordenamento do trânsito local. A montagem da estrutura faz parte da preparação para o evento, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho.

“Reforçaremos todo o entorno do circuito com os nossos agentes para garantir a segurança de todos. A intenção é que tenhamos um trânsito ordenado e com fluidez para a população. As alterações estarão sinalizadas e o acesso aos moradores assegurado. Em caso de dúvida, o cidadão pode acionar a Central da SETTRAN (073) 98165-8427, e também abordando algum de nossos agentes “, afirmou o secretário, Thales Silva.

Como rotas alternativas aos usuários da via são sugeridas algumas ruas do Banco Raso, no sentido Centro → São Caetano e a Avenida Roberto Santos, como principal na rota para acesso São Caetano → Centro. A SETTRAN pede atenção à sinalização provisória e recomenda que os condutores programem seus deslocamentos com antecedência para evitar congestionamentos.

Gasolina pode ficar mais barata: governo anuncia aumento da mistura de etanol para 32%

 

Gasolina pode ficar mais barata: governo anuncia aumento da mistura de etanol para 32%

A mistura obrigatória de etanol na gasolina deve subir de 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira (24). O anúncio foi feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que informou que a proposta será submetida à aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Segundo o governo federal, a mudança tem como objetivo reduzir o preço da gasolina para o consumidor final, além de diminuir a emissão de poluentes e fortalecer a cadeia de produção de biocombustíveis no país.

A expectativa é de que o aumento da participação do etanol na composição do combustível elimine a necessidade de importação de cerca de 500 milhões de litros de gasolina por mês, o que tornaria o Brasil autossuficiente no abastecimento.

A medida faz parte da política de incentivo aos combustíveis renováveis prevista na Lei do Combustível do Futuro. Em 2025, o percentual de etanol na gasolina já havia sido elevado de 27,5% para 30%.

O governo também destaca o avanço da produção de etanol de milho, principalmente na região Centro-Oeste. Mato Grosso lidera o setor e responde por cerca de 70% da oferta nacional do combustível.

Operação conjunta prende suspeitos e recupera veículo em Macaraní

 

Operação conjunta prende suspeitos e recupera veículo em Macaraní

Por volta das 11h30 deste domingo, 21 de junho, a equipe da 8ª CIPM de Macaraní recebeu a informação de que um caminhão havia sido roubado na BR-101, na zona rural de Eunápolis, e que o veículo estaria circulando pela cidade de Bandeira/MG, em direção a Macaraní. Imediatamente, os policiais seguiram pela rodovia BA-683, sentido Minas Gerais, localizando o caminhão no quilômetro cinco. Atrás dele, também foi avistado um automóvel modelo Pálio.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, resultando na recuperação do caminhão roubado, na apreensão do segundo veículo e na prisão de dois homens. Os veículos foram encaminhados à Delegacia Territorial de Itapetinga, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

O comércio clandestino de carros e motos roubados financia organizações criminosas. A recuperação gera perdas financeiras para esses grupos.

Para quem sofreu o crime, recuperar o veículo representa não apenas o retorno de um bem material, mas também a restauração da confiança na justiça. Muitos relatam alívio e gratidão ao receber o carro de volta.

Ipiaú: Colisão frontal entre carro e picape é registrada na estrada da Fazenda do Povo

 

Quem passou pela estrada que liga Ipiaú à Fazenda do Povo, no início da manhã deste domingo (21), se deparou com sinais de um acidente envolvendo dois veículos. Um Fiat Strada permaneceu sobre a pista, enquanto um Volkswagen Gol foi parar no acostamento após a colisão. Uma imagem enviada ao Giro indica que o impacto foi frontal. Apesar da gravidade aparente do acidente, até a publicação desta matéria não havia informações confirmadas sobre feridos.

De acordo com relatos de moradores e pessoas que passaram pelo local, a colisão provavelmente ocorreu durante a madrugada deste domingo. As circunstâncias do acidente ainda são desconhecidas. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) chegou a ser acionada por populares. No entanto, quando a equipe chegou ao trecho, os veículos já haviam sido removidos e não estavam mais no local. (Giro em Ipiaú)

Governo sanciona nova lei garante condições especiais de promoção para policiais e bombeiros militares da Bahia

 

Governo sanciona nova lei garante condições especiais de promoção para policiais e bombeiros militares da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou uma lei que altera as regras de promoção para policiais e bombeiros militares do estado. Aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a sanção da Lei 15.172 de Promoção por Condições Especiais das carreiras militares estaduais foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20).

A lei altera regras da carreira dos policiais e bombeiros militares e amplia mecanismos de valorização profissional, com vagas garantidas e promoções acontecendo uma vez ao ano, garantindo fluidez na carreira e ascensão funcional.

“Essa é mais uma ação de valorização por parte do Governo do Estado, fortalecendo o trabalho dos nossos policiais e bombeiros militares. A gente trabalha garantindo segurança pública para a população e dignidade para os profissionais”, afirmou Jerônimo.

A nova lei prevê a redução do tempo máximo de permanência na penúltima e na última patentes dos oficiais militares. Tenente-coronel vai reduzir de 9 para 7 anos e coronel de 6 para 5 anos. Dentre as mudanças, também houve atualização das regras para reserva remunerada. São 810 vagas distribuídas em diferentes patentes, e serão processadas pela Comissão de Promoções.

Os critérios para classificação são: antiguidade no posto ou graduação; tempo de serviço militar estadual; e idade. Não poderão participar militares respondendo Processo Administrativo Disciplinar; presos ou submetidos a processo criminal sem trânsito em julgado; licenciados para tratar de interesse particular; e ainda aqueles que estejam cumprindo sanção administrativa de suspensão de cargo, função, posto, graduação ou a penas impeditivas.

Fonte: Bahia Noticias-Foto: Thuane Maria/ GOVBA

PRF identifica problemas em 97% das ambulâncias fiscalizadas em ação no sul da Bahia

A Polícia Rodoviária Federal intensificou a fiscalização de ambulâncias no sul da Bahia. Durante a operação desta semana, os agentes verificaram documentos, licenciamento, estado de conservação dos pneus, equipamentos obrigatórios e a categoria da Carteira Nacional de Habilitação dos motoristas.

O resultado chamou a atenção: 97% das ambulâncias abordadas apresentavam algum tipo de irregularidade. Entre os principais problemas encontrados estavam licenciamento vencido, pneus em condições inadequadas de uso, motoristas sem habilitação e condutores com categoria incompatível para dirigir esse tipo de veículo. As irregularidades comprometem a segurança dos pacientes transportados e dos demais usuários das rodovias.

Segundo a PRF, a fiscalização tem caráter preventivo e repressivo. O objetivo é evitar acidentes, preservar vidas e garantir que o atendimento de emergência seja realizado dentro das normas de trânsito, com veículos em condições adequadas e profissionais legalmente habilitados. Segurança no transporte também faz parte do cuidado prestado aos pacientes. (Pimenta)

Médicos terão de atingir nota mínima em exame para ter registro

 

Os estudantes que concluírem o curso de medicina precisarão alcançar desempenho mínimo no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) para solicitar inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), documento obrigatório para exercer legalmente a profissão no Brasil. As informações são da Agência Brasil.

A exigência foi estabelecida em medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (19), em Divinópolis, Minas Gerais. A norma entra em vigor imediatamente, mas, segundo o Ministério da Educação (MEC), a cobrança do resultado no exame valerá apenas para estudantes que ingressarem na graduação em medicina após a publicação da medida no Diário Oficial da União.

O Enamed passará a funcionar como instrumento nacional de avaliação da formação médica, com o objetivo de verificar as competências dos futuros profissionais e acompanhar a qualidade dos cursos oferecidos por instituições públicas e privadas.

De acordo com o presidente do Inep, Manuel Palacios, a medida permitirá um controle mais rigoroso sobre a formação médica no país. Ele destacou que o exame também poderá auxiliar os estudantes na escolha das instituições de ensino e garantir à população atendimento prestado por profissionais avaliados por meio de uma prova de proficiência.

Com a mudança, o governo busca elevar o padrão da formação médica e fortalecer os mecanismos de acompanhamento da qualidade do ensino superior na área da saúde. (Ubatã Notícias)

Mãe e filha adolescente são assassinadas a tiros dentro de casa

 

Um duplo homicídio registrado na madrugada deste sábado (20) chocou moradores do município de Timbaúba, interior de Pernambuco. Uma mulher de 30 anos e a filha adolescente, de 13, foram encontradas mortas dentro da própria residência após uma invasão durante a madrugada.

As vítimas foram identificadas como Jaqueline Euclides da Silva e Emilly Victoria da Silva, conhecida como “Vick”, segundo informação do portal Agora Nordeste.

De acordo com a Polícia Militar, moradores relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo por volta de 1h30. Com medo da situação, ninguém deixou as casas naquele momento. Somente ao amanhecer os vizinhos perceberam sinais de arrombamento no portão do imóvel e acionaram a polícia.

Ao chegarem ao local, os agentes encontraram mãe e filha já sem vida em um dos quartos da casa, ambas com várias marcas de tiros. Durante a perícia, foram recolhidas cápsulas de munição deflagradas tanto no interior da residência quanto na área externa.

Segundo a polícia, Jaqueline não tinha antecedentes criminais nem envolvimento com atividades ilícitas.   O local foi isolado para o trabalho da perícia do Instituto de Criminalística (IC), e os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

A Polícia Civil abriu inquérito e segue investigando o caso para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime. (Correio 24h)

domingo, 21 de junho de 2026

DATAFOLHA: LULA TEM 41% E FLÁVIO BOLSONARO, 31%, DAS INTENÇÕES DE VOTO NO 1º TURNO

 

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) mostra o presidente Lula (PT) com 41% das intenções de voto e o senador Flávio Bolsonaro (PL) com 31% em cenário testado para o 1º turno das eleições presidenciais de 2026.

Segundo o instituto, Lula manteve a vantagem de 10 pontos percentuais sobre o senador. No levantamento anterior, divulgado em 22 de maio, o petista tinha 40% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparecia com 31%.

A pesquisa foi realizada após a revelação das conversas entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. As mensagens foram divulgadas pelo site The Intercept Brasil. Segundo a reportagem, o senador pediu apoio financeiro a Vorcaro para a produção de um filme sobre a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Foram entrevistadas 2.004 pessoas em 139 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

Veja os números:

Lula (PT): 41%

Flávio Bolsonaro (PL): 31%

Ronaldo Caiado (PSD): 3%

Renan Santos (Missão): 3%

Romeu Zema (Novo): 2%

Aécio Neves (PSDB): 2%

Samara Martins (UP): 2%

Augusto Cury (Avante): 2%

Joaquim Barbosa (DC): 1%

Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%

Rui Costa Pimenta (PCO): 1%

Hertz Dias (PSTU): 0%

Edmilson Costa (PCB): 0%

Brancos e nulos somam 7%, e 4% disseram não saber em quem votar.

A pesquisa também mediu a rejeição aos possíveis candidatos à Presidência. Segundo o levantamento, Flávio Bolsonaro e Lula são os nomes mais rejeitados pelos eleitores.

Ao todo, 48% dos entrevistados afirmaram que não votariam “de jeito nenhum” em Flávio Bolsonaro, enquanto 46% disseram o mesmo sobre Lula. Considerando a margem de erro, os dois aparecem tecnicamente empatados no indicador.

Aécio Neves aparece em seguida, com 23% de rejeição. Depois vêm Romeu Zema, com 17%, e Ronaldo Caiado, com 14%.

Veja os números:

Flávio Bolsonaro (PL): 48%

Lula (PT): 46%

Aécio Neves (PSDB): 23%

Romeu Zema (Novo): 17%

Ronaldo Caiado (PSD): 14%

Informações do Política Livre.

Barro Preto: Prefeitura conclui iluminação e reforça segurança na entrada da cidade

 


A Prefeitura de Barro Preto concluiu neste sábado, 20, a instalação da nova iluminação na entrada do município. A medida aumenta a visibilidade para motoristas e pedestres e reforça a segurança no principal acesso à cidade.
Segundo o chefe de iluminação pública, Leomy Monteiro, conhecido como Índio, responsável pelo setor elétrico, toda a reposição das lâmpadas já foi finalizada. “Concluímos o serviço de reposição na entrada da cidade. O objetivo é dar mais segurança para quem passa pelo local, principalmente à noite”, destacou.
O prefeito Juraci da Saúde explicou que a troca só foi necessária após um problema no lote anterior. “Compramos um lote com 47 unidades. Com 8 meses de uso, começaram a queimar. Como ainda estava na garantia, comunicamos o fornecedor. Ele confirmou a falha no lote, recolheu as lâmpadas antigas e enviou um novo lote sem custo. O município foi ressarcido”, afirmou o gestor.
Com a nova iluminação em funcionamento, a gestão municipal informou que seguirá com o monitoramento da rede elétrica e manutenções preventivas para evitar novas falhas.

PARALISAÇÃO NACIONAL SUSPENDE COLETA DE LIXO EM ILHÉUS

 

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), informa à população que os serviços de coleta de resíduos sólidos sofrerão alteração na próxima segunda-feira (22), em razão da adesão dos trabalhadores da limpeza urbana à paralisação nacional convocada pelo sindicato da categoria.

A mobilização ocorre em apoio à tramitação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas, que trata da regulamentação e ampliação dos direitos dos profissionais da limpeza urbana em todo o país.

A Prefeitura solicita a colaboração da comunidade e orienta os moradores a não colocarem lixo nas ruas na segunda-feira, evitando o acúmulo de resíduos em vias públicas e possíveis transtornos à população.

A gestão municipal agradece a compreensão de todos e reforça que a medida ocorre em função de uma mobilização nacional da categoria.

JEQUIÉ: ZÉ COCÁ COBRA DE RUI COSTA OBRA DE DUPLICAÇÃO DO ANEL VIÁRIO DE JEQUIÉ

 

Candidato a vice-governador da Bahia na chapa de ACM Neto (União), o ex-prefeito de Jequié Zé Cocá (PP) cobrou do ex-ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) a obra de duplicação do anel viário do município.  

No último dia 20 de março, numa visita a Jequié, Rui afirmou que estava assinando a ordem de serviço para a intervenção e que máquinas já ocupavam a pista. Zé Cocá mostrou nas redes sociais que, até agora, nada aconteceu.  

“Como você vê, não tem máquina nenhuma aqui. Tem é muito buraco. Essa é mais uma das promessas do governo que não foram cumpridas”, disse Zé Cocá no vídeo.  

O ex-prefeito lembrou que a obra é importante porque faz a ligação das BRs 116 e 330, chegando à 101 e ligando vários municípios. “Espero que depois de nossa cobrança as máquinas prometidas pelo ex-ministro realmente cheguem de fato aqui”, concluiu Zé Cocá. 

Médico psiquiatra morre em grave acidente na BR-420; profissional atendia em Ipiaú e cidades da região

 

Foto: Redes Sociais

O médico psiquiatra Ângelo Bonfim morreu em um grave acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (19), na BR-420, entre os municípios de Santa Inês e Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá. O profissional era bastante conhecido em Jequié, Ipiaú e em diversas cidades da região, onde atuava na área da saúde mental.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 8h40, no km 309 da rodovia. Ângelo conduzia um veículo Jeep Renegade vermelho que colidiu frontalmente com um caminhão. As causas da batida ainda serão investigadas pelas autoridades.

No carro também estava o irmão do médico, que ficou ferido e foi socorrido por equipes de emergência. O estado de saúde dele não foi divulgado.

Com o impacto da colisão, a BR-420 ficou totalmente interditada por cerca de duas horas. O tráfego foi parcialmente liberado por volta das 10h. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus foi acionado para realizar a perícia e a remoção do corpo.

Servidor do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, Ângelo Bonfim também prestava atendimento em unidades de saúde de diversos municípios do Vale do Jiquiriçá. Muito querido por pacientes e colegas de profissão, ele era reconhecido pela dedicação ao cuidado com a saúde mental da população.

Em nota, o Hospital Prado Valadares lamentou a morte do profissional e manifestou solidariedade aos familiares e amigos. O médico deixa esposa e uma filha. A notícia da morte de Ângelo Bonfim provocou grande comoção em toda a região, onde ele construiu uma trajetória marcada pelo compromisso, profissionalismo e atenção aos pacientes. (Com informações do Blog Marcos Frahm)

Motorista de Aurelino Leal morre em grave acidente na BR-101; esposa enfermeira está internada em estado grave

 

Salvador Canoeiro morreu e sua esposa permanece internada.

Um grave acidente envolvendo uma ambulância e um carro de passeio deixou dois mortos e cinco feridos na manhã desta quinta-feira (18), na BR-101, entre os municípios de Itabuna e Itajuípe. Entre as vítimas está o morador de Aurelino Leal, Manoel Salvador Ferreira Cruz, de 48 anos, conhecido popularmente como “Salvador Canoeiro”. Salvador trabalhava atualmente como motorista de carreta da empresa Jolivam e era bastante conhecido em Aurelino Leal. Ele viajava em um Fiat Palio prata ao lado da esposa, Patrícia, enfermeira do Hospital Municipal de Aurelino Leal, quando o veículo colidiu frontalmente com uma ambulância do município de Almadina.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois veículos trafegavam em sentidos opostos quando ocorreu a colisão. Com o forte impacto, a ambulância foi arremessada para o acostamento da rodovia, enquanto o carro saiu da pista e tombou às margens da estrada. Salvador ficou preso às ferragens e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos durante o deslocamento para uma unidade hospitalar. Já sua esposa sofreu ferimentos graves e foi encaminhada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, onde permanece internada. A segunda vítima fatal foi identificada como José Santos de Jesus, de 63 anos, que viajava como paciente na ambulância.

Ele também chegou a ser socorrido, mas morreu após dar entrada na unidade hospitalar. A ambulância retornava para Almadina após levar pacientes para atendimento médico em Itabuna. No veículo estavam o motorista, dois pacientes e dois acompanhantes. O condutor da ambulância sofreu ferimentos e foi encaminhado para um hospital em Itajuípe. As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. Em nota, a Prefeitura de Almadina lamentou profundamente o ocorrido e prestou solidariedade às famílias das vítimas. A notícia da morte de Salvador Canoeiro causou grande comoção em Aurelino Leal, onde ele era bastante conhecido e querido pela comunidade. 

sábado, 20 de junho de 2026

Itabuna alerta que Avenida Princesa Isabel será fechada a partir de 2ª -feira

 

A Prefeitura de Itabuna, através Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), alerta aos condutores de veículos automotores, aos pedestres e à população que, a partir de segunda-feira, dia 22, a Avenida Princesa Isabel será totalmente interditada para o tráfego de veículos devido à montagem da estrutura do Ita Pedro 2026, que será realizado na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso. A interdição deve permanecer até a próxima segunda-feira, dia 29. Durante a interdição e a realização dos shows, agentes de trânsito estarão nas imediações da festa junina para garantir a segurança viária e esclarecer dúvidas, além de prestar todo o suporte aos condutores e pedestres 



visando um ordenamento do trânsito local. A montagem da estrutura faz parte da preparação para o evento, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho.

“Reforçaremos todo o entorno do circuito com os nossos agentes para garantir a segurança de todos. A intenção é que tenhamos um trânsito ordenado e com fluidez para a população. As alterações estarão sinalizadas e o acesso aos moradores assegurado. Em caso de dúvida, o cidadão pode acionar a Central da SETTRAN (073) 98165-8427, e também abordando algum de nossos agentes ", afirmou o secretário, Thales Silva.

Como rotas alternativas aos usuários da via são sugeridas algumas ruas do Banco Raso, no sentido Centro → São Caetano e a Avenida Roberto Santos, como principal na rota para acesso São Caetano → Centro. A SETTRAN pede atenção à sinalização provisória e recomenda que os condutores programem seus deslocamentos com antecedência para evitar congestionamentos.

Itororó: Homem com mandado de prisão por pensão alimentícia é preso por reconhecimento facial durante o Festsol 2026

 

.

Homem com mandado de prisão por pensão alimentícia é preso por reconhecimento facial durante o Festsol 2026 em Itororó

Um homem de 41 anos, identificado pelas iniciais R.S.F., foi preso na noite desta sexta-feira (19), durante os festejos do Festsol 2026, em Itororó. A captura ocorreu após o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) identificar o homem e apontar a existência de um mandado de prisão em aberto por pensão alimentícia. A partir do alerta emitido pelo sistema, equipes de segurança realizaram a abordagem e conduziram o homem à Delegacia Territorial de Itororó, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

A tecnologia que cruza as imagens captadas por câmeras inteligentes com o Banco Nacional de Mandados de Prisão. Quando há compatibilidade entre o rosto identificado e uma pessoa procurada pela Justiça, um alerta é enviado imediatamente aos agentes de segurança, permitindo uma atuação rápida e precisa. O homem permaneceu à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da ordem judicial.

A ocorrência reforça o alto nível de organização e segurança do Festsol 2026, que conta com um robusto esquema de monitoramento para garantir a tranquilidade de moradores e visitantes. O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA está presente no município graças à parceria entre a Prefeitura de Itororó e a Portela Produções, fortalecendo as ações preventivas e a atuação das forças de segurança. 

Informações do Blog Itororó Já 

Prefeitura de Itabuna inicia a reestruturação viária e muda trânsito da Av. Aziz Maron para N. Ponte

 

Na manhã de sexta-feira, dia 19, a Prefeitura de Itabuna, por meio de uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), coordenada pela secretária Sônia Fontes, iniciou o projeto de reestruturação viária na região do Espaço Cultural Josué Brandão, onde funciona a Câmara Municipal de Vereadores, para adaptar a Avenida Mário Padre ao novo fluxo que será gerado pela nova ponte que liga a Avenida Amélia Amado ao bairro Conceição. As principais intervenções incluem a criação de uma rotatória no quarteirão em frente a Câmara de Vereadores para facilitar retornos e, dessa forma, evitando a concentração de tráfego na Praça Pastor Hélio Lourenço e a otimização dos acessos locais ao viaduto e ao complexo viário da Avenida Princesa Isabel, no Banco Raso.





O projeto envolve ajustes na topografia, realocação de postes, reorganização das vagas no estacionamento da Câmara Municipal. “Com o novo desenho e a colocação de meios-fios, vamos diminuir um pouco a área, mas em compensação a Câmara ganhou um estacionamento que estava praticamente perdido antes da recuperação da Orla Beira-Rio”, disse a secretária.



O espaço do anexo da Passarela Carlos Alves Oliveira passará a substituir as vagas do estacionamento, enquanto a guarita será única para o estacionamento da Câmara, o que vai possibilitar um melhor controle do equipamento. A partir dessa etapa, o cronograma de execução do projeto passará para o processo de pavimentação.



 Além das melhorias na drenagem e repavimentação dos passeios existentes, a etapa seguinte terá foco na urbanização dos canteiros centrais e criação de novos canteiros, paisagismo e reforma das calçadas. Todos esses serviços serão executados a partir da próxima semana.

Itabuna decreta “Ponto Facultativo” no dia 26 de junho

 

Por meio do Decreto nº 17.900, de 17 de junho, publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Itabuna decreta “Ponto Facultativo” no dia 26 de junho (sexta-feira) nos órgãos e setores da Administração Pública Municipal Direta, Indireta e Fundacional, Na data em que se comemora São João (de 24) será feriado como previsto no Decreto nº 16.670, de 16 de janeiro que instituiu o Calendário Administrativo de 2026. Com o Decreto agora publicado, o “Ponto Facultativo” não se aplica aos órgãos e setores administrativos municipais, cujos serviços, considerados essenciais, não podem sofrer interrupção: 


I - Unidade de Pronto Atendimento – UPA;

II - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU-192;

III - Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães – HBLEM - Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna – FASI.

As atividades desenvolvidas em regime de plantão deverão observar, no âmbito de suas unidades de lotação, o regime de escala ou plantão previamente definido pela autoridade administrativa competente, assegurando a continuidade e regularidade das atividades essenciais, em especial:

I – as casas de acolhimento e abrigamento de crianças, adolescentes, população em situação de rua e mulheres vítimas de violência, vinculadas à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Conselho Tutelar e pelo Serviço Especializado de Abordagem Social;

II – a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, vinculadas à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública; III – os servidores investidos no exercício de atividades típicas do poder de polícia administrativa, em especial os Auditores Fiscais, os Analistas Tributários, os Agentes de Fiscalização, os Técnicos em Saúde da Vigilância Sanitária e os Agentes de Trânsito.

POLÍCIA CIVIL DA BAHIA RECEBE PRIMEIRO HELICÓPTERO PRÓPRIO PARA REFORÇAR COMBATE AO CRIME

 

A Polícia Civil da Bahia passou a contar, nesta sexta-feira (19), com sua primeira aeronave própria. O helicóptero Airbus H125, batizado de “Polícia 01”, foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues durante cerimônia em Salvador e passa a integrar a estrutura operacional da corporação.

O equipamento recebeu investimento de R$ 33,85 milhões e será utilizado em operações policiais, ações de inteligência, transporte aeromédico, buscas e salvamentos, além do deslocamento de equipes especializadas para diferentes regiões do estado.

Segundo o delegado-geral André Viana, a aeronave amplia a capacidade de resposta da instituição, fortalece o combate ao crime organizado e permite maior presença da Polícia Civil em áreas remotas.

A entrega consolida o projeto do Serviço Aeropolicial (SAER), criado em 2023 e vinculado à Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE). O helicóptero também poderá atuar em missões humanitárias, transporte de órgãos para transplante e apoio em situações de emergência.

Reconhecido internacionalmente pela versatilidade e confiabilidade, o Airbus H125 é amplamente utilizado por forças de segurança e resgate, colocando a Polícia Civil da Bahia em um novo patamar de modernização e eficiência operacional.