sábado, 27 de junho de 2026

ITAPEDRO 2026


O AMIGO ADVOGADO TIAGO LEAL DESEJA A TODOS UM FELIA ITAPEDRO 2026

 

LOK SAN BANHEIROS QUIMICOS DE ITABUNA PARA TODA BAHIA

 

EM ITABUNA PARA TODA A BAHIA TEM  ( LOK SAN,. SOLUÇÃOES ECOLÓGICAS ) 

                                         (73) 9 8868 - 0000

Abertura do Ita Pedro 2026- Gusttavo Lima canta no topo de guindaste, enquanto Pablo traz o romantismo do arrocha

 

Foi simplesmente encantadora a noite de abertura do Ita Pedro 2026 - Maior São Pedro do Brasil, promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), em parceria com os Governos Estadual e Federal, além de empresas parceiras. A chuva intermitente e o clima de inverno não tiraram a alegria, o entusiasmo e a disposição do público em se divertir com forró e outros ritmos. Na abertura, se apresentou o forrozeiro Marcinho Poeta da Sanfona, com homenagens a Luiz Gonzaga, enquanto Yasmim Sensação fechou a noitada com um repertório de canções românticas , cerca de 12 horas depois, já na alvorada, Pela programação, também se apresentaram Diego e Arnaldo, Forró do Karoá, Dorgival Dantas, Gusttavo Lima, Mikael Santos, Iguinho e Lulina e Pablo.

           





Dois momentos merecem destaques. O primeiro a performance de Gusttavo Lima que, além dos seus sucessos, cantor no topo de um guindaste colocado em frente ao palco de onde a cerca der seis metros de altura teve uma boa ideia da multidão que foi a Arena Zé Cachoeira para cantar e dançar com ele. 

Outro, o coral de vozes masculinas e femininas que acompanhou os principais sucessos do cantor Pablo que presenteou seu público com canções românticas, arrocha e um repertório bastante variado.



Também merece destaque a mais nova indumentária de parte do público para enfrentar a chuva intermitente na madrugada e o frio: uma capinha plástica que começou sendo vendida a R$ 5. e quanto mais a chuva apertou foi subindo de preço e na madrugada chegou aos estratosféricos R$ 15 para a alegria de vendedores ambulantes que eram disputados no grito.. Mas, no final, a maioria do público preferiu mesmo curtir suas canções favoritas sob a chuva, dançando agarradinho ou mesmo sozinho.










Nova Feira do S. Caetano em Itabuna, é Entregue pelo Prefeito e Demais Autoridades do Estado

 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia e a Prefeitura de Itabuna, entregam nova feira do São Caetano na tarde desta quinta-feira, dia 25. Na solenidade, o titular da SEDUR - BA, Joaquim Belarmino Cardoso Neto, representou o governador Jerônimo Rodrigues que cumpriu agenda em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que tornou-se simbolicamente a capital da Bahia para homenagear a importância histórica do município na Independência do Brasil. 





Ao lado do prefeito Augusto Castro (PSD), da primeira-dama Andrea Castro, do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) e coordenador de obras da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Davi Soares Lyra, o secretário Joaquim Neto disse de sua felicidade em compartilhar emoções com os feirantes e consumidores dos mais de 25 bairros da região do São Caetano.



“Cheguei mais cedo e pude conversar com as pessoas que expressaram sua alegria pela entrega deste equipamento e me disseram de sua gratidão ao governador Jerônimo Rodrigues”, discursou o titular da SEDUR BA, que também fez referências elogiosas ao ex-governador e ex-ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, presente ao ato.



“Essa obra consumiu investimentos de mais de R$ 8 milhões do Governo do Estado. São 208 boxes para frutas, carnes, cereais, dentre outros produtos hortigranjeiros construídos em um equipamento amplo e confortável que favorece todo o entorno e fortalece a economia. Antes, era um local insalubre, sujo e com riscos de desabamento da cobertura. Então, os feirantes e consumidores terão a partir de agora uma nova estrutura”, afirmou.



O prefeito Augusto Castro caminhou entre a multidão que compareceu à solenidade de entrega tendo ao seu lado o deputado Paulo Magalhães e o ex-ministro Rui Costa. Ele destacou a importância do novo equipamento para a comunidade local e da própria cidade.


“É um momento muito especial para Itabuna que ganha o que me parece sua mais importante obra com capacidade de atrair novos consumidores e dinamizar a atividade dos feirantes. Fico feliz em fazer esta entrega e agradeço ao Governo do Estado, através do governador Jerônimo Rodrigues e também ao ex-governador Rui pela sensibilidade em atender ao nosso pedido e autorizar o inicio desta obra”, disse Augusto Castro.



Para o secretário de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Roberto José da Silva, a entrega da nova feira do São Caetano representa muito para a cidade, cuja maioria da população sempre frequentou aquele espaço. “Com a feira reforma, ampliada e requalificada as pessoas voltarão a comprar produtos. “Hoje acontece a entrega à Prefeitura pelo Governo do Estado. Agora, vamos seguir os passos já traçados em reunião com os feirantes”, explicou.



Segundo o secretário, na próxima semana, a partir de terça-feira, dia 30, a SESOP vai receber as comissões de feirantes por segmentos (açougues, cereais, hortifrúti, etc.) para a efetiva entrega aos feirantes que vão assinar os Termos de Entrega dos boxes dos quais 40 são açougues e peixarias. Além disso, 100 barracas padronizadas serão destinadas aos feirantes que atuam na área externo aos finais de semana e ficarão sobre a lage do canal de macrodrenagem.



A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, ao falar para a multidão falou de sua emoção. “Hoje é dia de vitória de todos nós. Estou emocionada e agradecida ao governador Jerônimo Rodrigues e ao ex-governador Rui Costa pela autorização, execução e conclusão desta obra magnífica que dá dignidade aos feirantes e conforto e segurança aos consumidores do São Caetano e seu entorno. Por isso, estamos todos felizes com a concretização deste sonho”, concluiu.

Participaram do evento, os vereadores, Ronaldão, Paulinho do Banco, vereadora Wilmaci Oliveira e outros edis.


E Mais......










 Fotos creditos/ prefeitura e Chapa quente

ILHÉUS CELEBRA 492 ANOS COM ESPORTE, CULTURA E NOVAS OBRAS

 

A Prefeitura de Ilhéus preparou uma programação especial para celebrar os 492 anos da cidade, com atividades esportivas, culturais e inaugurações entre sábado e domingo.

No sábado, a programação começa com a Segunda Copa Ilhéus, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, e a grande final da Copa Interbairros, no Estádio Mário Pessoa, incentivando o esporte e a integração entre as comunidades.

No domingo, acontecem o ato cívico, a missa em ação de graças, a entrega do Título de Cidadão Ilheense a Jorge Amado Neto, a reabertura da Casa Cultural Jorge Amado e a inauguração de importantes obras, como a reforma da UBS do Banco da Vitória, a pavimentação da Avenida Governador Paulo Souto, a revitalização da Praça Lomanto Júnior e a nova iluminação da Ponte Lomanto Júnior. A programação marca o aniversário da cidade com investimentos voltados ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida da população.

– Crédito: Reprodução – Crédito: Reprodução A Prefeitura de Ibirapitanga divulgou oficialmente a grade completa de atrações do IbiraPedro 2026, que será realizado entre os dias 2 e 5 de julho. Com artistas consagrados da música nacional e regional, a festa promete entrar para a história como a maior já promovida no município, fortalecendo a tradição dos festejos juninos e impulsionando a economia local. A abertura dos shows acontecerá na quarta-feira (2), logo após a programação da II IbiraFeira – Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Artesanato, realizada na Praça Ivan Lima. Com o tema “Cacau Mais Forte”, o IbiraPedro alia cultura, tradição e desenvolvimento econômico. A expectativa da administração municipal é receber milhares de visitantes durante os quatro dias de festa, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes, comércio e o trabalho de ambulantes e empreendedores locais. Entre as principais atrações nacionais estão Zé Vaqueiro, Calcinha Preta, Henry Freitas, Devinho Novaes, Unha Pintada, Chambinho do Acordeon e Targino Gondim, além de uma programação diversificada com artistas regionais e locais. A grade completa conta ainda com Cacau com Leite, Pirilampo, Asas Livres, Sinho Ferrari, Trio da Huanna, Canindé, Kal Love, Página Virada, Kaio Oliveira, Sarapatel com Pimenta, Maravilha do Arrocha, Cupim de Ferro, Capitão Forró, Arthur Gomes, Matheus Araújo, Yanne Santos, Luciano Vieira, Santté, Sandro Amado e Flor de Pitanga. Para o prefeito Jé Assunção, o IbiraPedro 2026 representa um marco para o município. “Estamos preparando uma festa histórica, com grandes atrações, estrutura, segurança e valorização da nossa cultura. O IbiraPedro será um momento de celebração para nossa população e para quem visita Ibirapitanga, movimentando a economia e fortalecendo o nome da nossa cidade em toda a Bahia”, destacou. Além dos shows, a programação será aberta com a II IbiraFeira, nos dias 01 e 02 de julho, que reunirá exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, economia solidária e artesanato, além de oficinas, capacitações e apresentações culturais, reforçando o protagonismo do cacau e das tradições locais dentro da programação do IbiraPedro 2026. A TRADIÇÃO JUNINA NA CIDADE DAS ÁGUAS E DO CACAU O São Pedro de Ibirapitanga é uma das festas mais tradicionais da Bahia, reunindo cultura, história e celebração em um dos eventos mais aguardados do calendário junino. Criado em 1989 pelo então prefeito Eraldo Assunção, o evento se consolidou como um dos maiores da região, com grandes trios elétricos animando a população e atrações de renome nacional, como Araketu, Margareth Menezes, Sarajane, Virgílio, Netinho, Banda Beijo, Banda Reflexus, dentre outras atrações que marcaram as edições da festa. Já no ano seguinte, em 1990, o evento ganhou ainda mais significado com a presença de líderes religiosos, como o Padre Luiz Mário, que emocionou o público ao entoar “Coração de Estudante”, reforçando o sentimento de pertencimento e união entre os ibirapitanguenses. Uma das marcas registradas do São Pedro de Ibirapitanga sempre foi o envolvimento das escolas. Através de concursos internos de quadrilhas, os melhores grupos competiam na Praça de São Pedro, elevando o espírito junino e fortalecendo a cultura local. Além disso, a festa impulsionou o comércio, com a Prefeitura oferecendo estrutura e incentivo para os comerciantes, fortalecendo a economia do município. Mais que uma celebração, o IbiraPedro representa memória, afeto e identidade, e a edição de 2025 promete marcar mais um capítulo histórico na cultura popular do município. Para a gestão municipal, a vontade é que cada ibirapitanguense e visitante sinta o orgulho em fazer parte dessa história. O São Pedro de Ibirapitanga, a cidade das águas e do cacau, é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura da Bahia, Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR) e Secretaria de Turismo (SETUR).

 

– Crédito: Reprodução

A Prefeitura de Ibirapitanga divulgou oficialmente a grade completa de atrações do IbiraPedro 2026, que será realizado entre os dias 2 e 5 de julho. Com artistas consagrados da música nacional e regional, a festa promete entrar para a história como a maior já promovida no município, fortalecendo a tradição dos festejos juninos e impulsionando a economia local. A abertura dos shows acontecerá na quarta-feira (2), logo após a programação da II IbiraFeira – Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Artesanato, realizada na Praça Ivan Lima.

Com o tema “Cacau Mais Forte”, o IbiraPedro alia cultura, tradição e desenvolvimento econômico. A expectativa da administração municipal é receber milhares de visitantes durante os quatro dias de festa, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes, comércio e o trabalho de ambulantes e empreendedores locais.

Entre as principais atrações nacionais estão Zé Vaqueiro, Calcinha Preta, Henry Freitas, Devinho Novaes, Unha Pintada, Chambinho do Acordeon e Targino Gondim, além de uma programação diversificada com artistas regionais e locais.

A grade completa conta ainda com Cacau com Leite, Pirilampo, Asas Livres, Sinho Ferrari, Trio da Huanna, Canindé, Kal Love, Página Virada, Kaio Oliveira, Sarapatel com Pimenta, Maravilha do Arrocha, Cupim de Ferro, Capitão Forró, Arthur Gomes, Matheus Araújo, Yanne Santos, Luciano Vieira, Santté, Sandro Amado e Flor de Pitanga.

Para o prefeito Jé Assunção, o IbiraPedro 2026 representa um marco para o município. “Estamos preparando uma festa histórica, com grandes atrações, estrutura, segurança e valorização da nossa cultura. O IbiraPedro será um momento de celebração para nossa população e para quem visita Ibirapitanga, movimentando a economia e fortalecendo o nome da nossa cidade em toda a Bahia”, destacou.

Além dos shows, a programação será aberta com a II IbiraFeira, nos dias 01 e 02 de julho, que reunirá exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, economia solidária e artesanato, além de oficinas, capacitações e apresentações culturais, reforçando o protagonismo do cacau e das tradições locais dentro da programação do IbiraPedro 2026.

A TRADIÇÃO JUNINA NA CIDADE DAS ÁGUAS E DO CACAU

O São Pedro de Ibirapitanga é uma das festas mais tradicionais da Bahia, reunindo cultura, história e celebração em um dos eventos mais aguardados do calendário junino. Criado em 1989 pelo então prefeito Eraldo Assunção, o evento se consolidou como um dos maiores da região, com grandes trios elétricos animando a população e atrações de renome nacional, como Araketu, Margareth Menezes, Sarajane, Virgílio, Netinho, Banda Beijo, Banda Reflexus, dentre outras atrações que marcaram as edições da festa.

Já no ano seguinte, em 1990, o evento ganhou ainda mais significado com a presença de líderes religiosos, como o Padre Luiz Mário, que emocionou o público ao entoar “Coração de Estudante”, reforçando o sentimento de pertencimento e união entre os ibirapitanguenses.

Uma das marcas registradas do São Pedro de Ibirapitanga sempre foi o envolvimento das escolas. Através de concursos internos de quadrilhas, os melhores grupos competiam na Praça de São Pedro, elevando o espírito junino e fortalecendo a cultura local. Além disso, a festa impulsionou o comércio, com a Prefeitura oferecendo estrutura e incentivo para os comerciantes, fortalecendo a economia do município.

Mais que uma celebração, o IbiraPedro representa memória, afeto e identidade, e a edição de 2025 promete marcar mais um capítulo histórico na cultura popular do município. Para a gestão municipal, a vontade é que cada ibirapitanguense e visitante sinta o orgulho em fazer parte dessa história.

O São Pedro de Ibirapitanga, a cidade das águas e do cacau, é uma realização da Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, com apoio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura da Bahia, Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR) e Secretaria de Turismo (SETUR).

Rota Transportes perde seis linhas interestaduais após decisão judicial; Ilhéus é afetada com a medida

 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União seis decisões que revogam autorizações anteriormente concedidas à Rota Transportes Rodoviários Ltda para operação de linhas interestaduais no Nordeste. As medidas decorrem do cumprimento de decisão judicial proferida pela Justiça Federal e atingem serviços que haviam sido autorizados em caráter provisório, na condição sub judice.

As Decisões assinadas pelo superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros, Juliano de Barros Samôr, cancelam autorizações concedidas em 2025 e negam definitivamente os pedidos apresentados pela empresa.

As decisões publicadas pela agência atingem importantes mercados rodoviários do Nordeste que haviam sido autorizados em caráter judicial.

As linhas afetadas são:

Ilhéus (BA) – Recife (PE)

Vitória da Conquista (BA) – São Cristóvão (SE)

Petrolina (PE) – Porto Seguro (BA)

Porto Seguro (BA) – Recife (PE)

Petrolina (PE) – Ilhéus (BA)

Aracaju (SE) – Petrolina (PE)

As autorizações haviam sido concedidas ao longo de julho de 2025, mediante decisões administrativas da SUPAS, condicionadas ao andamento do processo judicial.

Segundo a ANTT, as medidas foram adotadas em cumprimento à Apelação Cível nº 1073100-48.2024.4.01.3400, vinculada ao processo administrativo nº 00424.220375/2024-99.

Além de revogar as autorizações concedidas anteriormente, a agência também indeferiu definitivamente os pedidos de operação formulados pela Rota Transportes Rodoviários Ltda, pelo fato da Empresa não atender aos requisitos estabelecidos pelos artigos 230 e 231 da Resolução ANTT nº 6.033/2023.

A agência também determinou que eventuais passageiros afetados pelas revogações deverão ter seus direitos integralmente garantidos, tais como:

devolução integral dos valores pagos;

remarcação das viagens;

aquisição de passagens em outras empresas autorizadas, às custas da própria operadora.

Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães- Governo do Estado entrega novo ambulatório

 

O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), fez a entrega do novo ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães na manhã desta quinta-feira, dia 25. Na solenidade, a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, representou o governador Jerônimo Rodrigues que cumpriu agendas em Barreiras, na zona oeste. Segundo a secretária, a entrega do novo ambulatório representa mais uma ação do governo estadual em parceria com os municípios. “A gente esteve aqui há cerca de um ano e meio para a inauguração do novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, um investimento de R$ 56 milhões para ampliar leitos de UTI e de internamento e Centro Cirúrgico, e viu que tinha limitação quanto ao ambulatório”, recordou.





Ela acrescentou que “o hospital havia crescido, ganhou outro tamanho e complexidade e o ambulatório tinha apenas dois consultórios. Por isso, naquele ato, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a requalificação do ambulatório e sua ampliação para a instalação de 10 leitos de consultórios. Com essa entrega, se amplia o número de pacientes atendidos tanto das consultas regulares quanto de pacientes que foram operados. São quase R$ 6,5 milhões investidos pelo Governo do Estado em parceria com o Governo Federal”, disse.


“O que a gente tem feito é isso: uma ação de fortalecimento da rede de saúde municipal, onde ganha a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), onde tem um município forte, o estado com o apoio e o Governo Federal presente também. Vamos continuar investindo na parte que ainda falta e esperamos que o prefeito Augusto Castro apresente o pedido ao Governo do Estado”, afirmou a secretária Roberta Santana, que ainda lembrou os investimentos do Governo Federal com a destinação de cinco novas ambulâncias para o SAMU-192 neste ano.

 


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), declarou que com o novo ambulatório do Hospital de Base, a saúde se capacita ainda mais na prestação de serviços à população. “Hoje aqui é mais uma entrega de um equipamento como esse que mereceu toda a nossa atenção e cuidado da nossa gestão”, comentou.



 

“É o único hospital de cidades de grande e médio porte na Bahia, bancado pelo município em parcerias e convênios com o Governo Federal e o Governo do Estado por meio do SUS. Por isso, damos boas vindas ao ex-ministro da Casa Civil, Rui Costa, e à secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, e agradecemos ao governador Jerônimo Rodrigues pelos investimentos”, ressaltou. 

 


 

O presidente da Fundação de Atenção à Saúde (FASI), Roberto Pacheco Júnior, lembrou que nos últimos dois anos o Hospital de Base recebeu os maiores investimentos de toda sua história de 28 anos, apesar de necessitar de reformas para dar dignidade a população e aos seus funcionários, excelente profissionais que diariamente salvam vidas. “Por isso, a nossa gratidão ao prefeito Augusto Castro, cuja gestão investe e muda a cara da saúde do município”, disse.




“A nossa unidade hospitalar, com o novo ambulatório, se engrandece ainda mais, mesmo sendo referência no Sul da Bahia. Além de passar a contar com mais salas equipadas, ganha um ambiente moderno, com ar condicionado, para oferecer serviços como escleroterapia, ortopedia, cirurgia geral e pequenas cirurgia, cardiologia, bucomaxilofacial e urologia são especialidades médicas que terão na nova unidade”, informou.


Já a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, afirmou que Itabuna nunca foi tão favorecida e privilegiada pelo Governo do Estado como tem sido na gestão do prefeito Augusto Castro.

“Os investimentos que recebe são fruto da boa articulação política com os governos estadual e federal. A pouco mais de um ano tivemos a entrega da ampliação e requalificação desta unidade hospitalar que passou a contar com serviços contratualizados pelo governo estadual. Com a entrega do novo ambulatório,  vamos atender a demanda da população”, destacou.



A secretária também fez referência à entrega hoje pelo Governo do Estado de 42 leitos totalmente requalificados no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “São dois novos presentes para o nosso povo. Com isso, a rede de saúde municipal, com a instituição filantrópica que complementa os serviços, e o Hospital de Base, se capacita ainda mais. Para julho, vamos entregar a Unidade de Saúde da Família José Edites dos Santos em fase final de reformas em parceria com a Afya Ciências Médicas de Itabuna para atender àquela área densamente povoada”, finalizou.



Também prestigiaram a solenidade, o secretário estadual  Desenvolvimento Urbano, Joaquim Belarmino Cardoso Neto, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Manoel Porfírio, a vereadora Wilmaci Oliveira, o Vereador Paulinho do Banco, o vereador Ronaldão, o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA), a primeira-dama Andrea Castro, o vice-prefeito e secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior, o diretor técnico-médico do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), Paulo Medauar, que comemora 50 anos de formatura, o supervisor médico da FASI, Fernando Alves Jr., dentre outras autoridades.

Mais Fotos