terça-feira, 3 de março de 2026

Instituto Nacional de Meteorologia amplia alerta vermelho para chuvas intensas na Bahia e em outros estados

 

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou, na manhã desta segunda-feira (2), as áreas sob alerta de perigo extremo para acumulado de chuvas. O aviso indica previsão de precipitação superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, com alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Na Bahia, o alerta atinge as regiões Sul Baiano, Centro Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Nordeste Baiano, Centro Norte Baiano, Metropolitana de Salvador e Extremo Oeste Baiano. Entre os municípios citados na lista oficial estão Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Paulo Afonso, Guanambi, Itapetinga, Jacobina e Senhor do Bonfim, além de diversas outras cidades.

Apesar de ter amanhecido sob chuva nesta segunda-feira, Salvador não está sob alerta vermelho. O aviso também inclui municípios de outros estados, como Ceará, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Pará.

O Inmet orienta que a população desligue aparelhos elétricos, evite áreas de risco, observe sinais de deslizamentos em encostas e permaneça em local seguro. Em caso de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário