sábado, 21 de fevereiro de 2026

Bahia:; Governo Federal desapropria áreas para obras da nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, trecho de Itapebi

 


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) declarou de utilidade pública áreas localizadas no município de Itapebi, no sul da Bahia, destinadas à desapropriação necessária para obras de reforço da ponte existente e construção de uma nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no trecho da BR-101. A medida foi publicada nesta sexta-feira (20).
Segundo o documento, fica declarado de utilidade pública, para efeito de desapropriação e afetação a fins rodoviários, terras e benfeitorias abrangidas pela poligonal anexada na portaria.
O texto também indica que a delimitação se baseia na “Planta Similar de Nível Executivo da Ponte Jequitinhonha”, aprovada pela Superintendência Regional do DNIT no estado da Bahia.
A portaria indica que a área está localizada no município de Itapebi e se refere à BR-101/BA, no km 661,72 ao km 662,268, com extensão de obra de 531,17 metros. O documento é assinado por Fabricio de Oliveira Galvão, diretor-geral do DNIT.
Em 2025, a ponte chegou a ficar interditada e passou por monitoramento contínuo e ações de reabilitação por parte do DNIT. O trecho da rodovia é considerado um dos mais importantes da região por ser uma conexão entre o sul e o nordeste do país, e funcionou em sistema de Pare e Siga e está liberada apenas para veículos com peso de até 5 toneladas.
Em paralelo às ações emergenciais na estrutura existente, o DNIT avança na construção de uma nova ponte, que está sendo erguida ao lado da atual. O empreendimento terá aproximadamente 510 metros de extensão e faixas duplicadas. A conclusão está prevista para este ano e, ao todo, o Governo Federal investe R$ 104 milhões na reabilitação da ponte atual e na construção da nova travessia. Outros R$ 22 milhões estão sendo aplicados na operação, conservação e manutenção do desvio da Veracel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário