
Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Justiça, Ricardo Lewandowski, pediram para deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e já comunicaram a decisão ao chefe do Executivo. A informação foi divulgada pelo colunista Valdo Cruz, da GloboNews. Diante do cenário, o governo federal iniciou articulações para definir os substitutos.
De acordo com a publicação, Ricardo Lewandowski conversou com o presidente no fim de 2025 e manifestou o desejo de deixar o cargo ainda em janeiro, preferencialmente até o fim desta semana. Já Fernando Haddad indicou que pretende permanecer no Ministério da Fazenda até fevereiro.
No caso da Justiça, integrantes do governo e da própria pasta defendem a permanência de Lewandowski até a conclusão da tramitação da chamada “PEC da Segurança Pública”, que ainda precisa ser votada no plenário da Câmara dos Deputados e no Senado. Caso a saída se confirme, a expectativa é de que o ministério seja assumido pelo secretário-executivo Manoel Carlos de Almeida Neto, que é baiano.
Para o Ministério da Fazenda, a tendência é que o cargo seja ocupado por Dario Durigan, atual secretário-executivo da pasta. Segundo o colunista, com o retorno do presidente a Brasília, Lula deve intensificar as conversas para estimular Fernando Haddad a disputar as eleições, seja para o governo de São Paulo ou para uma vaga no Senado.
Voz da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário