segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Ex-ministro Raul Jungmann morre aos 77 anos, em Brasília

 

Crédito: Reprodução

O ex-ministro Raul Jungmann morreu neste domingo (18), em Brasília, aos 77 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), entidade que ele presidia desde 2022. Jungmann lutava contra um câncer no pâncreas e passou por sucessivas internações desde novembro de 2025. Ele estava internado desde este sábado (17), quando não resistiu às complicações da doença.

Ao longo da carreira política, ocupou quatro vezes o cargo de ministro, com destaque para as passagens pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, no governo Fernando Henrique Cardoso, e pelo Ministério da Defesa, na gestão de Michel Temer. Também presidiu o Ibama e teve atuação relevante como consultor empresarial.

Com trajetória partidária marcada por passagens pelo MDB, PPS e PMDB, Jungmann foi eleito deputado federal por Pernambuco em 2002, sendo reeleito em 2006. Em 2012, foi eleito vereador do Recife. Em nota, o IBRAM destacou que Jungmann será lembrado pela competência, visão estratégica, capacidade de diálogo e ética na vida pública. Raul Belens Jungmann Pinto nasceu em 3 de abril de 1952, no Recife (PE), e deixa dois filhos, Júlia e Bruno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário