Já está funcionando no Brasil um tipo de radar inteligente capaz de identificar as mais variadas infrações de trânsito a uma distância máxima de até 100 metros.
Conhecido popularmente como doppler, o equipamento pode detectar se o veículo estava, ou arrancou, acima da velocidade limite, mesmo que tenha freado ao se aproximar do aparelho.
Diferente dos radares tradicionais, que dependem de sensores físicos ou laços instalados no asfalto, este modelo utiliza ondas eletromagnéticas contínuas. As ondas, ao refletirem em veículos em movimento, sofrem mudanças de frequência, que são calculadas para determinar a velocidade do carro com precisão.
Além disso, esse dispositivo consegue monitorar várias faixas de trânsito ao mesmo tempo, o que amplia ainda mais sua eficácia.
Os radares estão em funcionamento em pelo menos 24 estados brasileiros, fiscalizando mais de 1.700 faixas de trânsito. Eles estão equipados para identificar uma série de infrações de trânsito.
Entre as principais, estão:
Avançar o sinal vermelho
Utilizar o celular enquanto dirige
Fazer conversões proibidas
Trafegar na contramão
Parar em cima da faixa de pedestres
Desde 2014, a tecnologia doppler faz parte do trânsito de Salvador. Isso porque cerca de 90% dos radares utilizados na cidade possuem essa ferramenta.
“Todas as vias com equipamentos eletrônicos desse tipo são devidamente sinalizadas, conforme determinam as normas vigentes. A Transalvador destaca, ainda, que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes com mortes no trânsito. O respeito às regras é fundamental para preservação de vidas”, diz a Transalvador, em nota enviada ao BNews.
Segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os radares doppler são certificados e passam por verificações regulares, assegurando a precisão ao longo do tempo.
Bnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário