quinta-feira, 3 de março de 2022

Prefeito desabafa em post de Rui Costa sobre caso de homem que morreu na fila da regulação: ‘Até quando?’

 

Marcos Paulo (PDT), prefeito da cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, foi às redes sociais, na última segunda-feira (28), fazer um desabafo após o falecimento de um morador que aguardava uma vaga em um hospital do Estado. O comentário foi feito em uma publicação do governador Rui Costa no Instagram sobre a conclusão das obras de ampliação da enfermaria e implantação dos serviços de Politrauma no Hospital Geral de Vitória da Conquista.

“Caro Governador Rui Costa, não creio que Vossa Excelência irá ler esta mensagem, muito menos respondê-la, mesmo assim, gostaria de usar este espaço para fazer um desabafo. Meu nome é Marcos Paulo, estou prefeito da cidade de Piatã, que hoje, dia 28 de fevereiro de 2022, infelizmente chora a perda precoce de mais um filho querido”, comentou o político.

Ele relata o falecimento de um homem de 55 anos que aguardava uma vaga em um hospital estadual para o atendimento adequado. “É mais uma pessoa que morreu nesta terrível fila da regulação. Infelizmente ele não foi o primeiro e não será o último”, escreveu Marcos Paulo.

O prefeito contou que a prefeitura buscava atendimento para o cidadão na rede estadual e havia conseguido uma vaga para o dia 20 de fevereiro, contudo, a Central Estadual de Regulação teria informado o adiamento para o dia 24 e, em seguida, para o dia 28, no entanto, o paciente não resistiu e faleceu ao sair do hospital de Piatã.

Marcos Paulo ainda direcionou alguns questionamentos ao governador: “com este sistema de regulação, as pessoas devem ficar em casa esperando a morte chegar? É muito triste a situação do sistema de saúde em nosso estado, e nós, prefeitos que estamos vivendo intensamente o cotidiano das pessoas é que sabemos das dificuldades e sofremos com elas, esta dor. Até quando as pessoas vão morrer esperando uma vaga na fila da regulação?”, concluiu.

Procurada pela CORREIO, a prefeitura de Piatã informou que não obteve nenhuma resposta do governo do Estado até o momento. A reportagem ainda pediu detalhes sobre o paciente, mas a prefeitura não respondeu.

Já a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, em nota, que “a Central Estadual de Regulação realiza a transferência dos pacientes mediante disponibilidade de vaga nas unidades hospitalares, bem como condições clínicas do paciente para que ocorra a transferência. Ressaltamos que não são criados novos leitos, é necessário que surja um leito adequado à necessidade do paciente.” *Com informações do Correio 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário