terça-feira, 22 de março de 2022

Prefeito de Itacaré discute ações do projeto de apoio às comunidades quilombolas

 


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu na manhã desta terça-feira com integrantes do Movimento Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), que está desenvolvendo, em parceria com a Prefeitura e o Conselho Quilombola, o projeto que garante o apoio humanitário às comunidades quilombolas do município atingidas pelas enchentes do Rio de Contas. O primeiro ciclo de trabalho já foi concluído nas comunidades quilombolas, onde foram realizados mutirões, atendimento psicológico, ações educacionais e a entrega do projeto arquitetônico das áreas atingidas.

 

A proposta do encontro, segundo explicou o prefeito, foi avaliar o primeiro ciclo e traçar os novos passos do trabalho, com o fortalecimento socioeconômico e o impulso para as melhorias nas comunidades quilombolas. Através do projeto o Movimento FMHI está realizando atividades de educação de base comunitária orientada à superação de traumas, busca oferecer escuta psicológica baseada na Psicologia de Emergência, está elaborando projetos arquitetônicos para seis sedes do Conselho Quilombola e vem realizando mutirões em casas para organização, limpeza, pequenos reparos, ações emergenciais de curto prazo, reestruturação de plantios/hortas e doação de sementes.

 

Conforme o projeto, cabe à Prefeitura de Itacaré fornecer apoio logístico e operacional à equipe da missão, elaborar o diagnóstico situacional das localidades/famílias atingidas pela enchente, cadastrar as famílias afetadas nos programas sociais e de auxílio do governo e participar ativamente na governança da missão humanitária. Já o Conselho Municipal Quilombola terá o papel de elaborar o diagnóstico situacional para apoio prioritário às famílias mais vulneráveis, mobilizar as famílias e comunidades que serão atendidas pela missão e servir como interlocutores entre as famílias atendidas e as instituições envolvidas na missão.

 

A Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais (FMHI), é uma associação civil sem fins lucrativos que atua a nível internacional em defesa da dignidade humana, de soluções duradouras, dos direitos humanos e do meio ambiente. Por meio do serviço altruísta dos seus servidores humanitários, presta assistência humanitária às pessoas em situações de risco, de vulnerabilidade socioeconômica e de emergência. A FMHI desenvolve projetos junto a comunidades locais e atores humanitários que já desempenham um papel em respostas locais, sociais e humanitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário