terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

ITABUNA: PREFEITO AUGUSTO CASTRO PRESTA HOMENAGEM À MÉDICA ZINA MACEDO AO REABRIR MATERNIDADE

 

Prefeito de Itabuna, Augusto Castro, presta homenagem à médica Zina Macedo ao reabrir Maternidade - Foto Roberto Santos (3)

“A Maternidade Otaciana Pinto vai funcionar como unidade de baixo risco na área de obstetrícia. Vamos cobrar pela boa parceria, pensando em quem precisa, que está na ponta, as famílias carentes, que poderão ter seus filhos com dignidade”. A afirmação foi feita hoje, dia 27, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), durante a solenidade de abertura da unidade hospitalar pelo Instituto de Gestão Aplicada (I.G.A), depois da contratualização de 30 leitos.

O prefeito disse ainda que, por meio de um programa da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, a Prefeitura vai fornecer enxovais às parturientes, além de garantir o transporte gratuito de volta para casa e o acompanhamento de assistentes sociais. “Fazer saúde não é apenas ter o apoio da Prefeitura, mas juntar iniciativas dos setores públicos e privados para que haja eficiência e velocidade. Então, a Maternidade tem estrutura, cara nova e vai humanizar o atendimento”, afirmou Augusto Castro.

O Chefe do Executivo itabunense disse que Itabuna recebe pacientes de várias regiões do estado por ser referência na prestação de serviços médicos em várias especialidades e hospitalares de ponta. “Nossa responsabilidade na área da saúde aumenta a cada dia. Não regulamos quem vai entrar ou vai sair dos nossos hospitais. Além de atender os pacientes da cidade, Itabuna é portas abertas para a Bahia e para a região sul do Estado”, sentenciou.

HOMENAGEM

O prefeito Augusto Castro dedicou uma ala de enfermarias à perpetuação do nome da pediatra Zina Macedo, falecida ano passado. A homenagem contou com a participação do médico João Otávio Macedo e dos seus filhos. “A lembrança é reconhecimento aos serviços que, como médica, Doutora Zina prestou à população de Itabuna, com dedicação, carinho e empenho”, declarou.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou o empenho do prefeito em requalificar a atenção primária, com a reforma de unidades de saúde, e dotar a média e alta complexidade dos recursos humanos e materiais necessárias à prestação de serviços à população. “Graças a Deus que o prefeito Augusto Castro se empenhou e conseguimos reabrir um equipamento de saúde que é muito importantes. O Hospital Manoel Novaes atendeu esse tempo todo, prestou serviços e assistência, mas o ideal é que tenhamos duas portas de entrada”, afirmou.

Segundo a secretária, a Maternidade Otaciana Pinto, a partir de agora, será a responsável pelo baixo risco gestacional enquanto o Novaes para alto risco, pediatria e trauma. “Então, o fluxo para gestantes de Itabuna e dos municípios de Almadina, Buerarema, Floresta Azul, Itapé, Maraú, Santa Cruz da Vitória e São José da Vitória que não têm hospital será ‘portas abertas’. Os demais devem enviar suas gestantes por meio da Central de Regulação do Estado depois de passarem por um hospital local”, disse.

GRATIDÃO

Os vereadores Manoel Porfirio (PT) e Erasmo Ávila (PSD), líder do Governo e presidente da Câmara Municipal, respectivamente, também destacaram os esforços da gestão do prefeito Augusto Castro para que a saúde de Itabuna retome sua importância como centro prestador de serviços. “Gratidão, prefeito Augusto. Gratidão é a palavra que simboliza o sentimento dos itabunenses no instante em que a Maternidade é reaberta”, expressou o líder.

“Tem sido um desafio na vida de Augusto Castro a política de Itabuna. Sofreu, padeceu, mas está aqui, firme. Na área da Saúde, sabíamos que ninguém faria uma gestão como a sua. A prova é desde o início da gestão. Então, compartilho o sentimento do vereador Manoel Porfírio de que o que existe mesmo é gratidão”, disse Ávila.

O presidente do Conselho de Administração do Instituo de Gestão Aplicada, Carlos Alberto Espírito Santos, agradeceu ao prefeito Augusto Castro e à secretária de Saúde, Livia Mendes Aguiar, a paciência, confiança e compreensão. “A Maternidade Otaciana Pinto chegou para somar. Estamos abrindo com 30 leitos de baixa complexidade parto normal para atender Itabuna e outros municípios. Nosso instituto tem experiência na área de saúde, chegamos para cumprir as determinações da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde”, conclui

Prestigiaram a solenidade, os secretários Andrea Castro (Promoção Social e Combate à Pobreza), José Alcântara Pelegrini (Relações Institucionais), Janaína Araújo (Educação), Valter Silva (presidente Fundação Marimbeta), Fernanda Ludgero (presidente da Fasi), Sousa Lino (Superintendente de Serviços Públicos) e a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto. Além disso, os vereadores Luizinho da Saúde, Kaya da Saúde e Israel Cardoso, Domilene Costa (Núcleo Regional de Saúde Sul da Sesab), ex-vereadores lideres políticos e funcionários públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário