terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Ilhados há quase 10 dias, moradores da zona rural de Gongogi pedem socorro: “Precisamos de ajuda o mais rápido possível”

 

Os estragos ocasionados pelas chuvas, inundações e deslizamentos de terra continuam causando transtornos em diversos municípios da região, sobretudo na zona rural que parece ter ficado no segundo plano dos atendimentos emergenciais. Um exemplo disso verifica-se no interior do município de Gongogi, onde o sistema viário foi duramente atingido, trazendo sérios prejuízos para o escoamento da produção e prolongando os receios de inúmeras pessoas.

Dezenas de famílias continuam ilhadas desde o dia 26 de dezembro, no trecho que se estende da ponte de Barra do Rocha até o distrito de Nova Palma e compreende cerca de dez fazendas. Dois pontos da rodovia apresentam crateras que impedem o trânsito de veículos e com isso o envio de socorro para as comunidades isoladas que estão sem energia elétrica, atendimento médico e outras formas de auxílio. Seis postes da rede elétrica caíram na região.

A viatura da Coelba não tem como chegar lá para restabelecer o serviço. O carro tanque que recolhe o leite nas fazendas também está impossibilitado de cumprir a sua função, por conta da interdição na estrada, enquanto alguns carros, inclusive uns ônibus do transporte escolar não podem deixar as fazendas, correndo o risco de serem arrastados pelas águas, caso verifique-se um novo temporal na região.

O surto gripal vem afetando muita gente, incluindo crianças e idosos cujo estado de fragilidade se agrava, aumentando o desespero do povo. As famílias reivindicam uma ação urgente por parte da Prefeitura de Gongogi que até então não providenciou a restauração dos pontos danificados, mesmo já estando o tempo estiado há mais de quatro dias. Marcia Cardozo, uma das moradoras que se encontram ilhadas apela: “Prefeito de Gongogi, pelo amor de Deus, olha para nós moradores dessa região. Precisamos de ajuda o mais rápido possível”.

Até a postagem dessa matéria, nossa reportagem não tinha conseguido ouvir o posicionamento da prefeitura do município à respeito da reivindicação dos moradores. (Giro Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário