sábado, 11 de setembro de 2021

Praga na lavoura cacaueira é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

 

Nesta segunda-feira (13) será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, a audiência pública Controle fitossanitário da monilíase do cacaueiro. Os trabalhos serão transmitidos ao vivo pelo site da casa legislativa, a partir das 14h. A audiência foi solicitada pela deputada federal baiana Lídice da Mata. Prefeitos e secretários dos 83 municípios baianos pertencentes à região cacaueira foram convidados a acompanhar a transmissão da audiência, que também é aberta ao público em geral.

Sempre houve uma atenção à doença monilíase no Brasil, mas esse cuidado aumentou ainda mais após a recente detecção, no mês de julho, de focos em municípios do interior do Acre.

O Brasil é considerado zona livre da doença e agora luta para dizimar plantas e plantações contaminadas, na busca por conservar o status de país sem ocorrência da praga ou, ao menos, minimizar os impactos da chegada do fungo.

A monilíase ataca, principalmente, o cacau e o cupuaçu. É causada pelo fungo Moniliophthora roreri e infecta os frutos em qualquer fase de desenvolvimento. Em determinadas condições, sua ação pode causar perdas de até 100% da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário