quinta-feira, 17 de junho de 2021

Quem é Lázaro Barbosa o criminoso mais temido do Brasil o Serial Killer do DF, confira sua ficha criminal.

 202775428_4284219598309023_3568987439656026320_n

Lázaro Barbosa de Sousa (Barra do Mendes, 27 de agosto de 1988), também conhecido como Índio, é um criminoso e assassino em série brasileiro que ganhou notoriedade em junho de 2021 após, supostamente numa tentativa de assalto, matar 4 pessoas de uma mesma família que residiam numa chácara do Incra 9, bairro da região administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal e também por lograr, durante 8 dias (até 16/06/21), fuga de uma força tarefa policial com expressivo contingente no entorno do DF, enquanto seguia numa onda de assaltos em chácaras no município goiano de Cocalzinho. A familiaridade do criminoso com regiões de mata e as dificuldades inerentes a busca permitiram que o mesmo continuasse até então foragido.
Linha cronológica dos crimes
9 de junho de 2021

No dia 9 de junho de 2021, Lázaro invadiu um sítio em Incra 9 na cidade de Ceilândia, onde assassinou a sangue frio Cláudio Vidal de 48 anos e seus dois filhos Gustavo Marques Vidal de 21 anos e Carlos Eduardo Marques Vidal de 15 anos. Em sua fuga após o crime, Lázaro levou em sua posse Cleonice Marques de 43 anos, esposa e mãe dos outros falecidos, como sua refém.

Antes de ser raptada, Cleonice Marques conseguiu avisar seu irmão sobre a situação por um telefone celular. Seu irmão chegou ao local do crime e logo ligou para a polícia, que iniciou uma força-tarefa na esperança de encontrar Cleonice Marques viva.

10 de junho de 2021

No dia 10, Lázaro invadiu outro sítio a 3 km daquele no qual havia praticado o primeiro crime. Lázaro fez de refém a proprietária e o caseiro da chácara durante 3 horas. Durante este tempo, Lázaro obrigou a proprietária a cozinhar para ele enquanto fazia comentários orgulhosos sobre o crime anterior, que havia passado na televisão, para as vítimas amedrontadas. Lázaro também obrigou as vitimas a beberem e usarem drogas com ele. Após o episódio, ele fugiu levando celulares, uma jaqueta e 200 reais. Nesta ocasião, Lazaro não matou nem feriu ninguém.

11 de junho de 2021
Lázaro roubou um veículo em Ceilândia e dirigiu até Cocalzinho, em Goiás, onde ele, com ajuda de um comparsa, incendiou o veículo para dificultar seu reconhecimento.

12 de junho de 2021

No dia 12 Lázaro invadiu uma chácara e fez um caseiro refém e passou toda tarde bebendo com o mesmo. Neste episódio ele não feriu nem roubou o caseiro, apenas o obrigou a ingerir bebidas alcoólicas com ele.

No mesmo dia, a inteligência da policia mapeou o modus operanti de Lázaro, o que os levou a dois esconderijos do assassino, onde foram encontrados os restos mortais de Cleonice, que havia sido sequestrada no dia 9 de junho.

Durante a noite do dia 12, Lázaro invadiu outra chácara. Os civis que estavam no local reagiram e foram baleados; ao total, 3 civis foram feridos e dois se encontram em estado grave. Após balear os residentes do sítio, Lázaro fugiu roubando 2 armas do local. Mais tarde no mesmo dia, Lázaro incendiou uma casa e trocou tiros com a polícia, porém, conseguiu fugir do local.
13 de junho de 2021

Lázaro consegue fugir dos policiais, rouba um carro estacionado, e dirige por 30 km até chegar próximo a uma das barreiras montadas pela policía. Lázaro salta do carro e foge a pé para dentro do mato onde continua foragido.

14 de junho de 2021

Durante o dia 14 de junho, não houveram maiores relatos sobre a movimentação do criminoso, um caseiro de um sítio das proximidades afirmou ter trocado tiros com o criminoso e afirmou ter acertado um tiro no criminoso na madrugada entre o dia 14 e 15 de junho. A policia não confirmou se a história do caseiro era realidade. O caseiro não se feriu durante o confronto.

15 de junho de 2021
Lázaro foi encontrado por viaturas rurais da zona que participavam do cerco ao mesmo, participou de uma troca de tiros no qual acabou baleando de raspão um policial militar, o mesmo foi transportado de helicóptero para o hospital e passa bem. Aparentemente Lázaro não estava ferido e isto tira a credibilidade da história do caseiro, a SSP não soube informar se Lázaro também ficou ferido na ação.

16 de junho de 2021

Lázaro é visto por moradores da cidade de Cocalzinho de Goiás, após ser avistado, Lázaro invadiu uma residência onde se encontravam 3 pessoas. Logo na entrada Lázaro rendeu 2 das 3 vítimas, uma das vítimas uma adolescente conseguiu enviar uma mensagem para a policia enquanto estava escondida no quarto. A casa estava sendo vigiada pelos policiais militares e Lázaro adentrou a residência logo após a saída da guarnição.

Lázaro encontrou a adolescente e levou os 3 reféns para o mato, onde destruiu seus telefones celulares, após perceber o cerco da policia com helicópteros, Lazaro liberou os reféns e seguiu sua fuga. As autoridades suspeitam que Lázaro passou a noite em um sítio abandonado tendo em vista sinais de arrombamentos recentes e uma camiseta com sangue, o que significa que Lázaro pode estar ferido ou ter caçado algum animal recentemente.
Lázaro é conhecido da polícia por diversos crimes. Em 2007 Lázaro foi preso na Bahia por um duplo homicídio; após 10 dias preso, o mesmo fugiu da penitenciária e mudou-se de estado. Em 2013 Lázaro foi acusado de estupro e posse ilegal de armas de fogo, no qual passou por um laudo médico que constatou problemas mentais sérios.

Em 2020, Lázaro foi acusado de invadir uma chácara e, utilizando um machado, golpear na cabeça um homem; o homem sobreviveu, mas porta sequelas até os dias atuais. Em maio de 2021, Lázaro invadiu outro sítio, onde rendeu e prendeu em um quarto todos os homens da casa, deixou as mulheres nuas e fez com que elas o servissem, na ocasião Lázaro não manteve relação sexual com nenhuma de suas vitimas, assim a nudez das mulheres era uma forma sádica de prazer na humilhação passada pelas vitimas no qual não estava diretamente relacionada com o abuso sexual.

Durante estudos dos casos passados, a polícia descobriu um laudo do ano de 2013 que retrata Lázaro como impulsivo, ansioso, desequilibrado mentalmente e com preocupações sexuais. Isto deixou claro à polícia que Lázaro decide na hora o que fará com as vítimas e que seu prazer pode variar com o tempo entre roubar, assassinar e humilhá-las.

Motivações
As motivação que levou Lázaro a deixar sua vida simples de trabalhador rural para se tornar um criminoso em série é atualmente desconhecida, porem existem algumas teorias sobre a situação do criminoso.

Problemas mentais e psicopatia
A primeira teoria defende que Lázaro está cometendo a onda de crimes por problemas mentais pré-existentes que não foram tratados. Como já foi revelado em laudo anterior, Lázaro havia sido descrito como uma pessoa impulsiva, ansiosa e com preocupações sexuais, e isto poderia ter desencadeado um surto em Lázaro que começou a onda de crimes.

Também foi levantada a teoria de que Lázaro sofra com psicopatia tendo em vista que em suas ações são tomadas diferentes atitudes. Lázaro chegou a se gabar dos crimes cometidos e isto mostraria um orgulho e uma falta de sensibilidade sobre a situação, o que é comum em casos e psicopatia.

Pacto com o demônio
Lázaro afirmou para algumas vitimas que estaria cometendo todos os crimes por conta de estar possuído por um demônio. É plausível que Lázaro esteja em surto psicótico e esteja realmente acreditando estar possuído por um demônio e isto estaria motivando Lázaro a continuar as ondas de crimes. Também é possível que Lázaro esteja utilizando da afirmação para se auto inocentar por seus atos.

Força tarefa
Uma força tarefa montada em conjunto com as policias militar, civil e rodoviária federal estão montando um cerco a Lázaro. Mais de 200 homens estão participando das incursões para encontrar Lázaro.

Os policiais estão divididos entre estradas importantes da região, onde estão montando grandes barreiras policiais; também estão ocupando 34 chácaras da região assim para garantir a segurança de seus moradores e estão realizando patrulhas contínuas pela área de mata, onde Lázaro ganha uma vantagem por ser um "mateiro experiente" segundo a policia.

Os bombeiros militares também estão auxiliando as polícias na busca por Lázaro, utilizando drones de busca e salvamento para o encontrar e prevenir maiores intercorrências com o mesmo.

Lázaro continua foragido. A preocupação atual da polícia é manter a segurança da população da região, tendo em vista a periculosidade do criminoso e seu armamento que foi subtraído de caseiros em seu ataque no dia 12 de junho. Reféns relatam que Lázaro afirmou que irá tirar o máximo de vidas possível antes de morrer. Com medo, lojas da região fecharam para evitar a presença do criminoso em série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário