sábado, 27 de março de 2021

Valorização da saúde do trabalhador é prioridade da Emasa

 


Proporcionar ao funcionário da Emasa toda uma atenção psicológica e social, buscando o seu bem-estar. Essa é a proposta do trabalho desenvolvido pela psicóloga organizacional Carolina Loureiro e a assistente social Maria D’Ajuda Nascimento.

“Priorizamos o estudo do clima organizacional da empresa onde o colaborador possa desempenhar suas atividades de forma mais alegre e harmoniosa confirme seu estado físico e emocional, e assim desempenhar melhor suas atividades”, observa a psicóloga Loureiro, encarregada de apoio de recursos humanos da Emasa. 

Segundo a coordenadora de assistência social Maria D’Ajuda, o funcionário que apresenta um problema psicossocial, passa por um estudo de caso, onde é analisado se existe a necessidade de assistência médica e a relocação do servidor. “Ouvimos as demandas do colaborador da empresa, caso precise encaminhamos ao médico e acompanhamos todo o processo”, salienta a assistente social.

Quando há situação que exige a relocação do funcionário, nesse caso é feito um estudo organizacional, para ver onde esse colaborador pode ser relocado. “Mudar o funcionário de setor ou função reque o estudo para ver onde ele se encaixa, além de analisar a questão social e de saúde, passando também pelo nosso jurídico que avalia se não há desvio de função”, diz Carolina Loureiro.

Nos casos mais complexos onde a avaliação médica atesta que o funcionário não tem condições físicas ou mentais de exercer suas atividades, mesmo sendo transferido para outro setor é montado o processo e encaminhado ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, para que o colaborador seja aposentado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário