quarta-feira, 17 de março de 2021

Sem visitas presenciais, Socializa e Conjunto Penal de Itabuna intensificam encontros virtuais entre reeducandos e familiares

 Sem visitas presenciais, Socializa e Conjunto Penal de Itabuna intensificam encontros virtuais entre reeducandos e familiares

O Conjunto Penal de Itabuna, por meio da empresa cogestora Socializa – Soluções em Gestão, está intensificando a realização de visitas com mediação tecnológica, por meio de videochamadas entre reeducandos e seus familiares. A solução foi efetivada a partir do projeto “Visitas virtuais, Laços reais”, desenvolvido pelo Corpo Técnico da unidade.

A decisão de reforçar o projeto se deu a partir da nova suspensão das visitas sociais, devido ao aumento dos casos de Covid no estado. A decisão é uma forma de resguardar a saúde dos internos, diminuindo os riscos de contágio pelo coronavírus, pelo aumento da circulação de pessoas nas áreas de convivência dos reeducandos.

As videochamadas são acompanhadas por assistentes sociais e, caso necessário, os reeducandos recebem acompanhamento psicológico. O serviço é por demanda espontânea. “Atualizamos os protocolos de segurança sanitária a fim de garantir que colaboradores e reeducandos não contrariam a doença. Hoje temos uma situação de controle do contágio entre funcionários e temos zero caso entre os internos”, declara o gerente administrativo da Socializa, Yuri Damasceno.


Em relação aos cuidados com os funcionários, o gerente reforça que a empresa adota medidas de prevenção, que se estendem às famílias, como a distribuição de álcool em gel para uso dos familiares. ” Essa semana fizemos a distribuição de álcool em gel para que os colaboradores levem para casa. Mas não apenas isso: orientamos sobre os cuidados de higiene, distanciamento social e uso de EPI’s”.

Cinema

Outra estratégia para reduzir a ansiedade e demais consequências psicossomáticas do longo encarceramento e distanciamento físico dos familiares é a realização de sessões de cinema, dentro do projeto Cinema Legal. 

“Essas seções são realizadas seguindo todos os protocolos de higiene e distanciamento social, para que sigamos com essa importante marca de nenhum reeducando contaminado, apesar de estarmos recebendo novos internos a cada semana”, afirma Yuri Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário