sábado, 27 de março de 2021

Mutirão vacina 1.300 pets contra raiva

 Mais de 500 cães e gatos foram vacinados na Praça dos Capuchinhos, no Bairro da Conceição, em Itabuna, nesta quinta-feira, 25. O trabalho para imunizar os animais contra a raiva, doença que pode ser transmitida ao ser humano, foi desenvolvido pela Divisão de Controle de Zoonozes (DCZ).

A diretora do DCZ, a veterinária Ellen Gleicer, diz que o objetivo é levar a vacina antirrábica até a comunidade. “Queremos descentralizar a aplicação e facilitar o acesso das pessoas ao nosso serviço”. Os donos dos animais elogiam a possibilidade de vacinar os animais perto de casa.

“Sem dúvida é muito importante para a saúde de nossos animais”, comenta Ângela Araújo. Ela conta que a cadela Aika, com pouco mais de quatro anos, nunca tinha recebido a dose da vacina. “A Prefeitura está fazendo bem porque, além da vacina ser gratuita, está sendo aplicada perto de casa”.

A nutricionista Elane Verusca também aproveitou a oportunidade para levar seu gatinho. “Foi uma excelente ideia, até mesmo pela comodidade”. Andréa Alves foi outra dona de pet que levou sua pequena gata “Mimi”, de um aninho, para ser vacinada. “Foi ótimo, sem pagar nada. Foi muito tranquilo e rápido”.

A diretora da DCZ informou que na próxima semana, nos dias 31 e 1º, a vacinação antirrábica será realizada na Praça Simão Fitermann, no bairro São Caetano. Os donos dos animais precisam levar o cartão de vacina de seus animais domésticos. Caso não tenham, o documento poderá ser emitido na hora.

Ellen explica que a iniciativa de vacinar os animais nos bairros surgiu após a constatação de que a campanha do ano passado não alcançou todo o público-alvo. “Vale ressaltar que durante todo ano a Divisão oferece a vacina antirrábica, a única forma de combate, pois a doença não tem cura”.

O primeiro bairro a receber a ação do DCZ foi o Fátima, seguido do bairro da Califórnia. “Na primeira semana vacinamos mil animais”. A veterinária explica que só animais com idade acima dos três meses podem ser imunizados. O mutirão já vacinou 1.300 animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário