domingo, 17 de janeiro de 2021

Anvisa autoriza por unanimidade uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. 

Todos os diretores da Diretoria Colegiada do órgão foram favoráveis à utilização dos imunizantes. A decisão da Anvisa passa a valer a partir do momento que houver a comunicação oficial aos laboratórios.

Os diretores acompanharam o voto de Meiruze Freitas, relatora dos pedidos. No caso da Coronavac, a diretora condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em "Diário Oficial".

Ao proclamar o resultado, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, afirmou que a imunidade com a vacinação pode levar algum tempo para se estabelecer.

"A imunidade com a vacinação leva algum tempo para se estabelecer. Portanto, mesmo vacinado, use máscara, mantenha o distanciamento social e higienize suas mãos. Essas vacinas estão certificadas pela Anvisa, foram analisadas por nós brasileiros por um tempo, o melhor e menor tempo possível. Confie na Anvisa, confie nas vacinas que a Anvisa certificar e quando ela estiver ao seu alcance vá e se vacine", afirmou Torres.

Para à AstraZeneca, vacina da Oxford serão liberados para uso emergencial à população  2 milhões de doses do imunizante com seringas preenchidas. Já quanto à Coronavac, serão liberados 6 milhões de doses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário