quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

MP Ba desarticula quadrilha que deletava multas no sistema do Detran

 

MP-BA desarticula quadrilha que deletava multas no sistema do Detran

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpre na manhã desta quarta-feira cinco mandados de busca e apreensão em uma operação para desarticular organização criminosa especializada em remover multas do sistema digital do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-Ba). Segundo investigações iniciais, o prejuízo estimado para os cofres públicos, entre janeiro de 2019 e novembro deste ano, é de cerca de R$ 2 milhões de reais. 

 

Batizada de “Deletrius’, a ação cumpre ordens judiciais nos bairros do Costa Azul, Caminho das Árvores e no Stiep, em Salvador, expedidas pela 2ª Vara Criminal Especializada. 

 

A notícia das fraudes foi encaminhada ao MP pelo Detran, que colabora com as investigações. O órgão apura a participação de agentes públicos lotados no Detran nas irregularidades. Eles participariam do esquema em troca de propina. Os investigados inseriam dados falsos no sistema digital do Detran para cancelar as infrações de trânsito, cobrando, em troca, um percentual de 10% do valor devido pelo particular. 

 

O objetivo dos mandados é a apreensão de documentos, equipamentos eletrônicos, celulares, computadores, apontamentos e bens de valor associados às práticas criminosas. A operação é realizada pelo Gaeco em parceria a Superintendência Regional na Bahia da Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e a Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD) da Polícia Civil; e Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário