quinta-feira, 4 de abril de 2019

TCU questiona altos salários em estatais e ordena divulgação das remunerações

Foto: Reprodução
Após uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), foi identificado que 86% dos cargos das estatais não dependentes da União recebem salários maiores do que os verificados em empresas semelhantes no setor privado.
A auditoria, relatada pelo ministro Vital do Rêgo, observou a remuneração paga por 104 estatais não dependentes do Tesouro, entre as quais Banco do Brasil, Correios, Furnas e Petrobras, e comparou com os salários pagos em empresas privadas semelhantes.
Na sessão desta quarta-feira (3), os ministros do TCU questionaram os altos salários das estatais e determinaram que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, passe a considerar os salários pagos em empresas privadas quando for avaliar as remunerações pagas a funcionários de estatais não dependentes.
Na sessão, o TCU também determinou a divulgação de todos os salários pagos em todas as estatais federais brasileiras, inclusive da remuneração paga a dirigentes, incluindo benefícios e participação nos lucros.
Vale ressaltar que  por não terem orçamento vinculado ao Orçamento Geral da União (OGU), essas estatais não precisam obedecer o teto constitucional para remuneração, atualmente em R$ 39,2 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário