quinta-feira, 1 de maio de 2025

Uruçuca: Prefeitura realiza caminhada de conscientização sobre o autismo em Serra Grande

 

–– Crédito: Divulgação/PMU
–– Crédito: Divulgação/PMU

A manhã desta quarta-feira, 30, foi marcada por emoção e conscientização em Serra Grande. A Prefeitura de Uruçuca, por meio da Secretaria de Educação, promoveu uma caminhada especial pela Conscientização do Autismo, reunindo famílias, educadores, profissionais da saúde e moradores da comunidade em um ato de respeito, inclusão e empatia. A prefeita Magnólia Barreto destacou o compromisso da gestão com políticas públicas inclusivas. “Nosso objetivo é dar visibilidade à causa do autismo, combater o preconceito e garantir que essas crianças e suas famílias tenham acesso a direitos e oportunidades. Serra Grande mostra hoje que acolhe e luta por todos”, afirmou.

–– Crédito: Divulgação/PMU

O ex-prefeito e atual administrador de Serra Grande, Moacyr Leite Júnior, também participou ativamente da mobilização. Ele afirmou que essa causa é de suma importância: “Sei das lutas diárias que muitas famílias enfrentam. Por isso, eventos como esse não são só simbólicos, eles são necessários. Precisamos de políticas reais, continuadas, que apoiem quem vive o autismo todos os dias.” A ação contou com a presença do vice-prefeito, Alessandro Lebrão, da Secretária de Educação do Município, Lucília Santana e teve apoio de escolas, unidades de saúde e instituições sociais, contando ainda com distribuição de materiais informativos.

–– Crédito: Divulgação/PMU

O evento reforça o compromisso da Prefeitura de Uruçuca com a inclusão social e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, construindo um município mais justo e acessível para todos.

Itarantim: Estudante de medicina foi encontrado morto em seu apartamento em Itabuna

 

.

O estudante do curso de Medicina da Afya (Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna), Luis Augusto Viana Guimarães, morreu nesse domingo (27.abril). A partida precoce do universitário gerou grande comoção entre familiares, amigos e a comunidade acadêmica. Luiz era natural da cidade de Itarantim.

A Afya suspendeu as aulas hoje (28.abril) e, em nota, lamentou a perda do futuro médico: “Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de nosso estimado aluno Luis Augusto. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com seus familiares, amigos e colegas, desejando conforto e força para atravessar essa perda irreparável. A comunidade acadêmica lamenta profundamente sua partida, reconhecendo a história e o legado que construiu entre nós. Nossos sentimentos”.

Luis Augusto era muito querido entre colegas e professores e será sempre lembrado pela dedicação aos estudos e pela paixão pela Medicina. Em sua última publicação nas redes sociais, deixou uma mensagem de gratidão à própria trajetória: “Sou eternamente grato a Deus por ser quem eu sou, do jeito que eu sou, sem tirar absolutamente nada!’’.

A causa da morte não foi informada. Mas, ao lado do corpo do enfermeiro, foram encontrados alguns medicamentos. O corpo está sendo levado para Itarantim, onde será sepultado às 17h.

Vem aí uma super noite de Seresta do Dia das Mães, 03 de Maio em Barro Preto

 


Vem aí a Seresta do Dia Das Mães em Barro Preto. Essa é uma festa muito aguardado por todos da cidade e região, pois podem se reencontrar, dançar e festejar também em família.

🎶🎵O evento terá um super show com Rey e Ray e a Banda Edy Villa. Será realizado no dia 03 de Maio (sábado), a partir das 21:00 horas, no Ginásio de Esportes.
📝Reserve já sua mesa com a comissão organizadora através do telefone wathsapp (73) 98132-0919 (73) 98154-5636 (Marisvaldo Moura e Cláudia Prates).
 
APOIO:
PREFEITO JURACI DA SAÚDE

Ibirapitanga: Prefeito Jé Assunção busca recursos na Caixa para habitação e educação

 

–– Crédito: Divulgação/PMI

O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, visitou nesta terça-feira (30), a Sala das Cidades e Estados da Caixa Econômica Federal, em Itabuna, para tratar de importantes demandas para o município. Acompanhado da primeira-dama Lucélia Barbosa, do secretário de Infraestrutura, Eduardo Brito, e do engenheiro Júnior Caires, o gestor buscou alinhar projetos voltados à construção de casas populares em Ibirapitanga e à viabilização da creche, para o distrito de Camamuzinho, além de outras pautas emergenciais.

A comitiva foi recebida pelo Superintendente Executivo de Governo da Caixa, Lucas Ribeiro, e pela Gerente de Governo, Thais Fonseca. A reunião foi marcada pelo diálogo técnico e institucional, reforçando a parceria entre o município e o banco público federal, no objetivo comum de acelerar investimentos e melhorar a qualidade de vida da população.

“Estamos nos empenhando para destravar projetos importantes e garantir recursos que possam transformar realidades. Ibirapitanga merece avançar, e cada passo dado é em nome do compromisso de cuidar das pessoas e fazer uma gestão eficiente”, destacou Jé.

Com pouco mais de 100 dias à frente da gestão municipal, a equipe do governo Trabalhando e Cuidando de Gente tem intensificado as articulações junto a órgãos estaduais e federais e dos deputados Neto Carletto e Niltinho. A meta é impulsionar o desenvolvimento de Ibirapitanga, a cidade das águas e do cacau, e consolidar o município como referência regional.

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Barro Preto: Carnaval do CRAS foi sucesso total, levando momentos de alegria e descontração para jovens e idosos

 

Na tarde do último sábado (19) de abril, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Barro Preto, com todo o apoio da prefeitura Municipal, promoveu o Carnaval da melhor idade.
O evento teve como objetivo levar momentos de alegria e descontração para os idosos, mas contou, com a presença da juventude. O grupo se reuniu no CRAS para descontrair e comemorar o carnaval. Em seguida, os foliões percorreram as principais ruas da cidade. Durante o percurso, houve apresentação de bandas, que deu um show com machinhas de carnaval, alegrando todos os foliões.
No final do percurso os foliões se concentraram na praça da Prefeitura, onde foram animados ao som das bandas: Sinho Ferrari, Netinho do Forró, Cristiano Pires e Edy Villa, onde realizam um grande show, em comemoração ao aniversário de emancipação política do município, que completou 63 anos de lutas e conquistas.
O evento contou com a presença do prefeito Juraci da Saúde, do vice-prefeito Gideon, da secretária de assistência social e prima dama Lia Farias e diversas autoridades, além da comunidade que compareceu em "massa".

Bolsonaro diz em entrevista que ele é o candidato dos eleitores de direita a presidente em 2026 e “ponto final”

 

Bolsonaro diz em entrevista que ele é o candidato dos eleitores de direita a presidente em 2026 e “ponto final”

A população que vota na direita não quer outro candidato que não seja Jair Bolsonaro, e “ponto final”. A afirmação foi feita pelo próprio ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em entrevista na noite desta segunda-feira (21) ao SBT Brasil. 

O ex-presidente deu a entrevista do hospital em Brasília onde está internado há uma semana, em recuperação de uma cirurgia no abdômen que teve duração de mais de 12 horas. Bolsonaro falou ainda na cama de seu quarto onde se encontra, na UTI do hospital DF Star, e sobre sua saúde, afirmou que sua internação deve durar pelo menos mais uma semana. 

“Quer queira, quer não, eu sou o maior líder da direita na América do Sul. A população não quer outro nome da direita que não seja Jair Messias Bolsonaro e ponto final”, disse o ex-presidente. 

Na entrevista, Bolsonaro disse que “não tem cabimento” uma eleição presidencial sem o nome dele na urna, e que um pleito sem a “maior liderança da direita” seria uma “negação à democracia”. O ex-presidente também falou sobre sua estratégia de registrar candidatura, mesmo estando inelegível, de acordo com decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  

“O quadro que está no momento é eu registro a minha candidatura no último momento. O TSE tem poucas semanas para decidir. Eu acredito que até lá, eu esteja movimentando multidões pelo Brasil. A esquerda não vai ter um nome para se apresentar como razoável candidato. Se for o Lula, pior ainda. Não tem liderança formada pela esquerda no Brasil”, disse Jair Bolsonaro.

Sobre outros nomes de candidatos de direita que poderiam ter chances de ganhar a eleição em 2026, Jair Bolsonaro disse haver “bons nomes”, mas que cada uma deveria “cavar” espaço em seus respectivos partidos. 

“Esses candidatos têm que começar a rodar pelo Brasil. Fazer realmente o seu trabalho para ganhar simpatia, confiança da população”, disse o ex-presidente, sem citar nomes específicos de candidatos. 

Fonte: BN

STF torna réus todos os integrantes do núcleo 2 por ato golpista

 

STF torna réus todos os integrantes do núcleo 2 por ato golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou por unanimidade, nesta terça-feira (22), a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os integrantes do chamado “núcleo 2” da trama golpista de 2022. Com a decisão, os acusados se tornam réus no processo que investiga a tentativa de ruptura do Estado Democrático de Direito.

De acordo com a denúncia apresentada pela PGR, o grupo teria atuado no planejamento e gerenciamento das ações para viabilizar o golpe.

Entre os agora réus estão o delegado da Polícia Federal e ex-secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Fernando de Sousa Oliveira; o ex-assessor especial de Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins; o ex-assessor de Jair Bolsonaro, Marcelo Costa; a ex-diretora de inteligência do Ministério da Justiça, Marília Alencar; Mário Fernandes, ex-número dois da Secretaria-Geral da Presidência e homem de confiança de Bolsonaro; além de Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, foi o primeiro a votar pelo recebimento da denúncia, sendo seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, presidente da turma.

Agora, os acusados passam à condição de réus e responderão formalmente pelas acusações que envolvem a articulação golpista, que é investigada pelo STF e pelo Ministério Público Federal.

Bolsonaro foi único presidente que não se reuniu com papa Francisco

 

Bolsonaro foi único presidente que não se reuniu com papa Francisco

Entre os quatro presidentes brasileiros durante os 12 anos em que o papa Francisco esteve no comando da Igreja Católica, apenas Jair Bolsonaro não se reuniu com o líder religioso.

Francisco registrou os encontros que teve com Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Lula (PT). O atual mandatário se reuniu com o papa duas vezes em seu terceiro mandato. Já Dilma participou da primeira missa de Francisco, em março de 2013. Temer, por sua vez, encontrou o papa quando era vice-presidente, antes do impeachment de Dilma. Ele representou o Brasil na missa de canonização do Padre José de Anchieta, no Vaticano, em 2014. As informações são do Uol.

Bolsonaro não se encontrou com o papa, mas sua esposa, Michelle Bolsonaro, participou de um encontro com Francisco e outras primeiras-damas da América Latina em 2019.

Jair Bolsonaro lamentou a morte de Francisco. O político, entretanto, não citou o nome do pontífice argentino. Bolsonaro afirmou que o mundo se despedia de uma figura que representava a fé cristã e a continuidade de “uma tradição milenar”. Durante a nota, o ex-presidente disse ainda que a partida de Francisco é um convite à reflexão.

Visão progressista

Durante sua passagem pelo mais alto posto da Igreja Católica, Francisco pregou mudanças estruturais na religião, além de defender pontos considerados sensíveis, como a benção aos casais homoafetivos.

Francisco manteve uma relação próxima com Lula chegando a lhe enviar uma carta durante o período em que o petista esteve preso. Ele também disse que o impeachment de Dilma foi injusto. “Uma mulher de mãos limpas, uma excelente mulher”, afirmou.

O Papa Francisco morreu aos 88 anos, nas primeiras horas desta segunda-feira, 21.

Prefeitura de Itacaré libera margem para empréstimo consignado dos servidores efetivos

 

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Itacaré

A Prefeitura de Itacaré autorizou a liberação da margem consignável para empréstimos consignados destinados aos servidores efetivos do município. A medida contempla contratos com os bancos Bradesco e Caixa Econômica Federal e reforça o compromisso da atual gestão com a valorização e o bem-estar dos servidores públicos.

A liberação da margem consignável é realizada pelo setor de Recursos Humanos (RH), mediante cronograma definido por secretaria, garantindo organização, agilidade e respeito ao servidor. O atendimento acontece no anexo da Prefeitura, das 09h às 14h, conforme as seguintes datas:

• Quarta-feira: Educação e Administração
• Quinta-feira: Educação e Saúde
• Sexta-feira: Administração, Saúde e Educação

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Itacaré

O secretário municipal de Finanças, Marcos Cerqueira, destacou que a ação segue uma orientação direta do prefeito Nego de Saronga, que tem priorizado o diálogo e o respeito aos direitos dos trabalhadores.

“Atendendo à determinação do prefeito, buscamos o diálogo com os sindicatos dos servidores, como o SINDSEPI e a APLB de Itacaré, para garantir que esse processo fosse conduzido com total transparência, cuidado e responsabilidade. Essa liberação é um direito dos servidores e representa também o compromisso da gestão com a valorização funcional de cada trabalhador efetivo”, afirmou Cerqueira.

Vale ressaltar que o empréstimo consignado é um contrato direto entre o servidor e a instituição bancária, sendo responsabilidade da Prefeitura apenas a autorização da margem consignável, conforme critérios legais. Com essa medida, a gestão municipal reafirma sua postura de respeito, escuta e valorização daqueles que fazem a máquina pública funcionar todos os dias.

Número de óbitos em estradas federais na Bahia sobe mais de 50% em feriado da Semana Santa

 

O número de óbitos em estradas federais que cortam a Bahia no feriado da Semana Santana chegou a 11, quatro a mais do que o registrado no ano passado, que foi de 7, um aumento de 57%. Na manhã desta segunda-feira (21), quatro pessoas morreram em um acidente na BR-135 entre Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves, no Oeste baiano.

O total de acidentes também subiu. Foi de 43 no feriado de 2024 para 52 neste ano, alta de 21%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (22) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo a corporação, os números “refletem o impacto do aumento expressivo no fluxo de veículos nas rodovias baianas, especialmente nas BRs 324, 116, 101”. Um dos destaques negativos foi o alto número de flagrantes por excesso de velocidade. No total, 1,7 mil imagens foram capturadas por radares portáteis, sobretudo nas BRs 324 e 101 — regiões que concentram maior risco de acidentes graves.

A PRF também informou que a velocidade excessiva é um dos principais fatores de agravamento de acidentes e permanece como foco central das ações da corporação. O balanço ainda apontou 55 feridos. Ao todo, 4,3 mil autos de infração foram lavrados em uma operação que alcançou 6,6 mil veículos fiscalizados.

Apesar de a operação ter sido finalizada nesta segunda-feira (21), o movimento seguiu intenso nesta terça. Em um trecho da BR-324 de Feira de Santana, um engavetamento entre uma carreta e vários veículos chegou a deixar a pista interditada.

 

BN

Diesel segue em queda nas bombas após cortes nas refinarias da Petrobras

 

Diesel segue em queda nas bombas após cortes nas refinarias da Petrobras

O preço do diesel caiu mais R$ 0,04 por litro nos postos brasileiros na semana passada, com repasses de cortes promovidos pela Petrobras em suas refinarias. Desde o primeiro corte, no fim de março, a queda acumulada é de R$ 0,13 por litro.

Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o litro do diesel S-10 foi vendido na semana passada, em média, a R$ 6,29. A expectativa é que o ritmo de queda se mantenha: pelos dois cortes anunciados desde março, a Petrobras projeta um repasse acumulado de R$ 0,25 por litro.

Com coleta nos primeiros dias da semana, a pesquisa da agência ainda não captou os efeitos do segundo corte, que foi anunciado pela estatal na última quinta-feira (17), com redução de R$ 0,12 por litro no preço de venda pelas refinarias.

Os cortes no preço do diesel refletem a queda das cotações internacionais do petróleo desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou a aplicação de elevadas tarifas às importações do país.

Em relatório divulgado nesta segunda (22), analistas do Itaú BBA afirmaram que, com a segunda redução, a Petrobras aproximou seu preço de venda do combustível à paridade de importação, conceito que simula quanto custaria para importar o produto.

A Abicom (Associação Brasileira das Importadoras de Combustível) estima que, na abertura de mercado desta segunda, a estatal vendia diesel, em média, R$ 0,03 por litro abaixo da paridade de importação. No caso da gasolina, o preço da estatal era superior à paridade em R$ 0,06 por litro.

Os três reajustes no preço do diesel em 2025 —antes dos cortes, houve um aumento— contrastam com a estratégia utilizada pela estatal em 2024, quando passou o ano inteiro sem mexer no preço do combustível.

Em nota divulgada na quinta, o Ineep (Instituto de Estudos Estratégicos em Petróleo, Gás e Biocombustíveis) disse que a sequência de ajustes “relativiza” a política de preços implantada em maio de 2023, ao “explicitar a forte vinculação dos preços internos aos preços internacionais”.

Uma das premissas da nova política era evitar o repasse ao consumidor interno de volatilidades no mercado internacional, conceito que a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, tentou reforçar na semana passada, antes do terceiro ajuste.

O preço da gasolina nas refinarias da estatal segue inalterado desde julho de 2024. Nas bombas, ficou estável na semana passada, segundo a ANP, em R$ 6,33 por litro. O preço do etanol hidratado subiu R$ 0,05 por litro, para R$ 4,32 por litro.

Fonte: BN

PÁSCOA E TIRADENTES JUNTOS? FERIADÃO COMO O DE 2025 SÓ VOLTA A ACONTECER EM 2087

 

O ano de 2025 está oferecendo aos brasileiros um presente raro no calendário: a chance de aproveitar um feriadão prolongado com a união da Sexta-feira Santa e do feriado de Tiradentes, criando uma pausa de quatro dias — de sexta (18) a segunda-feira (21). Mas quem espera reviver essa combinação tão cedo pode se preparar para esperar bastante: a próxima vez que isso acontecerá será somente em 2087.

Segundo o portal Correio do Estado, a próxima coincidência entre esses dois feriados nacionais ocorrerá daqui a 62 anos, quando novamente a Sexta-feira Santa cairá no dia 18 de abril e o feriado de Tiradentes em 21 de abril. Assim como em 2025, o calendário de 2087 permitirá uma folga estendida, favorecendo o turismo, o descanso em família e a movimentação econômica.

A Páscoa é um feriado móvel, definido pelo calendário lunar, e a Sexta-feira Santa — feriado religioso — sempre antecede o Domingo de Páscoa. Já Tiradentes, celebrado em 21 de abril, tem data fixa e homenageia Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira.

A junção dessas duas datas em um mesmo feriadão é rara porque depende de um alinhamento específico do calendário — algo que não ocorre com frequência.

Com quatro dias consecutivos de descanso, os setores de turismo, transporte, hotelaria e gastronomia se beneficiam diretamente. Cidades históricas, praias e destinos religiosos tendem a registrar aumento na movimentação de visitantes e nas receitas locais.

“Feriadões como esse não são apenas momentos de lazer. Eles são motor para a economia, gerando empregos temporários e aquecendo o comércio em várias regiões do país”, afirma a economista Mariana Rocha.

Ubaitaba: Presidente da Câmara ligado a deputados da base de ACM Neto declara apoio a Jerônimo

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Ubaitaba, Izaque do Armandão, vereador de segundo mandato e ligado aos deputados Sandro Régis e Leur Lomanto, do União Brasil, declarou apoio ao governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (22).

O anúncio aconteceu durante reunião entre a prefeita da cidade, Gracinha (Avante), e o gestor petista, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Izaque aproveitou o encontro onde eram discutidas as demandas do município e os investimentos do Estado na cidade, para declarar seu apoio ao governador.

“Governador, eu nunca votei no seu partido, mas devido a atual conjuntura política no estado e vendo como o senhor trabalha e o que o governo vem fazendo na minha querida Ubaitaba, eu não poderia ficar fora. Vou caminhar ao seu lado, ao lado do governo Jerônimo, para, juntos, continuarmos esse trabalho em nossa cidade”, afirmou Izaque.

Sobre a relação com os deputados de oposição, Izaque disse que já está em diálogo com deputados da base do governo e que, até a eleição, terá a confiança para anunciar seu apoio. Além de seu apoio, o presidente da Câmara, Izaque do Armandão, prometeu trabalhar para convencer os demais vereadores de oposição na cidade e na região a seguirem o mesmo caminho.

“Mas será para um deputado da base do governo. Vou trabalhar com nossos colegas vereadores e pedir o apoio também, alguns já sinalizaram que vão se juntar a essa luta, vão caminhar com a gente e ajudar o governador Jerônimo a melhorar a querida Ubaitaba e a região”, garantiu.

Recentemente, o presidente da Câmara de vereadores de Buerarema, vereador Geraldo Aragão do União Brasil, também declarou apoio ao governo Jerônimo, que vem ampliando sua influência sobre os legislativos municipais no interior.

BN

Após feriadão, baianos são surpreendidos com reajuste na conta de luz

 

Depois de curtirem o feriado prolongado da Sexta-feira Santa e de Tiradentes, os baianos foram pegos de surpresa com o anúncio de que a energia elétrica ficará mais cara a partir desta terça-feira (22). A nova tarifa foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e atinge os mais de 6,7 milhões de clientes atendidos pela Neoenergia Coelba em todo o estado.

Em nota, a Coelba informou que o índice médio do reajuste tarifário será de 2,05%. Para os consumidores de baixa tensão — onde se enquadra a maior parte dos clientes residenciais — o efeito médio será de 1,88%. Já para os clientes de alta tensão, como indústrias e grandes comércios, o impacto médio será de 2,53%.

A concessionária explicou que o aumento foi impulsionado, principalmente, por encargos setoriais (1,86%) e pelos custos de transmissão e geração de energia (0,03%), totalizando os 1,88% na baixa tensão. Os custos financeiros, por outro lado, contribuíram com -3,12% para o índice final.

Composição da tarifa

Segundo a Coelba, apenas 32,22% do valor da conta de luz fica com a distribuidora, sendo destinado à operação, manutenção, administração do serviço e investimentos. A maior fatia é dividida entre os custos com compra e transmissão de energia (34,47%) e os tributos, que continuam pesando no bolso dos consumidores, representando 33,30% da fatura.

Ou seja, numa conta de R$ 100, apenas R$ 32,22 são de fato destinados à Coelba para a operação do sistema em 417 municípios baianos.

Impacto no bolso

Para a assistente social e educadora Jô Santos, o reajuste chega em um momento delicado para muitas famílias.

“É inacreditável como temos que pagar uma energia tão alta dentro da nossa própria cidade. Até quando vamos nos divertir, temos que pagar energia. É difícil de entender. Moramos numa capital onde chove bastante, então o que está acontecendo com as hidrelétricas de Salvador?”, questiona.

Jô também acredita que o aumento afetará diretamente a alimentação e os custos básicos do dia a dia.

“Nosso salário é pouco e não cresce na mesma proporção que os preços das coisas”, critica. “Achei tendencioso ser anunciado justamente num feriado prolongado, quando as pessoas estão descansando, longe das notícias. Eu mesma estava veraneando, curtindo, e de repente recebo essa notícia. É inviável.”

Quem também lamenta a decisão é o caminhoneiro Ivan Yuri, que considera o reajuste injusto.

“Eu acho um absurdo esse aumento da conta de luz. Estamos aqui hoje tentando aproveitar um lazer, sem muitas informações, e de repente surge essa notícia de que a energia vai ficar mais cara a partir de amanhã. Eu, como trabalhador CLT, caminhoneiro que vive nas estradas, sei como é difícil conquistar nosso salário”, desabafa.

Ivan já pensa em cortes no orçamento doméstico

“Vai impactar principalmente na alimentação. A gente vai ter que reduzir o orçamento, cortar alguns gastos, porque a energia é algo que usamos o tempo todo. O ventilador vai ter que ser usado menos, a televisão, as luzes… até a alimentação dos animais vai precisar ser revista. Tudo pesa.”

Segundo ele, a decisão agrava ainda mais a situação de quem já vive com recursos limitados. “Não dá pra entender esse tipo de aumento com tudo tão caro e o salário praticamente congelado.”

Tribuna da Bahia

Motorista da Uber é denunciado por assédio contra passageira em Salvador

 

Um motorista da Uber está sendo denunciado de assédio sexual após aparecer tocando nas pernas de uma passageira durante uma viagem em Salvador, na segunda-feira (21). Na gravação ele aparece segurando a perna da mulher enquanto ela diz “não” e pede para ele “botar a pint* para dentro”.

A ocorrência aconteceu durante um trajeto que começou no Chame-Chame, por volta das 11h, e o homem teve a conta banida da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio.

“A Uber lamenta o caso e considera inaceitável qualquer tipo de assédio ou má conduta sexual. A plataforma defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro”, disse a empresa. A Uber ainda disse que ofereceu um canal de suporte psicológico para a vítima.

Já o homem negou as denúncias e disse que a história foi manipulada pela passageira. Ele afirma que ela é uma profissional do sexo que chegou a oferecer dinheiro para pagar a corrida.

“A passageira que ficou me alisando durante a corrida, pegando no meu ombro, minhas pernas. Eu falei para ela parar”, contou. “Eu nem estava com o órgão genital do lado de fora”, rebateu sobre uma das denúncias mencionadas no vídeo.

“Uma garota de programa que acabou com minha reputação. Sou pai de família, casado, tenho dois filhos, sou cristão. Sobrou para o meu lado”, reclamou.

A reportagem procurou a Polícia Civil para saber se houve registro da ocorrência, mas não recebeu retorno. O motorista pediu anonimato e a passageira não teve a identidade divulgada.

 

Correio24Horas

Inmet emite aviso de chuvas intensas para Maraú, Ibirapitanga e mais 78 cidades da Bahia

 

–– Crédito: Valma Silva/g1 Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta terça-feira (22) um alerta laranja de chuvas intensas para 80 municípios baianos, incluindo Ibirapitanga, Maraú e Salvador, a capital do estado. O aviso vale até às 23h59 desta quarta-feira (23).

De acordo com o INMET, são esperados volumes de 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, o que representa risco para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios nas áreas afetadas.

A população deve permanecer atenta e evitar áreas de risco durante o período. Em situações de emergência, o recomendado é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Em Salvador, a situação já preocupa. Segundo a Defesa Civil da capital (Codesal), até as 6h desta terça, o mês de abril já acumula 284,9 mm de chuva. Nas últimas 12 horas, os bairros com maior volume registrado foram Boca do Rio (17,2 mm), Imbuí (13,4 mm), Saramandaia (13 mm), Cabula (11,4 mm) e Barris (11 mm).

O alerta serve como um chamado à prevenção, especialmente em comunidades vulneráveis. A previsão é de que as instabilidades climáticas continuem atingindo o estado nas próximas horas. Veja relação das cidades no Portal G1

Gusttavo Lima no São João de Jequié? Prefeito agita seguidores e cidade pode ser a única da Bahia a receber o Embaixador

 

O São João de Jequié promete entrar para a história — e não é só promessa de político! Em resposta a um seguidor nos stories, o prefeito Zé Cocá deixou no ar uma informação que incendiou os bastidores: Jequié pode ser a única cidade da Bahia a receber o show de Gusttavo Lima durante os festejos juninos deste ano.

A declaração enigmática levantou a expectativa do público e dos fãs do Embaixador, que já começaram a comemorar nas redes sociais. Segundo fontes ligadas à organização, o município ainda deve anunciar mais 10 grandes atrações nos próximos dias, consolidando o que está sendo chamado de “o maior São João da história de Jequié.”

A possível presença de Gusttavo Lima, um dos maiores nomes da música sertaneja do país, reforça o novo patamar dos festejos juninos da cidade, que nos últimos anos tem se destacado pelo investimento em grandes shows, estrutura e organização.

Se confirmado, o show do Embaixador será mais um marco da gestão que vem transformando Jequié em referência quando o assunto é festa, cultura e turismo.

Agora é esperar o anúncio oficial… mas uma coisa é certa: o São João de Jequié vem com tudo!

terça-feira, 22 de abril de 2025

Barro Preto: Carnaval do CRAS foi sucesso total, levando momentos de alegria e descontração para jovens e idosos

 

Na tarde do último sábado (19) de abril, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Barro Preto, com todo o apoio da prefeitura Municipal, promoveu o Carnaval da melhor idade.
O evento teve como objetivo levar momentos de alegria e descontração para os idosos, mas contou, com a presença da juventude. O grupo se reuniu no CRAS para descontrair e comemorar o carnaval. Em seguida, os foliões percorreram as principais ruas da cidade. Durante o percurso, houve apresentação de bandas, que deu um show com machinhas de carnaval, alegrando todos os foliões.
No final do percurso os foliões se concentraram na praça da Prefeitura, onde foram animados ao som das bandas: Sinho Ferrari, Netinho do Forró, Cristiano Pires e Edy Villa, onde realizam um grande show, em comemoração ao aniversário de emancipação política do município, que completou 63 anos de lutas e conquistas.
O evento contou com a presença do prefeito Juraci da Saúde, do vice-prefeito Gideon, da secretária de assistência social e prima dama Lia Farias e diversas autoridades, além da comunidade que compareceu em "massa".

Motoristas abusam da velocidade nas estradas da Bahia durante o feriadão

 

Crédito: PRF / Reprodução

O feriado prolongado registrou uma altas nos flagrantes por excesso de velocidade nas estradas baianas. De acordo com um levantamento divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), de quinta (17) a domingo (20), 1.465 imagens de excesso de velocidade foram capturadas através dos radares portáteis da PRF.

Os números foram considerados alarmantes, considerando os pontos de registros, tidos como críticos devido à quantidade de colisões de trânsito. De acordo com a PRF, os números confirmam a necessidade da vigilância constante nos perímetros fiscalizados. As Brs 324 (Grande Salvador) e 101 (Região Sul), concentraram a grande maioria das autuações registradas no estado.

Foi estimado para o último final de semana um aumento de 15% no fluxo de veículos nas rodovias federais da Bahia durante a Operação Semana Santa, em comparação com um fim de semana comum. A operação segue até a terça-feira (22).

Quem dirige com uma velocidade de até 20% da máxima, está sujeito à multa de R$130,16; entre 20% a 50% acima do limite permitido, comete uma infração grave, com multa de R$195,23. Se o motorista exceder a velocidade máxima em mais de 50%, a infração é considerada gravíssima, no valor de R$880,41. (Com informações do BN)

Itacaré bate recorde de turistas e atinge lotação máxima no feriado da Semana Santa

Crédito: Divulgação / PMI

Itacaré está vivenciando um dos feriados mais movimentados dos últimos tempos. Com 100% de ocupação nos meios de hospedagem, a cidade segue com hotéis, pousadas, flats, casas de temporada e studios completamente cheios desde a semana passada. Em alguns casos, há filas de espera e até registros de overbooking, o que demonstra o alto fluxo de visitantes neste período. A movimentação intensa é sentida por toda a cadeia produtiva do turismo.

Bares, restaurantes, cabanas de praia, guias e receptivos estão operando com excelente desempenho, aproveitando o forte aquecimento da economia local. Segundo avaliação do trade turístico, o cenário lembra um verdadeiro “Réveillon fora de época”, com grande circulação de turistas nacionais e estrangeiros pelas ruas, praias e trilhas do município.

Crédito: Divulgação / PMI

Itacaré tem um diferencial que vai além das belezas naturais e da gastronomia de excelência.  A cidade encanta por sua rica cultura, pela hospitalidade do povo, pela segurança que proporciona tanto nas ruas quanto nas praias, e pela energia única que contagia em qualquer época do ano.

O clima de verão permanente, aliado ao charme da cidade e ao saber receber da comunidade, transforma cada visita em uma experiência inesquecível. Para o secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu, esse cenário positivo é resultado direto do trabalho de promoção estratégica feito pela gestão municipal.

Crédito: Divulgação / PMI

“Temos uma gestão que compreende o valor do turismo como força de desenvolvimento. O prefeito Nego de Saronga tem investido fortemente na divulgação do destino, com participações de feiras, eventos nacionais e dialogando com o trade local e agentes de turismo. Isso tem colocado Itacaré no centro das atenções e impulsionado a venda de pacotes turísticos durante o ano inteiro”, afirmou.

Na semana passada, Itacaré marcou presença na WTM Latin America, uma das maiores feiras do setor de turismo no continente, levando uma comitiva com representantes de mais de 25 equipamentos da hotelaria e do receptivo local. O reflexo desse trabalho é visível: no voo entre Guarulhos e Ilhéus que antecedeu o feriado, cerca de 95% dos passageiros tinham Itacaré como destino final.

Com as ruas movimentadas, praias lotadas e clima de celebração, Itacaré comprova mais uma vez sua força como destino turístico completo — que une natureza, cultura, gastronomia e gestão pública comprometida com o crescimento sustentável da cidade.

Veja quem são os cardeais brasileiros, que podem se tornar novo papa

 

Com a morte do papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, inicia-se um novo ciclo para escolher o próximo líder da Igreja Católica. Dos 252 membros do Colégio Cardinalício, oito são brasileiros. Só podem participar da votação, porém, os 138 com menos de 80 anos. Só um dos brasileiros, Raymundo Damasceno Assis, 88, está entre os não votantes, mas os octogenários podem ser eleitos, sem restrição.

Confira abaixo quem são os representantes do Brasil no conclave que elegerá o sucesso de Francisco. Embora em tese qualquer homem batizado e celibatário possa se candidatar a chefiar a Igreja, apenas cardeais são eleitos desde 1378, quando Urbano 6º, então arcebispo, foi escolhido.

ODILO SCHERER, 75

O nome do cardeal estampou jornais de todo o mundo há 12 anos, quando o papa Bento 16, morto em 2022, renunciou ao cargo de líder da Igreja Católica. Na época, Scherer era um dos favoritos para suceder o alemão Joseph Ratzinger —o que acabou não se concretizando.

Nascido em Cerro Largo, cidade de 14 mil habitantes no norte do Rio Grande do Sul, foi nomeado cardeal por Bento 16 em 2007, quando era secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Ele foi ordenado padre em 1976, tem mestrado em filosofia e doutorado em teologia —ambos pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma— e é o atual arcebispo de São Paulo.

 

RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS, 88

Aos 88 anos, dom Raymundo Damasceno Assis é o único cardeal que não pode votar para escolher o novo papa. Natural de Capela Nova (MG), ele foi ordenado padre aos 31 anos na cidade mineira de Conselheiro Lafaiete e bispo aos 49, em Brasília.

Assis tem formação em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e especialização no Instituto Catequético de Munique. Foi nomeado cardeal em 2010 por Bento 16, de quem foi anfitrião em uma visita ao Brasil, em 2007. Arcebispo de Aparecida de 2004 a 2016, foi bispo-auxiliar de Brasília (1986-2003) e secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (1991-1995).

 

JOÃO BRAZ DE AVIZ, 77

Dom João Braz de Aviz nasceu em 1947 em Mafra, cidade de 56 mil habitantes no norte de Santa Catarina, e foi ordenado padre em 1972. É mestre em teologia dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana e doutor pela Pontifícia Universidade Lateranense, ambas em Roma. Em 2011, tornou-se prefeito da Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, um dos nove departamentos da Igreja Católica, cargo em que ficou até janeiro de 2025.

Ao ser nomeado cardeal por Bento 16, em 2012, Aviz pediu atenção da igreja a África, América Latina e Ásia.

“Na América Latina e em outras partes temos que admirar a grande história da Europa, sua beleza. Mas a Europa, por sua vez, deve descer das alturas e ter uma atitude fraternal com os outros continentes e deixar de olhar os demais de cima para baixo”, afirmou, na ocasião, em entrevista a uma agência de notícias católica.

 

ORANI JOÃO TEMPESTA, 74

Conhecido por sua disposição para se comunicar com fiéis por meio de mídias de grande alcance, Orani João Tempesta nasceu em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, e estudou na Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento e no Instituto Teológico Pio 11, ambos na capital paulista.

Além de ocupar o cargo de arcebispo de Belém entre 2004 e 2010, foi presidente da emissora católica Redevida de Televisão e é presidente do IBMC (Instituto Brasileiro de Marketing Católico). Ele também presidiu o comitê organizador local da Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013.

SÉRGIO DA ROCHA, 65

Natural de Matão, no interior de São Paulo, dom Sérgio da Rocha nasceu em 1959 e foi ordenado padre aos 25 anos. Desde 2020, é arcebispo de Salvador, e antes ocupou os cargos de arcebispo de Brasília e presidente da CNBB.

Cursou teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e licenciatura em filosofia na Faculdade Salesiana de Lorena. É mestre pela Faculdade Nossa Senhora Assunção, de São Paulo, e doutor pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 2016.

LEONARDO ULRICH STEINER, 74

Arcebispo de Manaus desde 2019 e ex-secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner é considerado o primeiro “cardeal da Amazônia”. Sua nomeação, em 2022, desbancou o titular da Arquidiocese de Belém, a mais antiga e tradicional no Norte brasileiro.

Nascido em Forquilhinha (SC), cursou filosofia e teologia em Petrópolis (RJ), de 1973 a 1978, quando foi ordenado padre por seu primo Paulo Evaristo Arns (1921-2016), que também foi cardeal. Na década de 1990, mudou-se para Roma, onde fez mestrado e doutorado em filosofia. Ao voltar ao Brasil, na década seguinte, passou a lecionar o curso no interior do Paraná.

 

PAULO CEZAR COSTA, 57

Mais novo da lista de cardeais brasileiros, dom Paulo Cezar Costa é arcebispo de Brasília desde 2020, mesmo ano em que passou a integrar, no Vaticano, a Pontifícia Comissão para a América Latina, cargo que o aproximou do papa.

Costa nasceu em Valença (RJ), em 1967, possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro e mestrado e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Ele é membro do Conselho Permanente da CNBB.

 

JAIME SPENGLER, 64

Nascido em 6 de setembro de 1960 em Gaspar (SC), dom Jaime Spengler cursou filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo (PR), e teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ).

Em 2015, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenado e a Vida Consagrada da CNBB, entidade que passou a presidir em 2023, quando recebeu um mandato de quatro anos. É ainda arcebispo de Porto Alegre e o mais recente cardeal brasileiro nomeado pelo papa Francisco, em dezembro de 2024.

 

BN