.jpeg)
A Rede Municipal de Ensino inicia o ano letivo de 2026 em Itabuna com avanços expressivos e novidades na política de educação em tempo integral. As aulas começam no dia 9 de fevereiro, conforme o Calendário Oficial, garantindo o retorno dos estudantes sem atrasos às salas de aula e reforçando o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com planejamento, organização e respeito às famílias.Uma das principais ações deste ano é a ampliação da política de educação em tempo integral, que passa a contemplar diversas unidades da rede.
Neste ano, funcionam em tempo integral a Escola Municipal Antônio Menezes Filho, o Instituto de Educação Lúcia Oliveira, a Escola Municipal Iolanda Pires, a Escola Municipal Vila Anália, a Escola Espírita Emmanuel e a Escola Municipal Creche Santa Maria Goretti. Também integram essa política a Creche Irmã Margarida, o Centro Municipal de Educação Infantil Gil Nunes maia, o Grupo Escolar Municipal Raimundo Jerônimo Machado e a Creche CAIC.
A rede de tempo integral inclui ainda a Escola Municipal Margarida Pereira, a Escola Creche Otaciana Pinto, a Escola Municipal Eduardo Fonseca Sítio II, a Escola Municipal São Paulo da Cruz, a Escola Municipal Genival Correia de Almeida, a Escola Creche Pequeno Aprendiz e a Escola Ação e Cidadania.
Completam o conjunto a Escola Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães, a Escola Creche Pequeno Lar, a Escola Santinha Tavares, a Escola Municipal Maria Rosa e a Escola Creche Esther Gomes.
A ampliação do tempo integral fortalece uma proposta pedagógica que vai além da ampliação da carga horária, integrando atividades educacionais, culturais, esportivas e de desenvolvimento, contribuindo para uma formação mais completa dos estudantes.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, a ampliação das escolas e das vagas reflete o compromisso da gestão Augusto Castro com uma educação mais inclusiva e eficiente.
“Estamos ampliando o número de escolas de tempo integral e aumentando as matrículas, garantindo mais oportunidades para os nossos estudantes. Esse é um investimento direto no futuro da nossa cidade e na qualidade da aprendizagem”, destacou o secretário.
Ele também ressaltou que o início do ano letivo no prazo previsto é fruto de um planejamento responsável. “Começar as aulas no tempo certo é uma demonstração de respeito às famílias, aos estudantes e aos profissionais da educação, uma diretriz firmada pelo prefeito Augusto Castro. Todo o processo de matrícula seguiu rigorosamente o cronograma da Rede Municipal, garantindo organização, transparência e segurança para a comunidade escolar”, afirmou Rosivaldo Pinheiro.
Vale destacar que a matrícula de novos alunos segue o cronograma normal da Rede Municipal de Ensino, sem alterações no Calendário. Todo o processo de matrícula ocorre de forma organizada e dentro do prazo oficial, garantindo tranquilidade às famílias e à comunidade escolar.
Com essas ações, a Prefeitura reafirma a educação como prioridade e fortalece políticas públicas voltadas para o desenvolvimento social e a transformação de realidades por meio do ensino público.
.jpeg)
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário