Na tarde de quarta-feira, dia 7, representantes da Prefeitura de Itabuna, da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), do Ministério Público e do 15º Batalhão da Polícia Militar reuniram-se na Promotoria de Justiça de Itabuna, sob a condução da promotora Rafaella Silva Carvalho, para alinhar ações e garantir a realização segura, organizada e transparente do Carnaval Antecipado de Itabuna 2026. Durante o encontro, foi apresentado o planejamento do Carnaval Antecipado 2026, que terá início no dia 17, com a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico. O evento contará com um efetivo médio diário de 400 policiais militares, garantindo segurança, tranquilidade e o ordenamento do circuito para a população e os visitantes.
A contratação dos trios elétricos será realizada por meio de processo licitatório. O município ficará responsável pela alimentação e contratação de pessoal, enquanto a maior parte das atrações artísticas será financiada pelo Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo. A estrutura do Carnaval deverá estar totalmente montada até o próximo dia 18, no Circuito Sabará.
O Carnaval Antecipado de Itabuna tem como objetivo fortalecer o turismo, valorizar os artistas locais, impulsionar a economia do município e fomentar a geração de emprego e renda. Também foram destacadas ações de apoio aos trabalhadores informais, como a disponibilização de espaço destinado aos filhos dos ambulantes.
O secretário de Governo, Luciano Veiga, ressaltou o empenho integrado das secretarias municipais e destacou a vigência do Decreto nº 16.650/2025, que estabelece o compartilhamento de ações entre a FICC e o Município para a realização do Carnaval 2026.
O encontro reafirmou o compromisso da Prefeitura de Itabuna com a transparência, a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e a lisura em todas as etapas de planejamento e execução do Carnaval Antecipado 2026.
Participaram do encontro os secretários municipais de Gestão e Inovação, Antonio José Brandão Calhau; de Governo, Luciano Veiga; e de Ordem Pública, Humberto Augusto Fernandes Matos.
Pela FICC, estiveram presentes o presidente Aldo Rebouças, o controlador Murilo Cavalcante e o diretor jurídico Íkaro Viana. A Polícia Militar foi representada pelo major Gilvan dos Santos e pelo capitão Marcos Aurélio Santos Andrade, coordenador de Planejamento Operacional do 15º Batalhão da Polícia Militar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário