quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Bandeira verde garante conta de luz mais barata no início de 2026

 

Bandeira verde garante conta de luz mais barata no início de 2026

Os brasileiros começarão 2026 sem pagar taxas extras na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira 23 de dezembro que a bandeira tarifária verde estará em vigor em janeiro, o que significa que não haverá cobrança adicional na tarifa de energia.

Segundo a Aneel, apesar de o período chuvoso ter começado com volumes abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro apresentaram, de modo geral, estabilidade nas chuvas e nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas em todo o país. Esse contexto garantiu maior segurança para a operação do sistema elétrico nacional.

A agência também destacou que, em janeiro de 2026, não será necessário acionar as usinas termelétricas com a mesma intensidade registrada no mês anterior. A menor dependência dessas usinas evita custos mais elevados, que costumam ser repassados diretamente aos consumidores.

Em dezembro, já havia ocorrido uma redução na bandeira tarifária, que passou do nível vermelho patamar 1 para o amarelo, diminuindo a cobrança extra de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Para o Ministério de Minas e Energia, a aplicação da bandeira verde indica um cenário de maior segurança energética, pois reduz o uso de termelétricas, fontes mais caras, que utilizam combustíveis fósseis e contribuem para o aumento das emissões de gases de efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário