terça-feira, 25 de novembro de 2025

Uso do celular no banheiro pode aumentar em 46% o risco de hemorroidas, aponta estudo

 

Levar o smartphone para o banheiro e passar longos minutos navegando nas redes sociais pode parecer um hábito inofensivo, mas pode trazer prejuízos à saúde.

Um estudo publicado em setembro na revista científica PLOS One apontou que pessoas que usam o celular enquanto estão sentadas no vaso sanitário permanecem ali por mais tempo e têm um risco 46% maior de desenvolver hemorroidas.

A pesquisa foi conduzida com 125 adultos submetidos a colonoscopias preventivas. Durante o exame, eles responderam a questionários sobre seus hábitos no banheiro. Segundo os dados, cerca de metade dos participantes que utilizam o celular relataram permanecer no vaso por mais tempo do que o necessário devido ao uso do aparelho.

De acordo com a gastroenterologista Trisha Pasricha, da Escola de Medicina de Harvard, responsável pelo estudo, o formato do vaso sanitário contribui para o problema. Diferente de uma cadeira comum, o vaso não oferece suporte adequado ao assoalho pélvico.

“Isso aumenta a pressão sobre os músculos do assoalho pélvico, o tecido conjuntivo ao redor das hemorroidas e sobre as próprias hemorroidas”, explicou a especialista.

As hemorroidas são estruturas naturais do corpo humano, compostas por pequenos vasos sanguíneos localizados na junção do reto com o ânus. Elas se tornam um problema quando aumentam de tamanho devido ao esforço ou à pressão excessiva, causando dor, coceira, ardência e até sangramentos.

Os especialistas recomendam evitar o uso do celular no banheiro e limitar o tempo sentado no vaso sanitário para reduzir os riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário