
Com a participação de representantes de 11 municípios do Território Litoral Sul, a União dos Vice-Prefeitos da Bahia (UVPB) promove encontro do Território Litoral Sul na tarde desta quarta-feira, dia 29, no Plenário Raymundo Lima da Câmara de Vereadores de Itabuna. O prefeito em exercício, vice-prefeito itabunense Josué Brandão Júnior foi o anfitrião.
A caravana, liderada pelo presidente da UVPB e vice-prefeito de Ipecaetá, Edeú de Souza Gomes (Edeú de Lô – PT), participa de uma maratonas de reuniões intitulada 1º Encontro de Territórios, já tendo sido realizadas em Teixeira de Freitas e Eunápolis, com o objetivo de divulgar a entidade, debater questões relativas à questões constitucionais e de direitos envolvendo os vice-prefeitos.
A maioria dos discursos versou sobre temas relativos à formação das chapas em períodos eleitorais, captação de votos e defesa de plataformas políticas, além da valorização do voto do eleitor no prefeito e vice-prefeito. O vice-prefeito de Itabuna, por exemplo, afirmou que a sua participação na gestão municipal fortalece as ações do prefeito Augusto Castro (PSD).
“Ele é o primeiro Chefe do Executivo itabunense reeleito e com uma votação esmagadora, tendo recebido mais de 65 mil votos, o que significou uma consagração popular, pelo excelente mandato que exerceu entre 2021 e 2024”, discursou.
“Além disso, tem executado um elenco de obras públicas com o aval do Senado Federal e da União e com apoio da bancada baiana de deputados federais e senadores, a exemplo, da urbanização de mais de 360 ruas de barro em toda a cidade, requalificação de equipamentos públicos e a construção de uma nova ponte. A cidade vive outra realidade para a satisfação de seu povo”, acrescentou Brandão.
“A gente também foi eleito e, portanto, tem que participar mais da gestão sem que isso signifique sobreposição ou disputa política com o gestor, que é quem lidera o município”, comentou o vice-prefeito de Marau, Paulino Santos, Paulino do Povo (Solidariedade). Ele disse que aprendeu ao longo dos mandatos de vereador em seu município e que agora vive outra experiência sob a liderança do prefeito Isravan Lemos Barcelos (PSD).
Além de maior espaço político, os vices desejam ter gabinete, diárias e mais atividades políticas nos municípios em apoio aos prefeitos e à população. “A gente pode contribuir sem que isso signifique desejar o cargo do prefeito. O vice, além de poder ser conselheiro, pode ajudar muito na Administração Municipal”, completou a professora Luzinete Miranda dos Santos Pinto (Solidariedade), vice-prefeita de Itapé, governada pelo prefeito Reinaldo Martins de Almeida (AVANTE).
Também participaram do evento, os vice-prefeitos de Buerarema, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Jussari, Mascote, e Pau Brasil.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário