
O governo da China classificou como “hipócritas” as novas tarifas de 100% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos chineses e afirmou que poderá adotar medidas de retaliação. A declaração foi feita neste domingo (12) pelo Ministério do Comércio chinês, em resposta à decisão do presidente Donald Trump, anunciada na sexta-feira (10).
Trump havia criticado a decisão de Pequim de restringir a exportação de elementos ligados às terras raras, usados em produtos eletrônicos e tecnologias de ponta. Pouco depois, o republicano anunciou que os EUA aplicarão tarifas adicionais de 100% sobre importações chinesas a partir de 1º de novembro.
Em nota, o governo chinês afirmou que os controles sobre as terras raras são resultado direto de medidas tomadas por Washington desde as negociações comerciais do mês passado.
“Ameaçar impor tarifas altas a qualquer momento não é a forma correta de lidar com a China. Nossa posição sobre guerras tarifárias é consistente: não queremos brigar, mas não temos medo de brigar”, declarou o ministério.
O comunicado ainda destacou que, se os EUA mantiverem a postura unilateral, Pequim adotará ações correspondentes para defender seus “direitos e interesses legítimos”.
Reunião em risco
A escalada nas tensões comerciais entre os dois países provocou queda nas bolsas internacionais, afetando principalmente empresas de tecnologia, e colocou em dúvida o encontro entre Trump e o presidente chinês Xi Jinping, previsto para este mês.
Os líderes planejavam se reunir paralelamente à Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), na Coreia do Sul, mas, segundo Trump, “agora não há motivo algum” para que o encontro aconteça. O governo chinês ainda não confirmou oficialmente se a reunião será mantida.
Fonte: Voz da Bahia-Na esquerda Xi Jinping e à direita, Donald Trump Foto: Divulgação/ND
Nenhum comentário:
Postar um comentário