A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), iniciou a semana realizando um intenso trabalho de limpeza e de remoção de lixo descartado irregularmente.

Na manhã desta segunda-feira, dia 29, houve o trabalho intenso de remoção de resíduos sólidos como resto de construção civil (RCC), lixo domiciliar, móveis e eletroeletrônicos velhos dentre outros resíduos descartados em terrenos baldios e nas vias públicas da cidade.

As ações das equipes foram concentradas nas seguintes localidades: ruas Ubaldino Brandão, no Mangabinha, e dos bairros Góes Calmon, Conceição e Santo Antônio.

A Prefeitura de Itabuna tem buscado eliminar o lixo descartado ilegalmente em diversas áreas do município, no entanto, a cada dia surgem mais localidades com pontos viciados por ações irregulares de moradores.

O diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, alerta que o trabalho é preventivo e informa que o serviço tem alto custo financeiro para o erário público.

Ele ressalta que o descarte ilegal do lixo pode promover o surgimento de animais roedores como ratos, causar doenças, gerar insegurança pública e até mesmo enchentes, já que os resíduos podem acabar seguindo para os canais e até entupindo bueiros em caso de chuvas fortes.