terça-feira, 30 de setembro de 2025

Ilhéus pode eleger a secretária municipal de políticas LGBTQIAPN+ mais jovem da história do PT

O Núcleo LGBT do Partido dos Trabalhadores (PT) em Ilhéus está mobilizando suas forças internas para consolidar o nome de Luhana Oliveira como indicada à Secretaria Municipal de Políticas LGBTQIAPN+. Caso seja confirmada, Luhana será a secretária mais jovem da história do PT no município a assumir a tarefa.

Com trajetória marcada pela militância, Luhana é graduanda em Direito, tem diversas formações voltadas para políticas públicas e já atuou em frentes importantes dos movimentos sociais e estudantis. Em 2014, ajudou o movimento Reúne Ilhéus a fundar grêmios estudantis em escolas da cidade. Participou da luta contra o coronelismo nas eleições de 2016, defendeu o mandato da presidenta Dilma Rousseff diante do golpe e foi uma das principais lideranças LGBT da campanha de Fernando Haddad em 2018, ano em que se filiou ao PT.

“Não se trata apenas de ocupar um cargo, mas de garantir que as pautas LGBTQIAPN+ avancem com compromisso, responsabilidade e representatividade verdadeira. Quero construir esse projeto coletivamente”, afirmou Luhana.

Mesmo sendo filiada à corrente CNB (Construindo um Novo Brasil), Luhana tem buscado o apoio de outras alas internas do partido, como o *Avante PT*, liderado em Ilhéus por Curupaty Tupinambá e Adilson José.

“Luhana representa uma nova geração de lideranças políticas comprometidas com justiça social e inclusão. É uma escolha que oxigena o partido e fortalece nossas pautas”, declarou Curupaty Tupinambá, dirigente do Avante PT.

A proposta será discutida nos próximos encontros partidários, com expectativa de consolidação do nome de Luhana nos próximos dias. A indicação é vista como um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas para a população LGBTQIAPN+ em Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário