terça-feira, 12 de agosto de 2025

Reunião entre ministro Haddad e secretário do Tesouro dos EUA sobre sobretaxa é cancelada

 

Reunião entre ministro Haddad e secretário do Tesouro dos EUA sobre sobretaxa é cancelada

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (11) o cancelamento da reunião que teria com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, marcada para quarta-feira (13). O encontro tinha como pauta a sobretaxa de 50% imposta pelo governo americano sobre produtos brasileiros.

Em entrevista à GloboNews, Haddad afirmou que o cancelamento foi resultado da interferência de grupos de extrema direita que mantêm interlocução direta com a Casa Branca. Ele citou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos, como um dos responsáveis pela pressão para impedir o diálogo.

“De novo, a militância antidiplomática dessas forças de extrema direita que atuam junto à Casa Branca, tomaram conhecimento da minha fala, porque eu dei a público que eu ia me reunir com o Bessent na quarta-feira, e agiram junto a alguns assessores do presidente Trump, e a reunião foi desmarcada”, afirmou Haddad.

O ministro destacou que a Fazenda tentou reagendar o encontro, mas até o momento não obteve resposta positiva. Ele reforçou que o cancelamento aconteceu logo após as declarações públicas de Eduardo Bolsonaro, que teria afirmado a intenção de impedir esse tipo de contato entre os governos brasileiro e americano.

Voz da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário