sexta-feira, 22 de agosto de 2025

EUA aceitam consultas com Brasil na OMC sobre tarifas de 50%

 

EUA aceitam consultas com Brasil na OMC sobre tarifas de 50%

Os Estados Unidos aceitaram o pedido de consultas do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) para discutir as tarifas de 50% aplicadas pelo governo americano, segundo carta enviada à entidade. A medida é parte do mecanismo da OMC que busca uma solução negociada antes de abrir processo de arbitragem.

O Brasil recorreu à OMC no início de agosto, questionando as tarifas impostas pelo então presidente Donald Trump, que justificou a medida alegando supostas “práticas comerciais desleais” e “ameaças” às empresas americanas de redes sociais. Washington respondeu que algumas das ações brasileiras envolvem questões de segurança nacional e, portanto, não seriam passíveis de resolução pelo organismo multilateral.

Em missiva datada de 15 de agosto, publicada no site da OMC, a delegação americana afirmou que está “à disposição para acordar com os funcionários da missão do Brasil uma data mutuamente conveniente” para iniciar as consultas.

O mecanismo de consultas da OMC visa evitar litígios prolongados, permitindo que os países negociem antes de avançar para arbitragem. Diferentemente de outros países afetados por tarifas punitivas, os Estados Unidos mantêm superávit comercial com o Brasil.

Fonte: Voz da Bahia/Foto: Divulgação/White House

Nenhum comentário:

Postar um comentário