
A cantora, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de complicações provocadas por um câncer. Ela estava nos Estados Unidos, onde realizava um tratamento experimental.
Preta Gil foi diagnosticada com adenocarcinoma no intestino em janeiro de 2023, após ser internada com fortes desconfortos intestinais. Durante o tratamento, enfrentou sessões de quimioterapia, radioterapia, cirurgias e chegou a ser internada na UTI após uma grave infecção generalizada (sepse).
Em dezembro de 2023, a artista anunciou a remissão da doença após uma cirurgia de reconstrução do trato intestinal e reversão de ileostomia. No entanto, em agosto de 2024, exames apontaram o retorno do câncer, com a descoberta de novos tumores em dois linfonodos, uma metástase no peritônio e uma lesão no ureter.
“Eu tive um câncer no intestino que tratei e fui liberada pelos médicos para seguir uma vida próxima da normalidade. Mas, infelizmente, o meu câncer voltou”, disse Preta em uma de suas últimas declarações públicas sobre a luta contra a doença.
Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no dia 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Era filha do cantor e ex-ministro Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Teve um único filho, o músico Francisco Gil, integrante do trio Gilsons.
Ao longo da sua carreira, Preta Gil se destacou pela irreverência, carisma e defesa de causas sociais, sendo uma das vozes mais ativas na luta contra o preconceito e pela prevenção do câncer. Mesmo durante o tratamento, manteve o público informado sobre cada etapa de sua batalha, incentivando o diagnóstico precoce e o cuidado com a saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário