
Um dos momentos mais aguardados do calendário religioso, de Ibirapitanga, é o Dia da Padroeira, Nossa Senhora do Carmo. Esta quarta-feira (16) foi marcada por uma programação especial, preparada com carinho pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que reuniu centenas de fiéis em momentos de oração, confraternização e celebração cultural. A programação teve início com a Missa Solene celebrada por Dom Giovanni Crippa, bispo da Diocese de Ilhéus, na Igreja Matriz. Em seguida, foi oferecido um almoço comunitário reunindo grupos pastorais, lideranças e fiéis de diversas comunidades.
A banda “Bem Bolado” animou o momento cultural com muita música e alegria. Já no final da tarde, a tradicional procissão com a imagem da Padroeira percorreu as ruas da cidade, acompanhada por um mini trio e um grande número de devotos. Os festejos deste ano tiveram como tema central: “Peregrinos de Esperança na vivência dos sacramentos”, e foram precedidos por nove noites de novenário, com uma intensa programação litúrgica, reflexões temáticas, quermesse, venda de lembranças religiosas e atividades culturais.

O pároco, Padre Wellington Quaresma Lobo, destacou a importância da festa como um momento de renovação espiritual e de união comunitária. “Com imensa alegria nos reunimos mais uma vez para rendermos graças a Deus por meio da intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria. Esta festa é um verdadeiro retiro espiritual. É tempo de renovação dos laços entre os membros da nossa comunidade. Agradecemos ao comércio local, aos empresários, à Câmara Municipal e à Prefeitura de Ibirapitanga, na pessoa do prefeito Jé, pelo apoio com a estrutura do evento. Também agradecemos, de forma muito especial, à primeira-dama Lucélia, que esteve presente e atuante, coordenando junto com sua equipe os grupos pastorais e movimentos. Que Nossa Senhora cubra a todos com seu manto, protegendo nossa cidade e nossas famílias.”
Presente nas celebrações, o prefeito Jé Assunção destacou o significado da data para o povo ibirapitanguense. “Celebrar Nossa Senhora do Carmo é renovar a fé e reforçar os valores que unem a nossa cidade. Ficamos felizes em poder colaborar com essa festa tão bonita e importante, que reúne fé, cultura e tradição.” O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita, Val de Gude, a primeira-dama Lucélia Barbosa, secretários municipais, vereadores, lideranças religiosas e políticas, além de centenas de fiéis das comunidades. A programação segue até o próximo sábado (20), com a missa às 10h, a coroação do rei e da rainha mirim da Festa da Padroeira, uma tradição que está sendo resgatada, além de show ao vivo com Matheus Araújo e o tradicional bingo comunitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário