
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se posicionou, nesta sexta-feira (25), sobre os dados da última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Divulgado na quinta (24), o levantamento aponta o estado como o segundo mais violento do Brasil.
Conforme o estudo, que foi produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, das 10 cidades mais violentas do país, cinco são baianas, sendo Jequié, no oeste, a detentora do segundo lugar no ranking dos municípios brasileiros. A entidade diz ainda que essas cidades sofrem com disputas de facções pelo controle do tráfico de drogas.
Em entrevista à TV Oeste, afiliada da TV Bahia na região, Jerônimo disse que a Bahia sofre a influência de outros estados, e informou que avalia ações de combate ao tráfico interestadual de armas e drogas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O nosso maior inimigo é o crime organizado. A Bahia não produz armas. De onde vem essas armas? É um comércio. A Bahia não tem essa indústria de drogas. Vem de fora. Eu tenho mediado muito uma conversa com o presidente Lula, para a gente poder encerrar essas coisas nas fronteiras, porque é responsabilidade federal. A nossa parceria com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal é muito grande e isso tem trazido pra nós um grande efeito”, ressaltou.
O governador destacou que, desde 2024, quando os números foram coletados, o estado já teve reduções. Ele também reforçou que as ações são diárias e destacou o trabalho no oeste do estado nos próximos dias.
Importante centro comercial e destino turístico com condomínios de luxo: saiba mais sobre as cinco cidades baianas mais violentas
As atividades administrativas do governo foram transferidas temporariamente para cumprimento de agenda de Jerônimo em cidades da região.
“De 2024 a 2025, nós já reduzimos muito esses indicadores. E a ação é diária. Nós vamos entregar, agora, delegacias, comando de polícia, 62 viaturas, compra de armas, capacitação, cursos, inteligência. São ações que estamos fazendo diariamente”.
Entenda estudo
Os dados divulgados nesta semana são referentes aos números do ano passado e as taxas de violência são calculadas a cada 100 mil habitantes. No ranking entre os estados, a Bahia fica atrás apenas do Amapá.
Veja ranking das 20 cidades e dos estados mais violentos, segundo dados do Anuário de Segurança Pública
Além de Jequié, estão na lista das cidades mais violentas do Brasil, Feira de Santana, Juazeiro, Simões Filho e Camaçari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário