quarta-feira, 23 de abril de 2025

Bolsonaro foi único presidente que não se reuniu com papa Francisco

 

Bolsonaro foi único presidente que não se reuniu com papa Francisco

Entre os quatro presidentes brasileiros durante os 12 anos em que o papa Francisco esteve no comando da Igreja Católica, apenas Jair Bolsonaro não se reuniu com o líder religioso.

Francisco registrou os encontros que teve com Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Lula (PT). O atual mandatário se reuniu com o papa duas vezes em seu terceiro mandato. Já Dilma participou da primeira missa de Francisco, em março de 2013. Temer, por sua vez, encontrou o papa quando era vice-presidente, antes do impeachment de Dilma. Ele representou o Brasil na missa de canonização do Padre José de Anchieta, no Vaticano, em 2014. As informações são do Uol.

Bolsonaro não se encontrou com o papa, mas sua esposa, Michelle Bolsonaro, participou de um encontro com Francisco e outras primeiras-damas da América Latina em 2019.

Jair Bolsonaro lamentou a morte de Francisco. O político, entretanto, não citou o nome do pontífice argentino. Bolsonaro afirmou que o mundo se despedia de uma figura que representava a fé cristã e a continuidade de “uma tradição milenar”. Durante a nota, o ex-presidente disse ainda que a partida de Francisco é um convite à reflexão.

Visão progressista

Durante sua passagem pelo mais alto posto da Igreja Católica, Francisco pregou mudanças estruturais na religião, além de defender pontos considerados sensíveis, como a benção aos casais homoafetivos.

Francisco manteve uma relação próxima com Lula chegando a lhe enviar uma carta durante o período em que o petista esteve preso. Ele também disse que o impeachment de Dilma foi injusto. “Uma mulher de mãos limpas, uma excelente mulher”, afirmou.

O Papa Francisco morreu aos 88 anos, nas primeiras horas desta segunda-feira, 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário