sábado, 23 de novembro de 2024

Ciclone pode atingir litoral baiano com chuvas intensas e ventos de até 100 km/h

 

Foto: Reprodução/Fernando Frazão/Agência Brasil

Um centro de baixa pressão, conhecido popularmente como ciclone, deve se formar entre a madrugada desta sexta-feira (22) e sábado (23) próximo ao litoral da Bahia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno pode trazer chuvas significativas, ventos fortes e trovoadas para várias regiões do estado.

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, “esses centros de baixa pressão estão associados a nuvens de alta nebulosidade, o que favorece chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento. O final de semana será marcado por céu nublado ou encoberto, com pancadas de chuva e possibilidade de trovoadas.”

O Inmet emitiu um alerta laranja para 97 municípios baianos, incluindo regiões do sul, centro-sul e extremo oeste do estado. As chuvas podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos que podem alcançar até 100 km/h. Há risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, cortes no fornecimento de energia e descargas elétricas.

Outros 168 municípios estão sob alerta amarelo, concentrados no centro-sul, sul, centro-norte e extremo oeste. Nestas áreas, as chuvas podem atingir até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h. O risco de danos, como quedas de árvores e interrupções de energia, é considerado menor.

A Defesa Civil de Salvador e a Marinha do Brasil foram procuradas pela reportagem para comentar sobre alertas na capital baiana e possíveis impactos em voos ou atividades marítimas, mas não responderam até o momento.

A recomendação do Inmet para as áreas afetadas é evitar se abrigar sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou outdoors, e buscar locais seguros em caso de tempestades intensas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário