Oito pessoas precisaram retirar o globo ocular após serem contraírem uma infecção bacteriana durante um mutirão de cirurgias de catarata realizado na cidade de Parelhas (Rio Grande do Norte), a 245 km de Natal, nos dias 27 e 28 de setembro.
Ao todo, das 48 pessoas que passaram pelas cirurgias, 20 foram atendidas na sexta-feira (27) e 28 no sábado (28). Das 20 atendidas no sábado, 15 tiveram complicações e 8 precisaram retirar o globo ocular afetado.
Os pacientes apresentaram sintoma de endoftalmite, uma infecção bacteriana ocular, conforme o secretário de Saúde do município, Tiago Tibério dos Santos. “Infelizmente, 15 pacientes foram acometidos pela infecção bacteriana. Destes 15, 8 tiveram que retirar o globo ocular”, afirmou.
Ainda conforme o secretário, o município abriu um inquérito civil público e, nesta terça-feira (15), começa a ouvir pessoas envolvidas no caso. Os representantes da Oculare Oftalmologia Avançada LTDA, empresa contratada para realizar o mutirão, devem ser escutados nesta quarta-feira (16).
Segundo o município, cerca de 330 procedimentos do tipo foram realizados desde maio de 2022, e apenas nestes houve complicações. Amostras biológicas foram coletadas e uma investigação está sendo conduzida pela Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) para entender o que teria levado às infecções nos pacientes em questão.
BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário