Segundo a ONU, ambas no estado do Rio: a capital e Atafona, distrito do município de São João da Barra, no litoral norte fluminense
A ONU divulgou um relatório preocupante esta semana, destacando o aumento dos níveis do mar e o perigo que isso representa para várias partes do mundo, incluindo algumas cidades brasileiras. O relatório menciona duas cidades no estado do Rio de Janeiro: a capital, Rio de Janeiro, e Atafona, um distrito de São João da Barra, no litoral norte do estado.
De acordo com a ONU, o nível do mar nessas localidades subiu 13 centímetros entre 1990 e 2020. A previsão é que esse aumento chegue a 16 centímetros até 2050, podendo variar entre 12 e 21 centímetros. O relatório avalia localidades dos países do G20.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu aos líderes mundiais que façam mais esforços para reduzir o aquecimento global. Dados da Organização Meteorológica Mundial (WMO) mostram que o aumento no nível do mar passou de 0,21 centímetros por ano entre 1993 e 2002 para 0,48 centímetros por ano entre 2014 e 2023, mais do que o dobro.
A situação é crítica, e o novo relatório alerta que, dependendo do aquecimento global nos próximos anos, o nível dos oceanos pode subir muito. Mesmo se começarmos a reduzir drasticamente as emissões de gases agora, a temperatura dos oceanos continuará a subir devido às emissões passadas.
O relatório do Painel do Clima da ONU (IPCC) indica que as emissões até 2016 já são suficientes para aumentar o nível dos mares entre 0,7 e 1,1 metro até 2030.
Nenhum comentário:
Postar um comentário