quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Bom Jesus da Lapa recebe público 15 vezes maior que a população durante romaria

 

A publicitária Sabrina Naila, 24 anos, era menina quando começou a fazer as romarias de Bom Jesus da Lapa, no Vale do São Francisco, onde mora. No começo, ainda uma criança, ela fazia o trajeto nos ombros dos pais, até que com o tempo começou a fazer o percurso com as próprias pernas. São dez dias de festa e segue até 6 de agosto, quando ocorre a procissão. Este ano a expectativa é receber 1 milhão de fiéis na cidade que tem 65 mil habitantes, ou seja, 15 vezes o número de moradores.

“Época de romaria a gente transborda por ver a cidade tão cheia. O clima é quente, de calor e de pessoas, e eu gosto muito. É a oportunidade de conhecer gente nova, de empreender e conseguir uma renda extra vendendo fitas, velas, terço e outras cosias. Eu faço essa romaria desde pequena e já separei o tênis, a blusa, o chapéu e o protetor solar que vou usar este ano”, contou Sabrina.

Ela disse que a festa mudou nas últimas décadas, que ficou maior em termos de público e em grandiosidade do evento. O secretário de Cultura e Turismo de Bom Jesus da Lapa, Hamilton Duda, explicou que cerca de 720 mil pessoas participaram dos dez dias de festa, em 2023, e que a expectativa é de que este ano o evento atraia 1 milhão de fiéis. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população residente de Bom Jesus da Lapa é de 65.550 pessoas. *Ler mais no Correio 24h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário