Para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Rede Municipal de Ensino de Barro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu um momento artístico cultural alusivo à temática sobre a consciência negra. Com o tema “Conhecendo a Cultura afro brasileira e africana”, as atividades fazem parte do projeto da SEC e aconteceu nesta segunda-feira (21), na praça da escola Municipal Domingos Chaves mobilizando alunos de toda rede municipal, professores, funcionários e comunidade em geral.
A ação foi conduzida pelo Artista Plástico e professor de teatro Jean Reis e da diretoria de ensino da Secretaria Municipal de Educação do município.
“A educação para a cidadania é um dos papeis fundamentais desenvolvidos nas escolas da rede municipal de ensino, mantidas pela Prefeitura de Barro Preto. O respeito às diferenças é um dos paradigmas mais trabalhados e, a cada dia, avanços são perceptíveis tanto na forma em que os professores tratam o tema, quanto na forma em que os estudantes absorvem esses ensinamentos”. Destacou Jean Reis.
Várias ações foram desenvolvidas, entre elas, exposição de mascaras africana, apresentações teatrais, roda de capoeira, palestras e dança afro.
De acordo com a secretária de Educação, Sirleide Rosa, o objetivo foi salientar a importância da cultura africana na formação do povo brasileiro e na cultura, através de suas vertentes como a dança, a música e o teatro; e na construção e desenvolvimento do Brasil.
Cada detalhe da programação foi organizado com muita dedicação para destacar a importância do resgate da cultura negra e do combate às desigualdades. “A intenção foi despertar entre as crianças e os jovens uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e suas influências. A iniciativa foi um grande sucesso”, avaliou o prefeito Juraci da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário