terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Trios elétricos e condutores são preparados para Folia

 

Com a proximidade do Carnaval, que acontece entre os dias 16 e 21 de fevereiro, os trios elétricos que irão circular nos circuitos da folia soteropolitana já passam por reformas e pilotos são capacitados.

“Nós fizemos o Carnaval de 2020 e, depois as atividades dos trios elétricos pararam. Os equipamentos sofrem muitos estragos pelo desuso como ferrugem, salitre. Estas coisas acabam com os materiais, então nós agora precisamos reformar tudo, até as próprias pinturas para que os carros saiam bonitos”, explica Ari Andrade, presidente da Associação Baiana de Trios Independentes.

No galpão dos trios, ele coordena as mudanças necessárias para que a festa seja aproveitada de maneira segura, e conta que, no espaço, estão sete trios programados para sair, incluindo o de apoio do Ilê Aiyê e o Trio Elétrico Magia, que é destinado aos artistas de ponta.

Andrade explica que a revisão precisa ser feita nas diversas áreas, desde a pintura à revisão mecânica e de sonorização.

Sua equipe retirou os equipamentos, incluindo todo o som do carro, para que houvesse uma vistoria item a item, para que nada fique sem funcionar. As redes hidráulica, sanitária e elétrica também recebem atenção especial.

“É um trabalho enorme porque ficamos este tempo todo parados, e agora estamos retomando tudo. É um recomeço”, diz. Segundo ele, os gastos dependem de cada trio, mas as revisões para manutenções preventivas custam, pelo menos, R$ 50 mil.

Capacitação

Além da preparação nos carros, o Detran e a Coelba estão promovendo um curso para os motoristas dos trios para que eles estejam atentos ao que ocorre durante a condução do trio nos circuitos.

O tenente Paulo César, instrutor do Esquadrão Águia da Polícia Militar, conta que, há 36 anos, houve um acidente na praça Castro Alves em que um caminhão desgovernado vitimou foliões. “A partir deste momento, houve uma exigência maior pelos órgãos no que tange aos veículos e condutores para participar do carnaval, sendo obrigado a vistoria e curso para conduzir o trio e carros de apoio”, detalha. O acidente ocorreu com o trio do bloco Commanches que, por conta de problema nos freios, causou 7 mortos e 25 feridos.

Cuidados

Para evitar acidentes, o instrutor ressalta que, é necessário verificar a parte elétrica para inibir incêndio; avaliar as condições dos pneus e freios; observar se não há alguma carga solta no veículo e saber as dimensões do equipamento para evitar atingir obstáculos como a rede de alta tensão.

O monitoramento mecânico deve ser feita de forma constante já que o veículo trafega em velocidade baixa em percurso longo.

Quanto ao condutor, é necessário que ele descanse o máximo possível, faça alimentação saudável e balanceada e sem ingestão de bebidas alcoólicas, fazer alongamentos.

A Tarde

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