quarta-feira, 18 de maio de 2022

Barro Preto: Prefeitura realiza primeira etapa do ‘fumacê’ contra a dengue

 

A Prefeitura de Barro Preto através da Secretaria de Saúde iniciou, nesta terça-feira (17), a primeira etapa do “fumacê”. A finalidade do procedimento é combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

O Fumacê consiste na aplicação por nebulização de produtos orgânicos e não prejudiciais à saúde humana e nem aos animais domésticos, agindo somente nos pernilongos e no mosquito Aedes Aegypti, vetores de transmissão de doenças como a Dengue, Chikungunya e Febre Amarela.

Quando a aplicação estiver ocorrendo, a orientação é que a população permaneça dentro das casas. A Vigilância reafirma que a medida não elimina os criadouros do inseto e, por isso, a população deve fazer a sua parte para evitar a proliferação do mosquito, eliminando focos de água parada.

 

Prevenção – A melhor forma de evitar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti é combater focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito. Para isso, é importante não deixar água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário