terça-feira, 31 de maio de 2022

Após 91 Mortes Pelas Chuvas Em PE, Bolsonaro Diz Que População Poderia Evitar Construir Em Áreas De Risco

 

Após 91 mortes pelas chuvas em PE, Bolsonaro diz que população poderia evitar construir em áreas de risco

O presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou as 91 mortes por causa das chuvas na Grande Recife que caem sobre a região, desde o último dia 23, e também deixaram mais de 5 mil pessoas desabrigadas.

Contudo, ao relembrar a tragédia das chuvas em Petrópolis, em fevereiro e março deste ano, quando mais de 230 pessoas morreram, afirmou que a tragédia em Pernambuco poderia ter sido evitada se a população não fizesse construções em áreas consideradas de risco.

“Nós lamentamos ocorrido, mas pareceu que aquilo iria acontecer. Nós sabemos das dificuldades e essa é uma responsabilidade de todos nós. Precisamos ajudar as pessoas a morar em um lugar compatível e seguro”, afirmou o mandatário, nesta segunda-feira (30), em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, da Band.

“O momento não é de fazer comparações com o que foi feito em outros governos, mas a população poderia evitar construir residências em locais de risco”, completou.

Já pelo Twitter, o liberal falou também sobre as ações que estão feitas pelo governo federal para minimizar os impactos das fortes chuvas.

“Nada é mais valioso do que aqueles que amamos e tudo que construímos com o suor de nosso trabalho. As chuvas em Recife e diversas cidades do NE têm causado perdas irreparáveis, mas estamos fazendo o possível para amenizar a dor de nossos irmãos, prestando todo apoio necessário”, iniciou o mandatário.

Ele afirmou que devido a situação de emergência decretada em 14 cidades de Pernambuco, a União está viabilizando a solicitação de recursos federais para atender as vítimas, restabelecer serviços essenciais e reconstruir estruturas danificadas.

“Já havíamos garantido previamente R$ 1 BILHÃO para esta finalidade (…) Disponibilizamos via @MinCidadania antecipação do BPC + uma parcela no valor de 1 salário mínimo e liberaremos via @Caixa o FGTS para trabalhadores em áreas atingidas, além de interromper por até 3 meses o pagamento de crédito por pessoas físicas, micro e pequenas empresas”, acrescentou.

Na área da saúde, técnicos da pasta foram direcionados para reforçar o atendimento na atenção primária e ações de vigilância.

“Essas ações serão fortalecidas com recursos adicionais que podem chegar a R$ 3,4 milhões, a depender do número de municípios onde a calamidade for reconhecida”, apontou Jair Bolsonaro. (BNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário