quarta-feira, 23 de março de 2022

Prefeitura de Itabuna doa de 400 kg sementes de milho aos agricultores familiares

 

A distribuição das sementes aos agricultores familiares marca o início do plantio do milho,  tradicionalmente, na semana de São José, padroeiro de Itabuna. Nesta quinta-feira, dia 24, às 9 horas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), vai entregar para eles 400 kg de sementes de milho, além de 10 kg de sementes coentro, cebolinha, quiabo, manjericão, hortelã, tomate, cenoura, couve manteiga e alface. A solenidade será realizada na União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), na Avenida Manoel Chaves, no Bairro São Caetano, 


com o intuito de promover o desenvolvimento da agricultura familiar. “Esse ato é resgate e tradição. A Prefeitura doa sementes de milho para que sejam plantadas e cultivadas para a colheita no São João, que acontece no mês de junho”, afirmou o Chefe de Gabinete da Seagrima, Marcelo Lisboa.


Segundo o representante do titular da Seagrima, Moacir Smith Lima,  neste ano o plantio será facilitado porque a Prefeitura recebeu dois tratores, com seis implementos agrícolas, usados para arar, gradear e preparar a terra. Os equipamentos foram doados pelos deputados federais Lídice de Mata (PSB-BA) e Paulo Magalhães por meio de emendas.

“A gestão do prefeito Augusto Castro vem apoiando e diversificando a agricultura familiar com a doação de mudas, a exemplo das 2.500 mudas de mandioca entregues neste ano, com o apoio do Instituto Biofábrica de Cacau e Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia”, informou Lisboa. Ele acrescenta que com isso, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) terá diversificação de produtos com as ações executadas”, disse.



“Procuramos seguir a tradição de distribuição de sementes, observando a disponibilidade das áreas. Todos os anos os agricultores reservam parte de suas terras para esse plantio”, informou o gerente de Agricultura Associativismo e Cooperativismo da  Seagrima, Miranildo Araújo. Atualmente, o cadastro inclui 19 associações de agricultores familiares, que também foram beneficiadas com a distribuição de alevinos.


“O solo está muito bom, pelas chuvas dos últimos meses e propício para o plantio. Em junho, com a assistência técnica e orientação dos nossos agrônomos e técnicos agrícolas, os agricultores vão ter boa colheita para vender o milho na cidade, o que gera renda às suas famílias e consumir”, comemora Araújo. A expectativa é que mais de 400 famílias sejam atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário