terça-feira, 15 de março de 2022

Itacaré inicia a 2ª chamada para Escola do Vetor Disciplinar Militar

 

O município de Itacaré vai implantar já a partir deste ano a Escola do Vetor Disciplinar Militar, uma unidade que vai funcionar no Colégio Dr. Manoel Castro, no bairro da Pituba, oferecendo turmas do 6º ao 9º ano. E os estudantes interessados em ingressar nessa modalidade de ensino e que ainda não se matricularam, ainda tem uma oportunidade. A segunda chamada acontecerá entre os dias 15 a 18 de março, sempre das 8 às 14 horas, na própria Escola Dr. Manoel Castro. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou a importância de oferecer aos estudantes e pais a oportunidade de escolher o sistema educacional que deseja fazer parte. 


De acordo com o prefeito, a implantação do Vetor Disciplinar Militar não impõe ao estudante o regime de ensino, mas garante a liberdade de escolha entre o modelo de unidade educacional que quer estudar, já que as outras escolas estarão funcionando regularmente.

 

A secretária municipal de Educação, Eliane Camargo, falou desse modelo de ensino que já vem sendo desenvolvido em 112 escolas da Bahia, da experiência positiva observada nessas unidades e desse momento histórico onde Itacaré estará oportunizando para os alunos do município a escolha da escola que ele quer estudar. E para garantir a vaga os pais ou responsáveis precisam procurar a unidade de ensino para fazer a matrícula.

 

A implantação da Escola do Vetor Disciplinar Militar de Itacaré foi discutida em audiência pública que contou com a participação de representantes dos mais diversos segmentos do município, incluindo a Prefeitura, Câmara de Vereadores, conselhos municipais, professores, pais, alunos, trabalhadores em educação e lideranças de diversas religiões, que aprovaram, por unanimidade, esse novo sistema. Durante a audiência, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes desse sistema de educação, esclarecer as dúvidas, propor adequações e escolher essa proposta de ensino, que tem como base a disciplina, o rendimento escolar e os valores morais.

 

Na audiência pública o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar (15º BPM), tenente-coronel Ferreira Lopes, falou da importância do Vetor Disciplinar, esclareceu as dúvidas dos participantes e destacou a experiência positiva desse projeto em diversos municípios baianos, onde se busca principalmente a disciplina, a melhoria na qualidade do ensino e a formação de jovens mais capacitados e preparados para vida. Durante os debates foi aberto o espaço para que todos os segmentos pudessem colocar suas opiniões e esclarecer as dúvidas. Em votação, o projeto de implantação do Vetor Militar Disciplinar em uma escola da rede municipal de Itacaré recebeu a aprovação por unanimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário