domingo, 6 de março de 2022

Itabuna: Cabos de energia são furtados e serviços de radioterapia de hospital são comprometidos

 

A Polícia Civil investiga um furto de cabos de energia, o que comprometeu os serviços da unidade de radioterapia que fica anexa ao Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. A unidade atende pacientes que estão em tratamento contra o câncer.

Na manhã desta sexta-feira (4), a área de espera da unidade estava quase vazia. O atendimento foi comprometido depois do furto dos fios. Eles ligam uma das duas máquinas de radioterapia da unidade de saúde.

“São cerca, hoje, de 30 pacientes que vão ficar sem esse atendimento. São pacientes oncológicos que estão em tratamento de radioterapia. Cerca de 20% dos pacientes vão ficar sem tratamento”, revela Sayara Aragão, supervisora de oncologia.

De acordo com a supervisora, mesmo com a disponibilidade de duas máquinas de radioterapia na unidade, os pacientes que já fazem tratamento no equipamento que teve os fios furtados não têm como utilizar a máquina que está em funcionamento.

“A outra máquina [e funcionamento] já tem a quantidade correta de pacientes em tratamento e essa, que tivemos o problema, tem também os pacientes que são fixos dela. A outra máquina não comporta a quantidade de pacientes dessa outra máquina” explica.

A caixa por onde passa a fiação foi arrombada e cerca de 120 metros fios foram levados pelos criminosos.O local fica em uma área externa, bem próxima da subestação que fornece energia para toda unidade.

“Foram furtados cinco peças de cabos. Um investimento razoável, superior a R$ 10 mil para recomposição. Iniciaremos a substituição até que a gente possa restabelecer o funcionamento do equipamento”, diz Jeneci de Oliveira, gerente de engenharia clínica e manutenção predial da unidade.

Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na Policia Civil e segundo o engenheiro elétrico, ainda não há previsão para o retorno do funcionamento da máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário