quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Produtores rurais baianos apresentam a Bolsonaro um plano para a recuperação da lavoura cacaueira

 

Às 14;30 horas da tarde da última segunda-feira, 21, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, recebeu em audiência no Palácio do Planalto um grupo de produtores rurais baianos que lhe entregaram um documento contendo propostas básicas para a recuperação, social e ambiental da região cacaueira do sul da Bahia. O documento, assinado pelos representantes dos Sindicatos Rurais de Uruçuca e Ilhéus, além das entidades Somos Todos Cacau e ADASB, foi redigido e formatado pelo ipiauense Dilson Araújo dos Anjos, a quem coube a explanação ao Presidente da República.

Da proposta apresentada consta a formação de um grupo de trabalho para elaboração e implementação de um novo programa de recuperação da lavoura cacaueira do sul da Bahia e a reabertura da Sindicância interna no Ministério da Agricultura de nº 21000.012117/2006-18, com a instauração do respectivo processo administrativo, para apurar responsabilidades pela introdução da vassoura-de-bruxa, doença que gerou um desastre socioeconômico e ecológico em toda a região.

O texto cita que além dos problemas que afetam toda a cacauicultura nacional, a região cacaueira do sul da Bahia tem nos problemas específicos o seu maior pesadelo, pois, desde 1989 vive uma crise causada pela introdução criminosa da doença vassoura-de-bruxa (terrorismo biológico) que foi potencializada a partir de 1995 com o fracasso da desastrosa intervenção governamental conduzida pela Ceplac/MAPA.

Logo após a audiência que contou com a participação da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina Correa da Costa Dias e do Ministro Augusto Nardes, do TCU, além dos representantes da lavoura cacaueira do sul da Bahia, o Presidente Bolsonaro autorizou a formação do grupo de trabalho e imediatamente os representantes do sul da Bahia participaram de uma reunião com a Ministra Tereza Cristina, oportunidade em que foram definidas várias providências, entre elas o agendamento de reunião do Grupo de Trabalho para o dia 9 de março.

Vale citar que a audiência com o Presidente da República foi viabilizada com a intermediação do Ministro Augusto Nardes (TCU), a pedido da cacauicultor João Rocha, mais conhecido em Ilhéus como “João Mamão”.

Dos representantes da lavoura presentes no encontro com Bolsonaro estavam: Moacyr Leite, Presidente do Sindicato Rural de Uruçuca, Aguido Muniz, secretário da Prefeitura de Uruçuca, Isidoro Gesteira, Presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Joao Rocha (João Mamão), articulador da audiência, o advogado Mozart, pelo Município de Ilhéus, o cacauicultor Luciano Moreira e Guilherme Moura, representante da Faeb. ( Giro/ José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário