quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

É fake, meu povo! Saúde alerta sobre fake news e reforça importância da vacinação infantil contra Covid-19

 

Vamos acabar com as dúvidas? As vacinas para o público infantil são seguras e protegem você e seus filhos. As aulas vão começar e nada melhor do que está tranquilo. As crianças vão poder retomar o aprendizado pedagógico e social ainda com mais segurança, porque estarão imunizadas.

A Prefeitura Municipal de Barro Preto e a Secretaria de Saúde estão fazendo um apelo, para que a comunidade compreenda que as fakenews circuladas pela internet atrapalham a saúde pública e podem deixar o povo vulnerável ao coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta a importância da vacinação de crianças no enfrentamento à pandemia. Dizer que a vacinação contra a Covid-19 causa a morte de crianças. É FAKE! A vacina é segura sim e não oferece riscos de vida nenhum!

A imunização do público - de 5 a 11 anos - com a Pfizer foi aprovada em dezembro, após avaliação da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e consultadosalguns especialistas de entidades, como a Sociedade Brasileira de Pediátria e a Sociedade Brasileira de Imunologia. De acordo com o parecer público da Anvisa, a vacina apresentou eficácia de 90,7% depois de duas doses e não houve eventos adversos graves durante o estudo. Em janeiro de 2022, também foi aprovada a ampliação do uso da Coronavac, que poderá ser utilizada em crianças acima de 6 anos. Portanto é seguro, sim!

Outra notícia falsa disseminada é sobre o desenvolvimento da vacina ter ocorrido muito rápido, pulando etapas, dando a entender que as crianças seriam cobaias da vacina. É FAKE!

 A tecnologia e alguns ensaios clínicos das vacinas aprovadas contra a Covid-19 foram desenvolvidos e aprimorados com a emergência dos vírus SARS e MERS, outros coronavírus que também causaram epidemias nos últimos 20 anos. Agora, os laboratórios adaptaram suas metodologias para o novo coronavírus. Além disso, um dos pontos mais importantes foi o investimento governamental de países como os Estados Unidos, Reino Unido e a China, o que permitiu o desenvolvimento de uma vacina segura em tempo recorde.

Como explica a Secretária de saúde Jaqueline Motta, a vacinação contra a Covid-19 de crianças a partir de cinco anos deve ajudar a tornar o dia a dia de toda a família mais seguro. “Foi disseminado essa informação de que criança normalmente não apresenta quadros graves, mas a gente sabe que o Brasil é um dos países que têm maior mortalidade de crianças secundárias à Covid e as complicações mais duradouras, como a Covid longa e a síndrome inflamatória multissistêmica”, pontuou.

O Prefeito Municipal Juraci da Saúde lembra que “A vacinação contra a Covid-19 tem sido responsável pela queda no número de internações e óbitos nos últimos meses. Vacinar as crianças, reduz a chance de agravamento de um quadro de Covid-19 e possíveis sequelas. Por favor vacinem os seus filhos”. Apela o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário