sábado, 29 de janeiro de 2022

Rui Costa Decide Romper Contrato Do VLT Com Consórcio Chinês

 

Rui Costa decide romper contrato do VLT com consórcio chinês

O governador Rui Costa (PT) está decidido a encerrar a Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio Skyrail, responsável pelas obras do VLT do Subúrbio, em Salvador.

De acordo com o jornal Correio, a decisão foi tomada após a Skyrail, braço da chinesa BYD, exigir R$ 1,5 bilhão de aditivo para continuar à frente da obra. O pedido teria sido negado pelo chefe do Executivo estadual. A recusa, porém, gera um impasse para o governo.

A ideia inicial seria cancelar a PPP por descumprimento de cláusulas contratuais, mas a alternativa, segundo a publicação, poderia ter implicações legais para a gestão estadual por não aplicação de sanções ao consórcio por quebra de contrato.

Outra possibilidade seria declarar a caducidade do contrato, saída que poderia levar a uma longa batalha judicial e obrigaria o governo a recomeçar o projeto do zero, incluindo um novo processo licitatório para escolha de outro interessado em assumir a obra.

Ainda de acordo com a coluna Satélite, convocada para encontrar uma solução, a cúpula da Secretaria Executiva de PPPs recomendou a adoção da chamada encampação, instrumento que permite ao poder público tomar posse de uma empresa privada mediante compensação financeira.

A medida também pode trazer dor de cabeça, já que o governo não tem expertise para tocar a obra. Além disso, como o projeto foi concebido para uso exclusivo dos monotrilhos produzidos pela BYD, o estado também seria obrigado a adquiri-los junto à empresa

Fonte: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário